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Espresso Forge tupiniquim


rbata

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É uma boa, Gil. Será necessário mesmo.

Só precisa projetar para ele não ser alto e mal posicionado para não quebrar as fibras da madeira em paralelo ao seu sentido.

Ou usar 2 chapas (como um compensado, se não quiser comprá-lo pronto).

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Pode ser também, Sergio. Essa base pode ser feita em torno de madeira, ou tupiado com um gabarito. Torno é mais barato e mais rápido. Custa uns 15 reais.

A ideia do Gil de uma chapa metálica por baixo, é boa também. Só é preciso ver o preço da chapa + corte e um abamento para não enferrujar.

 

Vale lembrar para o pessoal, que barato e caro sempre vai depender da quantidade a ser produzida de uma vez.

Um único protótipo sempre vai sair absurdamente mais caro. Não pode assustar.

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Burny, não é para ser muito diferente da Aeropress (ela já é um pouco desajeitada) mas vamos testar na prática, e se for necessário aumentamos a área de apoio da base. Mas pelos vídeos e reviews da Forge original o desequilíbrio nunca foi colocado em destaque. Em algumas situações já vi extraírem direto em uma caneca/copo.

 

Santiago, a intenção é que seja consideravelmente mais barato do que comprar fora do país. A Forge original custa 250 dólares (sem base e sem manômetro). Gostaria que o preço de venda fique abaixo dos 800-900 reais (incluindo um manômetro básico, porém sem considerar a base em que o Aram está trabalhando pois ainda é um estudo).

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  • 3 weeks later...

Olá pessoal.

Ontem a noite estive na oficina, as peças ficaram muito bem acabadas, as roscas bem fáceis de encaixar e com necessidade de poucas voltas.

Porém uma das peças não ficou boa, justo o tubo principal, pois o tubo que a oficina usou era com costura e o oring não veda corretamente devido a irregularidade interna. Portanto não foi possível fazer nenhum teste prático de pressão.

Agora estamos em busca de um tubo sem costura e se possível um com polimento interno, é um material um pouco mais chato de se comprar, principalmente fracionado na medida que eu preciso, provavelmente vou ter que arriscar com uma barra inteira de 6 metros. Ainda hoje vou ligar aqui nas lojas da região.

As fotos estão no meu celular, vou ver se já consigo baixar pro computador.

Acredito que vamos perder pelo menos uma semana ainda entre encomendar este tubo e poder avançar com a montagem e testes.

 

 

 

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O funcionamento seria semelhante ao desta?

 

yami-yami-seagull-hand-pressure-espresso:wub:

Achei alguns modelos interessantes no ALIEXPRESS, o duro é que pelo tamanho e peso é CERTEZA de ser presenteado pela Receita com um lindo boleto.

 

http://pt.aliexpress.com/item/1-cup-Manual-coffee-machine-hand-espresso-coffee-maker-high-quality/32567180645.html

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Assim como a Espresso Forge Tupiniquim, essa Yami funciona como um clone também!  :ph34r:

 

Dá uma olhada aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3065-impress%C3%B5es-sobre-o-rok-ajuda-do-pessoal-das-alavancas/

 

Sugiro discutir sobre essa Yami em um tópico próprio ou usar o tópico da ROK.

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  • 4 weeks later...

Hoje ficou pronto o tubo usinado. Montamos tudo e fizemos uns testes rápidos sem café. O manômetro que eu tinha vai precisar de um cotovelo pra rosquear, vou ver se encontro no comércio amanhã.

Sent from Lumia 1020

post-5408-14619859436284_thumb.jpg

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Nessa oficina estamos tratando direto com o dono, e ele é bem cuidadoso no trabalho. A base foi para dar contraste na foto...rs

 

Fizemos algumas baterias de testes, ainda será necessário uns ajustes.

 

O êmbolo está um pouco pesado de baixar mesmo vazio, sem pressão/café. Vou procurar um oring mais macio ou rebaixar mais o canal dele.

 

Um suporte apropriado tb faz falta, dá um pouco de medo colocar muita força em cima da caneca de vidro.

 

Tb preciso arrumar um manômetro com escala 0-10 bar para dar uma leitura mais precisa.

 

E como é a minha primeira experiência fazendo com espresso ainda tenho um pouco de dificuldade de definir granulometria, força no tamper, entre outras variáveis. E ainda estou moendo no Porlex, pq o MD40 só chega daqui uns dias.

 

Mas já consegui umas extrações para sair na foto...rs

Sent from Lumia 1020

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É Gil, vou ver essa possibilidade também antes de usinar. Pelos meus cálculos, o oring com medida abaixo deste ficaria muito pequeno e não vedaria mas pelo que eles custam compensa comprar e testar.

 

Também cogitamos lixar o tubo internamente com uma sequência de lixas mais finas. Nós demos um passe bem rápido com uma lixa para tirar resíduos internos do processo de fabricação apenas.

Sent from Lumia 1020

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Seria legal um sensor de temperatura bem perto de onde a água sai do cilindro e entra na "base". Acho até mais importante que o de pressão (o ideal seria os dois sensores). Digo pq pela foto me parece que a extração foi fria.

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Se for lubrificar use Dow Corning 111 , ou procure uma oring macia , de neoprene ou silicone.

 

Sai mais caro polir o interior do tubo , mas fica uma solução mais elegante.

