Norton Postado 15 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2017 Em 13/09/2017 at 22:41, MarcoC disse: Recentemente testei as razões entre 33 a 50%. Dei preferencia pra 33% nas torras mais escuras e perto dos 50% nas claras, tentando bater nos 25 segundos cravados, quando nao, sem passar dos 30s. No final, meu espresso preferido é nos BR40% mesmo. Uso na spaziale 14g de cafe pra 35g de massa final da bebida. Eu conto o tempo com o padrao americano, a partir da primeira gota que cai da extração. Vcs tb adotam esse tempo ou começam a contar desde o inicio da bomba? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Interessante. A primeira vez que vi sobre a contagem à partir da primeira gota foi no canal y2b What Latte Love. Eu costumo contar à partir do acionamento da bomba. Tenho usado a razão 1:2 e curtido o sabor (geralmente 18g para 36ml). Porém quando faço um ristretto (1:1) numa torra média, o sabor é imbatível na minha opinião. Porém, na minha opinião, a torra media escura fica melhor numa razão abaixo de 1:2, como 1:1.5 por exemplo. Segue um pequeno vídeo :-) 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ronaldom1 Postado 13 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2017 Caros colegas, quanto ao BR, algumas considerações e dúvidas. 1- Uso moedor Rancílio Rock + Gaggia Evolution. 2- Cesto de 18g - Rancílio. 3- Padronizei minha dose em 18g. 4- Com cafés torra média, consigo chegar em BR 1:2 > 18g para 36g de bebida final - 25 a 28s. 5- Quanto ao sabor, acho de forma geral, forte e com amargor mais pronunciado... a aparência fica perfeita, crema espessa, boa extração aparente no PF naked. 6- Quando reduzo o BR para 30 a 33%... vem um café mais fraco, menos amargor, mais leve e doce. A resposta poderia ser simplesmente.... "Ronaldo, é simples você gosta de café espresso com BR de 33%, um lungo..." 7- O que me incomoda é que a aparência, espessura da crema, cor da crema... se assemelha muito mais ao que vejo, leio e assisto sobre espresso - quando faço BR 50%. 8- O sabor se assemelha mais ao que encontro na imensa maioria das cafeterias... mas nestas o volume final em minha xícara aparentemente está correto e a crema mais consistente que a que consigo. Inclusive na cafeteria que utiliza o mesmo grão e torra do que utilizo em casa. 9- A dúvida que fico é se esse é o meu paladar mesmo, se o espresso que faço com BR 50% é assim mesmo e eu é que gosto de 33%..... ou, aí vem a dúvida: 10- É possível que o meu moedor seja o gargalo da equação? ou seja quando realizo a moagem mais fina para o BR de 50%, ele poderia produzir fines em excesso que seriam os responsáveis pelo amargor e corpo mais intenso que tenho percebido neste BR? Ou estou viajando e falando bobeira, kkkkkkk Aguardo opiniões dos mais experientes!!! PS: O café com BR 33% agrada as visitas e é semelhante ao que temos encontrado em nossas viagens, em cafeterias, etc...... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2017 Posta uma foto dessas duas extrações, agora a BR não altera a aparência da extração , a aparência depende do tipo da torra , idade , e tipo do café. 33% não é bem um longo, são uns 55g na xícara, eu não gosto de 50% , meus expressos miram 40 a 45% acima disso acho forte , mas bebo expresso com 38% sem problema . Vc sabe porque esse expresso com BR menor faz sucesso ? Porque 33% é próximo da BR de um Ristretto Nespresso uns 36% . Com certeza o moedor é inocente , posta foto , 36g ou 55g na xícara em tempos similares não produz diferenças gritantes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ronaldom1 Postado 13 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2017 @carlos eduardo, primeiramente obrigado pelas considerações.... alguns pontos me tranquilizam...meu moedor não tem culpa!!! E saber que nem todos gostam de BR 50% Vou fazer as duas comparações, fotografar e responder aqui no tópico assim que possível. Obrigado!