Ir para conteúdo

Café esta desfazendo o creme vaporizado do leite no cappuccino


Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal.

Venho aqui pedir ajuda aos colegas baristas pois estou com um probleminha peculiar.

Esta semana adquiri alguns quilogramas de café do "Reserva Gourmet", o "bourbon" deles. Este café chegou ontem aqui e ainda não havia testado, hoje fiz um espresso e gostei do resultado. O problema começou quando fui fazer um cappuccino. Algo me parece estranho no creme do café que quando coloco o leite vaporizado, o mesmo começa a se desfazer quando entra em contato o creme do leite vaporizado com o creme do café. Tenho certeza absoluta que não é a vaporização pois mudei o café e a consistência voltou ao normal. Claro, mudou a moagem de um tipo de café pra outro mas esse tipo de reação com a "espuma" eu só vi quando colocado açúcar mascavo na bebida. Seguem algumas fotos da reação que acontece em poucos segundos até que o creme se desfaça completamente, ficando apenas o café com leite na xícara.
Alguém pode me ajudar a esclarecer o que esta acontecendo?

Desde já agradeço.

169n7me.jpg

 

SAM_5293.jpg

 

em poucos segundos a "espuma" começa a se desfazer...

 

SAM_5296.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De quando é a torra do café? Vendo a crema do espresso já existem algumas bolhas maiores o que acontece comigo normalmente com cafés muito recentes, não sei se por ainda conter muito CO2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De quando é a torra do café? Vendo a crema do espresso já existem algumas bolhas maiores o que acontece comigo normalmente com cafés muito recentes, não sei se por ainda conter muito CO2.

Sim, faz sentido. A Torra é do dia 14/01. Na verdade esse café chegou pra mim na terça, estou perdido no tempo. Agora, será que com o tempo essa reação vai diminuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, 14/01 não é uma torra tão recente. Recente considero de 2 semanas.

Talvez o que tenha contribuído é o fato de terem vindo muito bem encaixados na embalagem, quase como se estivessem sido embalados a vácuo dentro da caixa. Me parece que levou mais tempo pra dissolver no café de hoje, vou continuar observando mas ainda acho que o que você comentou faz sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes acontece com cafés com mais acidez. As vezes, quando encontramos o café assim colocamos um pouco de chocolate em pó na superfície, segura a crema um pouco mais. Tenta ai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando café está "fresco" demais (excesso de CO2), mestre Rao ensina a moer previamente, e deixar pelo menos 10 minutos descansando.

Eu prefiro 30'

Isso desde que, segundo você, somente pode ser o café, já que com outro pó funcionaria perfeito ...

Meu primeiro candidato a culpado também seria o leite e o segundo a xícara mal enxaguada (resto de detergente).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando café está "fresco" demais (excesso de CO2), mestre Rao ensina a moer previamente, e deixar pelo menos 10 minutos descansando.

Eu prefiro 30'

Isso desde que, segundo você, somente pode ser o café, já que com outro pó funcionaria perfeito ...

Meu primeiro candidato a culpado também seria o leite e o segundo a xícara mal enxaguada (resto de detergente).

Aqui é uma cafeteria, utilizo mais de um café, as xícaras tem que estar um brinco sempre. Já me aconteceu isso com o leite, mas garanto que existe diferença, a reação esta sendo provocada pelo café. Deixei um pouco de café moído pela manhã, vou testar daqui a pouco pra ver essa história do CO2 e posto aqui novamente.

Obs: Eu aumentei espessura da moagem e o efeito sumiu, porém a extração ficou pobre e a bebida também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando café está "fresco" demais (excesso de CO2), mestre Rao ensina a moer previamente, e deixar pelo menos 10 minutos descansando.

Eu prefiro 30'

Isso desde que, segundo você, somente pode ser o café, já que com outro pó funcionaria perfeito ...

Meu primeiro candidato a culpado também seria o leite e o segundo a xícara mal enxaguada (resto de detergente).

Ao que parece a dica de deixar o café moído descansando por um tempo funcionou. Até o momento não tive mais problemas...

20160215192313_SAM_5301.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...