 

 

Seria legal um sensor de temperatura bem perto de onde a água sai do cilindro e entra na "base". Acho até mais importante que o de pressão (o ideal seria os dois sensores). Digo pq pela foto me parece que a extração foi fria.

 

Ele pode controlar a pressão , colocando mais ou menos força , mas a temperatura não tem como controlar , mas é facil de medir com uma fita adesiva.

 

https://www.walmart.com.br/item/1949661/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=1949661&utm_campaign=ferramentas+1949661 

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Sim serviria para verificar se o procedimento de pré-aquecimento da "máquina" e da água foi adequado para a desejada temperatura de extração.

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Caras essas fitas, hein?

 

Comprei algumas na Orphan Espresso alguns anos atrás (acho foi uma instalada na cabeça de grupo da Baby Class quando a vendi) e custava uns 10 dólares o pacote com duas e uns 25 por meia-dúzia. Era ótimo pra controlar o surf sem ter de esperar o ciclo completo todas as vezes, mas é bem perecível, para de funcionar em 3 ou 4 meses.

 

Não tem mais na OE e faz tempo que não acho no Ebay. Só acho as de aquário... Pena. Minha última foi usada na minha primeira ROK pra ajudar a julgar o pré-aquecimento, exatamente como sugerido aqui. Desde que trouxe outra ROK estou procurando e não acho mais dessas fitas.

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Na Forge original eles aplicam lubrificante, porém com oring mais macio parece que não é necessário. Eu gostaria de evitar o uso de lubrificação para simplificar o uso no dia a dia.

 

Sérgio, a extração realmente foi fria, acho que perto dos 80. Era uma extração fake, só para sair na foto...rs Estávamos avaliando a pressão máxima. Chegamos nos 10 bar porém com um pouco de dificuldade.

 

A temperatura da Forge é um ponto crítico, no home barista já fizeram teste com scace se não me engano, e dizem que é difícil elevar a temperatura muito além dos 90 graus. Tem que se fazer um ciclo de pré aquecimento (no vapor da chaleira ou colocando filtro cego com água quente). E daí colocar água fervente 95-98 para que no ponto de extração esteja ainda acima dos 90. Mas a fita do lado de fora já dá uma ideia se o pré aquecimento foi concluído.

 

Quanto tempo costuma levar para pré aquecer uma Gaggia ou alguma máquina de entrada?

Sent from Lumia 1020

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Uma solução é colocar a máquina dentro da panela/leiteira submersa na mesma água da extração. Aquecer tudo até ferver ou um pouco abaixo. Daí extrair o mais rápido possível diminuindo a perda. Deve dar certo.

 

Drawback, a máquina tem que estar limpa ou vai sujar a água da extração. Ou usar uma segunda panela.

 

Sobre a pressão no espresso, é superestimada. Acima de 4 bar estará ok. A temperatura é muito mais importante.

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Por que não usar uma resistência em fita ao redor do cano (mais próximo à base) para aquecer a água a temperatura correta? Basta usar um Pid para fazer esse controle. Acho que uma resistência de 500w já seria mais do que suficiente.

Isso se for fazer uma base pra a máquina (o que acho essencial em face do tamanho e da força necessária para a extração)

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Guilherme, como o tubo é comprido, só esquentar a água lá embaixo não resolve. Sempre a água lá no topo estará razoavelmente mais fria.

 

Então a resistência+cia é uma complicação que não vai evitar a alimentação com água do fogão. E já que esse será usado, melhor aproveitar para aquecer a máquina, nem que seja em uma segunda panela.

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Isso tá ficando complicado. :o

 

Que tal vestir o tubo com um tubo de isopor ou outro isolamento térmico qualquer.

 

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/calha-isopor-eps-para-ar-condiocionado-tubulaco-sob-medida-430101-MLB20258622756_032015-F.jpg

Caras essas fitas, hein?

 

Comprei algumas na Orphan Espresso alguns anos atrás (acho foi uma instalada na cabeça de grupo da Baby Class quando a vendi) e custava uns 10 dólares o pacote com duas e uns 25 por meia-dúzia. Era ótimo pra controlar o surf sem ter de esperar o ciclo completo todas as vezes, mas é bem perecível, para de funcionar em 3 ou 4 meses.

 

Não tem mais na OE e faz tempo que não acho no Ebay. Só acho as de aquário... Pena. Minha última foi usada na minha primeira ROK pra ajudar a julgar o pré-aquecimento, exatamente como sugerido aqui. Desde que trouxe outra ROK estou procurando e não acho mais dessas fitas.

Eu ia comprar esse para colocar no meu ROK , vc conhece algum mais barato ? Comprou o PF naked ?

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@CaÊ, não, não comprei o Naked.  -_-  Onde comprou o seu? Na WLL só tem o convencional, quase comprei pra "abrir", mas parece frágil demais... :huh:

 

E tô procurando uma alternativa pras fitas da Orphan... mandei e-mail pra OE e me responderam que não tinha data pra repor as fitas antigas, mas que estavam procurando uma versão "mais durável e ainda com preço justo", então há esperança! :P

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Mas, e quando a água for passando pelas resistências, será que não recupera ao menos consideravelmente a caloria perdida? Uma configuração no sistema de aquecimento não pode compensar?

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Cabral o único lugar que tem ė esse. https://espressounplugged.com/naked-portafilter

 

Eu comprei em janeiro , junto com o kit de reparo.

 

Fiz uns testes no tópico do ROK , mas vai precisar de um tamper novo.

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