Ir para conteúdo

Qual o fator mais importante na escolha do café?


Postagens recomendadas

Ola pessoal! Estou fazendo meu TCC sobre a empresa Suplicy Cafés Especiais, e preciso da opniao de vocês sobre o principal fator que os leva a escolher uma marca preferida, o que mais os atrai a consumir o café e qual o principal fator na escolha do cafe? (sabor, aroma, etc) agradeço cada resposta desde já! bjs  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriela. Quando eu vou comprar café, o fator que eu considero primordial é se o lugar oferece uma torra recente.

Em relação ao sabor eu tenho preferências por cafés onde a doçura é acentuada, e depois corpo, não curto muito cafés ácidos, amargos e com aftertaste prolongado. 

E por fim eu gosto quando um lugar mostra a pontuação do café. É isso.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ficou claro se você quer saber do café em grãos, comprado pra se preparar em casa, ou se quer saber do café bebida, preparado e tomado na cafeteria.

 

Se for em grãos, o principal fator que me leva a escolher um fornecedor é a torra: se é fresca e se é "boa" (segundo minhas preferências pessoais, que normalmente já eliminam torras muito escuras). Depois disso vem a tipo/qualidade do grão em si (pontuação, características de sabor, aroma e corpo), mas se a torra for velha ou "ruim" pode ser o melhor café do mundo que vou evitar comprar.

 

Se for café bebida, preparado e consumido na cafeteria, o que mais me preocupo é com a qualidade do café na xícara (sabor, aroma, corpo). Pra oferecer uma boa qualidade, costuma ser pré requisito trabalharem com cafés bons e torras frescas, mas também entra a qualidade dos equipamentos, higiene e, principalmente, a qualidade do barista. Características do ambiente e atendimento são considerados mas não decisivos pra mim (obviamente dentro de um certo limite).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica é criar um formulário no Google, algo que facilita e muito no seu trabalho de conclusão.

Mas para a escolha do café um dos fatores primordiais é a torra recente, sendo que logo após a torra ele já passa a oxidar, então quanto mais novo melhor.

Há muitos voláteis no café que resultam no aroma, corpo, doçura etc. após a sua torra, e todos eles diferenciando por tipo de grão, manejos do café, colheita, entre muitos outros fatores, e desse modo o gosto varia de pessoa pra pessoa, uns preferem cafés mais intensos, outros mais suaves, como o colega de cima disse, com o sabor residual mais prolongado ou pouco, entre inúmeros outros fatores, portanto creio que o formulário vai te ajudar bastante para tabelar sua pesquisa nesse caso.

 

Atte.
Sérgio Isaac
Café Reserva Gourmet
contato@reservagourmet.com.br
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procuro sempre por um café fresco, torra recente, de preferencia mais clara. Torra escura, para mim, alem de acabar com os oleos essenciais dos graos, acaba ficando amargo na xicara. Aprecio cafes com notas variadas(mel, baunilha, caramelo, florais), onde possa aguçar o paladar e poder sentir um pouco disso. Estou longe de ser um expert nisso. :)

O corpo na xicara, a doçura que muitos apresentam, tudo soma ponto no final. Afinal, são muitas as variáveis para a bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...