Ir para conteúdo

Oportunidade de Baratza Encore! Vale a pena?


Heitor Medeiros

Postagens recomendadas

Bom dia a todos.

Primeiramente quero agradecer por toda a atenção e respostas com conteudo que tenho recebido aqui no forum.

Sou novo tanto aqui como no hobby, mas estou meio que "fascinado". Realmente é incrivel.

Depois de um investimento inicial numa maquina de expresso, alguns kilos de cafe ja moido e R$100,00 num moedor(pff) usado que eu tentei modificar, descobri pela dor que o moedor realmente é o "coração" do cafe (eu pensava antes ser um tipo de exagero ou algo superfulo apenas para os mais conhecedores do assunto) e vi que não tem como seguir no espresso sem um de qualidade pra moer meu cafe na hora. Bom, ter ate tem, visto que ja passei de alguns kilos de moido na loja, mas realmente não é o mesmo.

Agora bem. Como ja disse, estou nessa a um mes, e me surgiu a oportunidade de comprar um Baratza Encore novo por volta dos seus 750 reais, importado dos EUA claro, já que nas terra tupiniquins esta em volta dos 1200 o novo. 

Na opinião de voces colegas, eu que estou tomando cafe moido, gostaria de saber:

a) Vale a pena o investimento? 

b ) Vou ficar plenamente satisfeito com o produto? Digo, nao terei novamente a decepção que tive com meu moedor "generico" que não aguentava o tranco pra espresso? Já andei pesquisando internet a fora e vi que tem ate como regular internamente pra moagem mais fina no geral nesse modelo de Baratza

c) O produto é duradeiro? Não quero comprar outro em alguns anos.

d) Novamente, vale o investimento para quem esta começando no mundo dos cafes?

Obrigado a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Heitor!

Resumidamente, sim , vale o investimento! Vai ter ter um moedor de qualidade razoável que vai te atender em vários vários métodos de extração.

Se alguém vai trazer o moinho para vc dos EUA e tiver condições, já traz um Virtuoso Preciso, vai atender melhor no espresso.

 

Sobre não comprar outro moedor... depende de quão viciado vc se tornar... para alguns, os upgrades nunca tem fim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que a Marcia falou , se vai trazer dos EUA , invista o máximo que vc puder , traga o melhor baratza que vc puder , Encore , Virtuoso , Preciso ou o Vário.

 

Um bom moedor , vai produzir um espresso muito melhor , e vc vai poder experimentar os outros métodos de preparo como V60, Aeropress , Prensa , Chemex e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, não esquenta que esse caminho da dor é o que a maioria aqui já trilhou...  :lol:

 

Usei o Encore pra expresso por uns 2 anos. Mesmo sendo de entrada, é bem construído, tem boa durabilidade. Até dá pra expresso, mas dos 40 ajustes que ele tem, com apenas uns 4 vc consegue ir de fino o suficiente para chocar a máquina (não sair café) até grosso demais para cachoeirar e ter uma extração de 10s. Aí normalmente o que vc consegue é chegar num ajuste mais ou menos bom, e tem que acabar de ajustar na quantidade de pó e força que coloca no tamper. Além da quantidade maior de expressos que vc vai precisar tirar até chegar no ideal, isso gera uma dificuldade de repetir essa extração ideal.

 

Quando vc tem um moedor com maior resolução, vc pode travar todas as outras variáveis e mexer apenas no ajuste na moagem. Por essa razão, assim como os demais, sugiro que tente pegar um Preciso. Ou então pega um usado profissional no OLX...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale mesmo considerar trazer um modelo um pouco mais caro, já que vai pagar o preço dos EUA, depois fica até mais fácil caso queira vender, pois no Brasil geralmente os modelos top são mais raros e até disputados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas! Estou avaliando ainda se vale a pena, infelizmente (muito mesmo) não tenho condições no momento para trazer um mais caro, ate porque vai ser a vista no cartão de credito.