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ronaldom1 Postado 16 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2017 Retornando para dar um retorno. Faltaram as fotos !! Bem fui modificando a moagem no Rocky, para obter 18g > 36g bebida final = BR 50%...; depois 18g > 54g = BR 33%, cronometrando em torno de 28s, e pesando antes e durante com balança abaixo do copo de shot... bem a aparência foi semelhante como o colega @carlos eduardo já havia previsto...eu gostei mais do 33%. Aumentei ainda mais o BR foi 18g > 90ml bebida BR 20%..... aí sim a crema bem fina, e muito clara, pálida, para o meu paladar um espresso com pouco corpo... interessante que foi este que mais agradou as visitas... Algumas conclusões, minhas: 1- O meu paladar aceita melhor um BR 33 a 40%. 2- Vou começar um tour aqui em BH, em cafeterias de referência (algumas citadas em post aqui do CDC)... quero criar referência, comparação, e conhecimento/treinamento do meu paladar... é difícil criar estas referências sem comparação ou muita degustação. 3- Acho que o padrão Nespresso... criou um novo tipo de bebida, um intermediário entre um coado e um espresso... sem nenhuma crítica ao método... e como referência a maioria das pessoas acaba tendo este padrão e BR na memória ao experimentar um espresso... sendo natural ao sair de um BR mais baixo para 40 ou 50% - achar o café muito forte...etc.... Enfim, vou iniciar este tour e criar mais referências... Obrigado colegas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2017 Caros colegas, quanto ao BR, algumas considerações e dúvidas. 10- É possível que o meu moedor seja o gargalo da equação? ou seja quando realizo a moagem mais fina para o BR de 50%, ele poderia produzir fines em excesso que seriam os responsáveis pelo amargor e corpo mais intenso que tenho percebido neste BR? Ou estou viajando e falando bobeira, kkkkkkk Aguardo opiniões dos mais experientes!!! PS: O café com BR 33% agrada as visitas e é semelhante ao que temos encontrado em nossas viagens, em cafeterias, etc......É possível que a máquina seja o gargalo. A evolution tem um boiler pequeno e não tem nenhum controle sobre a pressão, exceto aquele que vc define na sua moagem.Mas BR é isso mesmo que vc mencionou. Cada pessoa tem sua preferência. Eu mesmo, na maioria das vezes, gosto de cariocas. BR baixa e ainda adiciono água quente no fim. Espresso de verdade tem seus momentos certos para mim. Nem sempre curto, principalmente em dias mais quentes. Guilherme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ronaldom1 Postado 16 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2017 Olá @Guilherme Torres, realmente sei que em relação a máquina possuo dificuldades para ter uma maior consistência nos shots... já juntando para um futuro upgrade Legal ter este retorno em relação ao BR.... persegui por 2 anos de forma tão rígida um BR 50%, como a única meta possível !! Quando consegui achar uma combinação de grão + moagem + dose + compactação que conseguia o BR 50% no tempo adequado, para o meu equipamento.... o sabor não me agradou tanto assim... Hoje tenho estabelecido padrões de receitas e adaptado de acordo com a preferência das visitas, para muitas deixo o espresso de lado e concentro em outros métodos FP ou Hario. Obrigado mais uma vez!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
postenga Postado 25 Março 2018 Denunciar Share Postado 25 Março 2018 Em 16/11/2017 at 07:04, ronaldom1 disse: Olá @Guilherme Torres, realmente sei que em relação a máquina possuo dificuldades para ter uma maior consistência nos shots... já juntando para um futuro upgrade Legal ter este retorno em relação ao BR.... persegui por 2 anos de forma tão rígida um BR 50%, como a única meta possível !! Quando consegui achar uma combinação de grão + moagem + dose + compactação que conseguia o BR 50% no tempo adequado, para o meu equipamento.... o sabor não me agradou tanto assim... Hoje tenho estabelecido padrões de receitas e adaptado de acordo com a preferência das visitas, para muitas deixo o espresso de lado e concentro em outros métodos FP ou Hario. Obrigado mais uma vez!! Eu passei muito tempo também me concentrando no BR 50% e acabei descobrindo que prefiro o BR 30% a 40% também. Ou seja essas tabelas de BR são apenas um índice para você fazer seu estudo e escolher a BR que mais te agrada. