Ir para conteúdo

Segredo de um bom café coado com uma torra escura?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Rapaz, e para coroar o dia, constatei que o replante de uma de minhas árvores da felicidade foi um sucesso. Quero fazer um jardim repleto delas para meu filho.

Se eu fosse comprar todas adultas, ficaria bem salgado.

Venho tentando faz alguns anos e lembrei de uma dica de um vídeo, assistido tempos atrás. Então, "adaptei a informação" e deu certo! 

hohoho  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

]

 

Pegando uma carona na discussão... confirmando, as mós do MD-50 são de aço, e as do hario mini de cerâmica, certo? E qual é plana e qual é cônico?

Md50 plana e aço.Hario mini cônica e cerâmica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM MESMO É IR À LUTA COM DETERMINAÇÃO,

ABRAÇAR A VIDA E VIVER COM PAIXÃO,

PERDER COM CLASSE E VIVER COM OUSADIA,

POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE,

E A VIDA É MUITO BELA PARA SER INSIGNIFICANTE.

(Charles Chaplin)

 

Essa citação inicial é para dizer como está sendo legal este tópico!

Bom, vamos ao que interessa...

 

Dividido entre dois métodos acabo privilegiando um em detrimento do outro. Digo isto em relação ao espresso e ao coado respectivamente.

Hoje pela manhã, a pedido da companheira, fiz um coado no V60 e resolvi moer, pela primeira vez, no md-50. Ele não está do meu agrado ainda pois não consegui realizar a limpeza necessária e não sei o estado das mós; ainda em uso para testes. Enfim, arrisquei e, sim, senti algo desagradável que acredito ser por conta da limpeza, mas para minha surpresa de novato, o café mudou totalmente em relação a moagem feita no hario mini. Mesmo café, mesma torra, média escura. Ganho MUITO corpo, deixando de ser chafé (7%), ou pior, chafé amargo com BR mais alta (8%, 9%), resultado de moagens realizadas em um hario mini. Frisando, não ficou mais amargo. Ganhou CORPO. :o

 

BR de 7% como de costume em 400g de água. Somente a temperatura que não estou conseguindo medir pois adquiri um termômetro MUITO xingling que já pifou. Provavelmente ficou abaixo de 92ºC, esperei um pouco mais de 2 min. depois da fervura para fazer a pré-infusão de 30seg. e depois o despejo cravado em 2m30s. E, sim, dei uma mexida na bebida como indicado pela Raposeiras.

 

E por que esta discussão é pertinente? Porque já foi dito que o coado é o vinho dos cafés. Porque alguém com razoável caminhada nestas plagas, prefere coado ao espresso. Ou porque alguém já disse aqui no fórum que o coado é como um beijo, enquanto o espresso é um tapa na cara. Então não é à toa que muitas mulheres preferem um coado, ora, ora... :P

 

Enfim, ganho na qualidade de vida não tem preço, mas dá trabalho, gasta-se tempo e é preciso ter sempre disposição. CO-RA-GEM!!

 

Novamente, obrigado, Beto e obrigado à todos! :)

 

[OFF TOPIC]

 

Pegando uma carona na discussão... confirmando, as mós do MD-50 são de aço, e as do hario mini de cerâmica, certo? E qual é plana e qual é cônico?

Que belo post amigo. Comprei um termômetro vai chegar essa semana, aí poderei ter ainda mais precisão nos testes, mesmo que seja xing ling já serve pra algo rs. Bom, eu todavida preferi coado ao invés de espresso. Sou doido por um bom espresso, mas o coado me fascina. Rapaz esse md50 é um belo de um moedor, eu estaria muito feliz com um desses. Muito obrigado por contribuir com o tópico amigo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cassani, vc. não deixa passar nadinha de nada... desenterrou o tópico com precisão. Deve ter uma tabelinha ae do lado com tudo o que interessa com os cruzamentos das informações... rapaz antenado!  :ph34r:

 

Bom, e ae Beto, como estão os testes? Melhorou com o moedor novo? [2]  :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um artigo falando exatamente disso: http://ineedcoffee.com/hacking-dark-roast-tips-on-brewing-a-better-bold-coffee/, como fazer pro café com torra mais escura não apresentar amargor acentuado.

Algumas das dicas dadas no artigo já foram sugeridas aqui como utilizar água menos quente e infelizmente o artigo está em inglês, mas acho que mesmo assim vale a leitura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos. Peço desculpas por não voltar no tópico, é que, como alguns aqui sabem temos um projeto, o café dos Brothers, onde envolvo cafés especiais e caridade, e os últimos dois meses foram corridos por conta de eventos nesse sentido, com isso meus testes pararam um pouco. Bom nesse meio tempo que eu adquiri um Baratza Preciso. Eu ainda não fiz testes diretos dele x o Nemox, mas adianto que já parei de usar o Nemox para coados. O Nemox deixaria para espresso apenas, onde ele é excelente. Outro ponto é que já gostei muito dos resultados iniciais no Preciso em se tratando de coados. Apesar de não ter feito testes diretos, já percebi que alguns Cafés mudam pouco na diminuição do amargor, mas outros me parecem que muda muito. Vou testar isso comparando o mesmo café com a mesma granulometria nos dois moedores essa semana que estarei mais tranquilo, mas é inegável que o Preciso entrega um pó para um coado perfeito, assim como o Rafa Rocks já havia me dito e sem falar na rapidez com que ele mói, me resolveu um problema enorme nos eventos onde eu precisava de rapidez entre o preparo de um café e outro. Bom, grãos com torra mais escura que tenho aqui em casa é apenas o amendoado do Mário Zardo, e um outro aqui da minha região um ponto mais escuro. Consegui com as dicas do pessoal aqui diminuir o amargor e melhor a qualidade do café, mas conseguir o corpo, a doçura e o equilíbrio do café que tomo lá no MC Donalds como eu relatei é impossível. Com certeza o grão, torra, e a máquina bunn de preparo de coado faz toda a diferença!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...