 

Heitor, não esquenta que esse caminho da dor é o que a maioria aqui já trilhou...  :lol:

 

Usei o Encore pra expresso por uns 2 anos. Mesmo sendo de entrada, é bem construído, tem boa durabilidade. Até dá pra expresso, mas dos 40 ajustes que ele tem, com apenas uns 4 vc consegue ir de fino o suficiente para chocar a máquina (não sair café) até grosso demais para cachoeirar e ter uma extração de 10s. Aí normalmente o que vc consegue é chegar num ajuste mais ou menos bom, e tem que acabar de ajustar na quantidade de pó e força que coloca no tamper. Além da quantidade maior de expressos que vc vai precisar tirar até chegar no ideal, isso gera uma dificuldade de repetir essa extração ideal.

 

Quando vc tem um moedor com maior resolução, vc pode travar todas as outras variáveis e mexer apenas no ajuste na moagem. Por essa razão, assim como os demais, sugiro que tente pegar um Preciso. Ou então pega um usado profissional no OLX...

 

Então pela sua experiencia vc acha que vai me servir por um bom periodo? Lembrando que comecei a pouco mais de um mes, pouca experiencia rsrs mas ja percebi que nao da pra continuar pegando grãos moidos "ao azar", cada cafeteria moe numa granulometria diferente pq a unica coisa que eu posso falar pra eles é "moe pra expreso". hehe.

Quando vc fala profissional, qualquer marca/modelo dos mais robustos serve? Pq no caso, tem gente vendendo no ML e OLX alguns modelos que parecem mais "comercias", usados no mesmo valor do Baratza encore que pretendo comprar, vou pegar fotos e postar aqui, mas o ruim é que não conheço as marcas (são nacionais, moro na argentina) nem tampouco os modelos, o assunto não é difundido e não existem forums tão amplos como esse no pais em que estou, então fica meio dificil saber se são de qualidade ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, se vc tem espaço para um moedor profisional aqui mesmo no forum tem un topico de uns Astoria "gino rossi" por 600 ja com o frete, adicione mais uns 180,00 de mós novas e vc terá um excelentíssimo moedor para espresso e bom para outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morando na Argentina complica um pouco... mas deve achar usado por aí também. É mais difícil achar esses modelos residenciais usados, por isso sugeri de procurar os comerciais menores. Mas fique de olho nos classificados aqui do fórum que aparece de vez em quando alguém vendendo, e talvez consiga um frete razoável pra Argentina.

 

Pra todos os outros métodos o Encore atende bem. Como disse, pra espresso vc vai ter que ter mais paciência, mexer com mais variáveis, e suportar alguns shots ruins até conseguir o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedores "profissionais" (comerciais) que conseguiria aqui: 

molino-de-cafe-cunill-125711-MLA20606819

molino-de-cafe-cunill-760711-MLA20606818molino-de-cafe-cunill-353711-MLA20606818

tecnico-vende-molino-de-cafe-marca-valen

Marca Cunill ( esse me chama mais atenção, parece muito bem conservado)

 

Marca Valente

 

1458753555_872053466_1.jpg

Marca Monaco

 

5kitgfx.png

Sem marca especifica

 

z6ecynh.png

YOnSHfS.png

Marca Rilo


Me referi a este moedor:
Moinho Cafe Espresso Astoria 220v - Rr45
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747382474-moinho-cafe-espresso-astoria-220v-rr45-_JM

Puts!! Se estivesse ai compraria esse mesmo!

 

Morando na Argentina complica um pouco... mas deve achar usado por aí também. É mais difícil achar esses modelos residenciais usados, por isso sugeri de procurar os comerciais menores. Mas fique de olho nos classificados aqui do fórum que aparece de vez em quando alguém vendendo, e talvez consiga um frete razoável pra Argentina.

 

Pra todos os outros métodos o Encore atende bem. Como disse, pra espresso vc vai ter que ter mais paciência, mexer com mais variáveis, e suportar alguns shots ruins até conseguir o ideal.

