Ir para conteúdo

Programa Comer bem que mal tem - Café


Guest Anita

Postagens recomendadas

Está passando neste momento o programa (na Net é no Sony) e hoje o chef/pesquisador já falou de café duas vezes e uma de cacau. Ainda tem um bloco, capaz de falar de café de novo.

 

Ele moeu os grãos em um Hario (disse que é bom devido aos aromas, mas não imprescindível) e extraiu na AP, que mostrou muito superficialmente. Acrescentou lótus de coco e algo mais e fez uma bebida termogênica.

 

Depois cacau e na volta ao café esteve com Raposeiras no CoffeeLab. Ela explicou que o café diário é ruim pela baixa qualidade e pela carbonização (torra escura), que com isto perdemos o bom do café. Fez ele beber lado a lado com um comercial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

O chef que apresenta este programa é o Flavio Passos neh? Ele comercializa produtos bem interessantes nessa área de saúde, inclusive café.

:)

 

É o Flavio Passos sim, Anderson.

Eu achei bastante interessante o episódio. A bebida que ele preparou ela com óleo de coco e manteiga. Segundo ele, as gorduras presentes nesses alimentos auxilia no transporte das substâncias lipossolúveis do café, atingindo o sistema nervoso central com maior eficiência e dando aquele boost energético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente descobre que esta velho nesses detalhes , como essa receita , na minha infancia (inicio dos anos 60) as frituras eram feitas em gordura de porco ou óleo de coco , com a chegada do oleo de soja , essa dupla passou a ser considerada veneno para o coração , manteiga era veneno também , o bom era margarina , mas naquele tempo só existia Claybon em barras.  :wacko:

 

Lembro do meu falecido avô que detestava fritura nessa novidade de óleo de soja sofrendo e obrigado pelos medicos a consumir pão com claybon e fritura com oleo de soja.

 

Fico pensando de onde meu avô estiver que ele deve estar muito puto por ter aberto mão do que gostava . 

 

Fico feliz em saber que que oleo de coco não é mais veneno , a banha de porco ainda faz mal ?

Ah , já ia esquecendo , Cafe nos anos 60 causava hipertensão , agora parece que aumenta no inicio e depois abaixa  :huh: .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente descobre que esta velho nesses detalhes , como essa receita , na minha infancia (inicio dos anos 60) as frituras eram feitas em gordura de porco ou óleo de coco , com a chegada do oleo de soja , essa dupla passou a ser considerada veneno para o coração , manteiga era veneno também , o bom era margarina , mas naquele tempo só existia Claybon em barras.  :wacko:

 

Lembro do meu falecido avô que detestava fritura nessa novidade de óleo de soja sofrendo e obrigado pelos medicos a consumir pão com claybon e fritura com oleo de soja.

 

Fico pensando de onde meu avô estiver que ele deve estar muito puto por ter aberto mão do que gostava . 

 

Fico feliz em saber que que oleo de coco não é mais veneno , a banha de porco ainda faz mal ?

Ah , já ia esquecendo , Cafe nos anos 60 causava hipertensão , agora parece que aumenta no inicio e depois abaixa  :huh: .

 

É como a margarina. Por um bom tempo se fez propaganda como se a manteiga fosse vilã e a margarina tivesse aparecido para salvar a pátria. Contudo, no processo de produção, ao menos no seu início, a hidrogenação de gorduras líquidas para a produção de sólidos faz com que apareçam gorduras trans.

Outro exemplo são os ovos, tratados como vilões devido ao conteúdo de colesterol na gema. E hoje, o consumo é incentivado e liberado.

O bom é que a ciência evolui e se contradiz sem medo de ser feliz hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje é dificil encontrar produtos realmente bons para o consumo. Me refiro a manteiga pura mesmo, tirando a ghee que é outra história. Oleo de coco é otimo, alias, tudo que vem do coco é bom. Café faz bem a saúde, claro, nao exagerando, é legal. Oleos refinados melhor fugir deles, nao uso e cozinho muito bem sem. Gosto do trabalho do Flavio, ja ouvi umas palestras dele, gostei e recomendo. Quanto ao "café turbinado" vou experimentar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...