Ir para conteúdo

IDR - The Intelligent Dosing Ring


sergio.m

Postagens recomendadas

Pra que faz a dosagem volumétrica é muito legal! Massa mesmo, uma mão na roda!

 

Entretanto, pra uso caseiro acho a balança melhor, por dois motivos:

 

1-Evita o desperdício

2-Quando eu não pesava, tomava espressos de 22g-21g...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa chata é o desgaste que causa no porta-filtro onde o fixador pega. Só da demonstração ele já ficou marcado. Talvez uma película de feltro ou algo parecido evitasse isso...

 

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa chata é o desgaste que causa no porta-filtro onde o fixador pega. Só da demonstração ele já ficou marcado. Talvez uma película de feltro ou algo parecido evitasse isso...

Abraços, Márcio.

Depois que a balança digital ficou barata , voltar a dosar por volume eu acho meio sem sentido , mas para quem quiser fazer assim , não precisa gastar os absurdos 40 dólares no IDR , pega o funil do Gil , coloca o café , da aqueles tapinhas no PF que o vídeo mostrou , retira o funil e passa uma régua em cima , o efeito é o mesmo é a régua custa R$ 1,30 .

Pode batizar de Tabajara Dosing Tool ou Gildaka Dosing Tool .

 

Não arranha nada e faz menos sujeira . :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também uso dosagem por massa.

 

Só que há uma vantagem enorme no nivelamento com "régua" (ou o tal aparato) que é a distribuição do pó tendendo a perfeição. O drawback, claro, é o desperdício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para utilizar corretamente o dosador deveria ser calibrado diariamente (com balança) para descarregar a quantidade certa por "tac" , digamos 8gr, de forma que dois tac dariam 16gr + - 1gr, o que é chato porém possível.

Com a régua normalmente vai dar mais 20gr, para conseguir determinada dosagem também seria necessário utilizar, e também calibrar diariamente, uma régua do nivelador de Scottie Callaghan.

Sem isso não vejo como ter consistência ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passar o dedo ou uma régua pra nivelar só muda a distribuição de pó perto da superfície. Não existe milagre. Pra mexer na distribuição toda tem que fuçar até o fundo, como no WDT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta brincando Sergio, rsrsrsrsr, era um rodo +_ assim, só que tem que ser inclinado para trás, com batente e uma molinha caso ele precise ficar mais inclinado.

O que deu errado no uso ?

 

Rodrigo o rodo seria passado depois do WDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Rodrigo, usava esse meu aparato depois do WDT e pancadas.

 

Gil, é que era chato acertar a altura do rodo para passar raspando toda vez. Perde-se muito tempo e que não melhora tanto assim a extração.

 

Teria que aprimorar para ficar mais automático. Parei de pensar no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu tinha pensado em fazer o funil como o do Tidaka. Esta sua peça seria colocada em cima do funil após o WDT, pode ser bem menor, só um aro de 3 raios encaixado em um ressalto no funil, a regulagem de altura estaria ai em cima, o rodo ficaria com uma inclinação inicial de 45º podendo chegar até 90º, este movimento de 45º para 90º seria controlado por uma pequena mola ou pelo proprio peso do rodo se fizer ele mais pesado. Com o rodo variando a angulo não é necessario o ajuste de Altura atodo momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia parece boa , a primeira que eu vejo que não parece que saiu do laboratório do prof. Pardal. :)

 

O preço recomendado de 165 aud , 120 U$ é exagerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, com 51s aparece a peça interna de inox sem a peça preta e não se vê rosca, poderia ser oring mas neste caso corre o risco de não ficar alinhado, vopu tentar achar mais alguma foto na internet, embora se a sua colocar a lamina raspadora como falei vai funcionar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...