Poise cara! Estou avaliando um comercial, os preços estão bem parecidos


Galera postei as imagens de todos os modelos "comerciais" que consegui achar aqui, todos usados/bem conservados e com o preço igual. Mas não conheço essas marcas nem a qualidade. Alguem faz ideia de alguma? :/

Obrigado a todos pela atenção novamente! Não quero errar no investimento e fazer valer o dindin hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: Resulta que, pesquisando pela internet, descobri que essa marca Criollo é bem bacana, tem mais de 50 anos no mercado, o que eu achei esta em otimo estado, o cara fez um desconto de 150 reais saindo no total por R$625, e o melhor, ele vem deixar na minha casa (todos os outros sao do interior do pais, teria q desembolsar 100 reais so de frete).

O modelo dele é de 2008 Criollo Uganda, pesa 5kg e é de uso comercial com dosador.

To achando que vai ser ele hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, só passei pra deixar claro que não tenho nada a ver com o moedor da sua primeira foto, não sei que raio é esse "cabrales" aí, hein? :rolleyes:  :D

 

Um tempo atrás tinha desse Cunill sendo vendido no ML pela mesma empresa que agora tá vendedo os Astoria/Rossi que o Lipe linkou. Se pesquisar vai achar opiniões sobre ele no CdC.

 

Os outros não conheço. Tem um colega que tem um máquina La Valente, mas moedor acho que ainda não vi. Essa marca, Criollo, aparece só na Argentina, certo? Molino Criollo, com dosador, é esse aqui?

 

molino-para-cafe-en-grano-criollo-modelo

 

parece o "padrãozão" de moedores comerciais, deve ser bom. Antes de fechar, teste e olhe os mós. Aliás, pergunte a medida dos mós e pesquise o preço para trocar, de repente vale para negociar um desconto extra por conta de uma eventual substituição.

 

Se for esse modelo da foto dá até pra fazer o "mod" de tirar o dosador, que atrapalha pra usar em casa. Nos tópicos do Mazzer e do Fiorenzato tem umas dicas do "mod". É simples e barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, só passei pra deixar claro que não tenho nada a ver com o moedor da sua primeira foto, não sei que raio é esse "cabrales" aí, hein? :rolleyes:  :D

 

Um tempo atrás tinha desse Cunill sendo vendido no ML pela mesma empresa que agora tá vendedo os Astoria/Rossi que o Lipe linkou. Se pesquisar vai achar opiniões sobre ele no CdC.

 

Os outros não conheço. Tem um colega que tem um máquina La Valente, mas moedor acho que ainda não vi. Essa marca, Criollo, aparece só na Argentina, certo? Molino Criollo, com dosador, é esse aqui?

 

molino-para-cafe-en-grano-criollo-modelo

 

parece o "padrãozão" de moedores comerciais, deve ser bom. Antes de fechar, teste e olhe os mós. Aliás, pergunte a medida dos mós e pesquise o preço para trocar, de repente vale para negociar um desconto extra por conta de uma eventual substituição.

 

Se for esse modelo da foto dá até pra fazer o "mod" de tirar o dosador, que atrapalha pra usar em casa. No tópico do Mazzer tem umas dicas do "mod". É simples e barato.

 

Opa!!! Valeu pelas dicas amigo!

Então, essa marca (Crillo) importa pro mundo todo. Ja achei algumas reviews sobre os modelos mais novos.

KKkkkk na verdade esse cabrales é uma marca de cafe colombiano que é bem popular por aqui. É o que mais vende moido em supermercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou para comprar o da marca Cunill! 

Alguem que tenha tido experiencia com a marca?? Que conheça?? Hehhehe

Amanha estarei efetuando a compra e estou dando meio que um tiro no escuro, apenas sei do seu porte comercial e do respaldo que tem a marca no mercado (é, não é tao no escuro assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa marca a única conhecida de todas as mencionadas no seu Post. É possível que essas marca diferentes sejam OEM, importadas de Espanha e Itália por empresas Argentinas e revendidas com o nome fantasia. Aqui no Brasil isso é comum, por ex : tenho um Macap 4M que leva a marca Lá Spazialle Top.

Cunill é uma marca Espanhola tradicional, mas nao conheço nem o modelo, os detalhes da mos nem o estado do moedor, pelo que nao tenho condições de aconselhar ...

Os espanhóis tem tanta tradição quanto os italIanos na fabricação de moedores: Ascasso , Casadio, Compak, Anfim (Super Caimano) e outros estão entre os melhores moedores comerciais do mercado.

Anteriormente varias empresas italianas de maquinas de cafe (Gaggia, Faema e acho que La Cimballi) tinham fabricas na Espanha, e muitas das maquinas que hoje compramos usadas foram fabricadas lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa marca a única conhecida de todas as mencionadas no seu Post. É possível que essas marca diferentes sejam OEM, importadas de Espanha e Itália por empresas Argentinas e revendidas com o nome fantasia. Aqui no Brasil isso é comum, por ex : tenho um Macap 4M que leva a marca Lá Spazialle Top.

Cunill é uma marca Espanhola tradicional, mas nao conheço nem o modelo, os detalhes da mos nem o estado do moedor, pelo que nao tenho condições de aconselhar ...

Os espanhóis tem tanta tradição quanto os italIanos na fabricação de moedores: Ascasso , Casadio, Compak, Anfim (Super Caimano) e outros estão entre os melhores moedores comerciais do mercado.

Anteriormente varias empresas italianas de maquinas de cafe (Gaggia, Faema e acho que La Cimballi) tinham fabricas na Espanha, e muitas das maquinas que hoje compramos usadas foram fabricadas lá.

Obrigado Bernardo pelas observações! Senti mais segurança agora!

Esse Club é demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todos pelas indicações! Acabou que comprei o  Cunill usado, e pra minha surpresa e felicidade, é UM MONSTRO! Sério, quando abri a porta de casa tinham duas pessoas segurando a caixa, que devia pesar uns 7 kilos! uehueheheu Resultou que o cara que me vendeu tinha comprado de uma cafeteria que estava fechando e venderam a preço de banana, esse cara nunca usou e agora que vai se mudar decidiu vender pelo espaço. Esta literamente novo sem nenhum arranhão.

É gigante e tem uma regulagem enorme, consegui granulometria ate pra turco e não explorei ate o fim! Atualmente estou parado no grão que deu certo pro meu espresso presurizado, amanha começo a testar com balança e cronometro quando despresurizar meu PF. 

Seguem fotos da maquina:

Compração com o antigo (maldito) moedor:

I8uQPQw.jpg

 

Granulometria que achei compativel com espresso ate o momento 

AyRgXsJ.jpg

 

Outros resultados 

qGfLXWf.jpg

 

Comparação de tamanho com minha Saeco

8NPgY9K.jpg


Totalmente apaixonado pelo monstrinho! hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um monstro! Mas tem potencial pra durar a vida toda e mais um pouco... parabéns pela aquisição! Compensa estudar a possibilidade de improvisar um funil na saída de pó, pra não desperdiçar com retenção no dosador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um monstro! Mas tem potencial pra durar a vida toda e mais um pouco... parabéns pela aquisição! Compensa estudar a possibilidade de improvisar um funil na saída de pó, pra não desperdiçar com retenção no dosador.

Pensei a mesma coisa! Faz muita sujeira tambem por ser para alto uso, sai muito po. Alguma indicação de mod de funil/limitador de saida do dosador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, eu postei o link lá pra cima, mas tá aqui de novo...

 

Navegando vc acha os links e referências de onde comprar o funil. O meu peguei na BangGood e já chegou, estou pra fazer o MOD completo no T48.

 

Logo que chegou eu apenas desmembrei o dosador e adaptei um funil (preto) de fibra (comprado em autopeças) que, com um pouco de lixamento, encaixou perfeito no anel superior do dosador... Cortei o bico e ficou ótimo, mas o funil de inox fica mais bonito!

 

Bom "mod"!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...