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Março 2018 Autor Denunciar Share Postado 26 Março 2018 Na verdade a BR serve pra comunicar um certo tipo de bebida, pois informa uma ideia bem melhor da concentração do café que termos como ristretto, lungo e o tudo o mais, definições cujos contornos são bastante móveis e tem pouco a ver com o padrão italiano que lhes deu nome. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Março 2018 Denunciar Share Postado 26 Março 2018 Pra um convidado podemos perguntar qual a razão de preparo ele quer Normalmente se sei (ou pergunto) se a pessoa gosta de cafés mais diluídos vou bem pra baixo. Se for mais tradicional, 50%. Se for faca na caveira, 65 a 75! Ou então um duplo 100% pra assustar Mais importante pra nós que gostamos de testar bastante coisa é provar um café novo em três razões, algo como 30, 50, 75. Vale a pena. 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Felicio de Moura Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro Fala galera .. vou dar uma desenterrada no topico kkk vou ganhar o premio pá de ouro .... Li bastante e fiquei confuso com o termo " BR " eu hoje faço o ratio quase sempre 1:2 ou seja ... 18g no porta filtro p 36g na xicara em aprox 25-30s ... realmente um soco com muito corpo, bastante crema e a mesma mais escura e bem densa ( eu gosto ) mas se eu quisesse mais docura ? eu mexo no ratio ? ... tipo 1:3 ? ou deixo ir ate 40h 42g na xicara ? Se alguem pudesse dar umas dicas com uma narrativa mais simples eu agradesço ... tenho uma gaggia classic pro com um brevile ... sempre torras novas media p escura ... dou valor a corpo com doçura ( sera possivel ? ) Grato a todos ... ps : sempre tento surfar a temperatura na gaggia fazendo um flush ate a luz apagar e quando acendo eu começo a extrair ... meu tempo eu meço na balanca sempre que cai a primeira gota ..... ps 2 : pre infusao na gaggia nunca fiz .... Grato a todos mais uma vez Alexandre ( RJ ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 5 de Fevereiro Denunciar Share Postado 5 de Fevereiro 8 horas atrás, Alexandre Felicio de Moura disse: Fala galera .. vou dar uma desenterrada no topico kkk vou ganhar o premio pá de ouro .... Li bastante e fiquei confuso com o termo " BR " eu hoje faço o ratio quase sempre 1:2 ou seja ... 18g no porta filtro p 36g na xicara em aprox 25-30s ... realmente um soco com muito corpo, bastante crema e a mesma mais escura e bem densa ( eu gosto ) mas se eu quisesse mais docura ? eu mexo no ratio ? ... tipo 1:3 ? ou deixo ir ate 40h 42g na xicara ? Se alguem pudesse dar umas dicas com uma narrativa mais simples eu agradesço ... tenho uma gaggia classic pro com um brevile ... sempre torras novas media p escura ... dou valor a corpo com doçura ( sera possivel ? ) Grato a todos ... ps : sempre tento surfar a temperatura na gaggia fazendo um flush ate a luz apagar e quando acendo eu começo a extrair ... meu tempo eu meço na balanca sempre que cai a primeira gota ..... ps 2 : pre infusao na gaggia nunca fiz .... Grato a todos mais uma vez Alexandre ( RJ ) Eu diria para manter o BR constante e variar a moagem. Faça uma moagem mais fina, sem medo de uma extração mais demorada. Se chegar em um ponto onde você está satisfeito com o corpo e quer manter, ajustando mais o equilíbrio do café, varie a dose e mantenha a moagem fixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
douglasartor Postado 24 de Outubro Denunciar Share Postado 24 de Outubro Só nesse forum pra achar uma informação trabalhada de tal forma como foi realizado nesse tópico. Espetacular pessoal! Passei alguns minutos fuçando as 10 páginas e valeu à pena. Amadores também podem ter informação de qualidade, mas que tal! Abraço! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas