Ir para conteúdo

Régua da ABIC reproduz os discos da Agtron


leonardopm

Postagens recomendadas

Marcio, não concordo.

 

Acho que a cor é um indicativo importante. Obviamente não define o resultado da torra nem tampouco suas características, mas indica com relativo nível de precisão até onde a torra foi. Quando digo isso estou me referindo à comparação do pó moído, já que a cor do grão pode sim levar a interpretações equivocadas.

 

A ideia que estamos tentando implementar é estabelecer uma linguagem universal, ainda que no âmbito do CDC, pois as classificações tradicionais de torra essas sim são muito subjetivas e dificultam a troca confiável de informações.

 

As variações do kit SCAA, salvo engano, são a cada 5 pontos Agtron, o que dentro do espectro, digamos, útil da torra, se limita a cerca de 8 ou 10 discos. Acho viável construírmos um kit com 8 ou mesmo 10 discos, cobrindo a faixa desde a torra clara até a escura, ainda que sem correspondência com a escala SCAA.

 

Em resumo, acho que não precisamos de um padrão absoluto, normatizado ou mesmo compatível com padrões de mercado. Mas é útil termos um padrão relativo, que permita a troca de informações de forma homogênea entre os membros do CDC.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não é tão simples. Fazer a escala até é mas a medição não. Se, por exemplo, você fizer uma torra rápida e bem quente, você terá uma café mais torrado por fora que por dentro e, quando moer, a cor resultante não será nem de um nem de outro, você terá um café que está em FullCity+ por fora, City por dentro e a cor resultante será de City+ ou algo assim. Mas ainda assim, alguma referência é melhor que nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo porque a galera está tão encanada com a cor... Muito difícil usar isso de comparação.

Acho que a cor é um indicativo importante. Obviamente não define o resultado da torra nem tampouco suas características, mas indica com relativo nível de precisão até onde a torra foi.

 

Infelizmente é difícil compararmos os resultados por cor ou temperatura final, já que cada torrador é de um jeito - até o mesmo torrador em condições diferentes pode dar resultado diferente. Legal mesmo seria torrarmos, anotarmos os dados e fazermos um encontro de prova.

 

Concordo.

 

Ultimamente meu referencial de torra no behmor tem sido o 1º crack.Já tentei por cor, não funcionou.Outro dia tentei monitorar uma torra com termometro e estava queimando o café em 196ºC???

 

O melhor referencial que tenho encontrado é o crack mesmo. Rolou o primeiro crack atenção total ao processo.De nada adianta um termometro ou uma cor se vc passar batido no 1º crack.

 

Acho legal termos um padrão de cores, mas concordo com o Márcio não define nada...e em alguns casos a cor não indica com precisão até onde a torra foi...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu nao sou tão experiente em torras quanto o Márcio e o Rafa e segundo um amigo meu costuma dizer: "pato novo não dá mergulho fundo".

 

Sendo assim, considerarei as opiniões de vocês.

 

De todo modo tá me parecendo que nao teremos uma escala confiável tão cedo, pois o tópico está andando bem devagar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo.

 

Ultimamente meu referencial de torra no behmor tem sido o 1º crack.Já tentei por cor, não funcionou.Outro dia tentei monitorar uma torra com termometro e estava queimando o café em 196ºC???

 

O melhor referencial que tenho encontrado é o crack mesmo. Rolou o primeiro crack atenção total ao processo.De nada adianta um termometro ou uma cor se vc passar batido no 1º crack.

 

Acho legal termos um padrão de cores, mas concordo com o Márcio não define nada...e em alguns casos a cor não indica com precisão até onde a torra foi...

 

Valeu

No Behmor só consegui leituras mais confiáveis com um termômetro infravermelho, com o termopar, dependendo de onde colocar, não passa dos 140°C, mas com o IR a temperatura está bem de acordo com a tabela do Sweet Maria's.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Behmor só consegui leituras mais confiáveis com um termômetro infravermelho, com o termopar, dependendo de onde colocar, não passa dos 140°C, mas com o IR a temperatura está bem de acordo com a tabela do Sweet Maria's.

 

Victor, eu coloco o sensor no meio do forno bem próximo do cilindro. Algumas vezes dá certo, outras não.

Olhei no dealextreme esses termometros de IR, qual o modelo que vc comprou?Tem como colocar o link?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, eu coloco o sensor no meio do forno bem próximo do cilindro. Algumas vezes dá certo, outras não.

Olhei no dealextreme esses termometros de IR, qual o modelo que vc comprou?Tem como colocar o link?

Valeu

Acho besteira comprar um igual ao meu, ele é mais caro pois chega a temperaturas superiores à 380°C. Tem o normal no ML por R$ 50. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452395930-termmetro-digital-infravermelho-mira-laser-50c-a-380c-_JM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Para meu uso, avaliar aproximadamente o grau de torra, tanto do grão quanto do pó, estou achando a régua da ABIC adequada.

De fato, minha maior dificuldade, para fazer uma avaliação consistente, e o tipo e incidência da luz.

Após varias tentativas estou optando por luz solar indireta, preferentemente pela manhã e da janela da cozinha.

A incidência de luz solar direta deixa tudo muito claro e não distingo bem as diferenças entre os grãos, que acabam parecendo todos mais claros e iguais. Com a indireta vejo bem melhor a diferença de tonalidades entre uma e outra torra.

Alguém sabe de um "protocolo" de iluminação para comparação de cores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ow... Não tinha visto este tópico das réguas.

 

Bom.. A minha chegou.

 

Moi um café e fui comparar as cores com a torra. Fiquei impressionado como não achei nada parecido kkkkkk

 

Cês tão de brincadeira né? Dá pra comparar com isto não sô..

 

As cores são muito diferentes. Tem nada parecido.

 

Tem alguma técnica para conseguir fazer esta análise?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode ser interessante é ir documentando nossas torras com fotos, sempre tiradas na mesma condição (camera, distância e iluminação). Com o passar do tempo teremos nossa própria escala para comparação de torras futuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Conforme prometido tá aí..

 

Sei que é difícil analisar uma foto da internet. E a foto nem tá tão boa assim.. Mas dá pra ter uma noção né? :huh:

 

Alguém saberia dizer como está a torra?

 

12371730753_d6cbee4ce6_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto esta boa para avaliar a cor, só não consegui ler o que esta escrito na foto.

E como disse a comparação ao meu ver não será feita tanto pelo quão claro ou escuro esta o pó e sim pelo tom de cor que o mesmo esta pendendo, coisas de pintor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escala Agtron é invertida, isto é: maior o número mais clara a cor, menor o número mais escura a cor.

Considerando que 58 (cor para cupping) é claro, para um espresso típico se torra mais escuro, diria que a partir de 50 (City+ a Full City) começaria a ser uma torra para espresso, até uns 35 que seria (+/-) um French (tem quem goste); com 25Ag, para mim, já é carvão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...