Ir para conteúdo

Criar um Moedor Manual


Dobelin

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

olhando os Moedores manuais... HG One, Lido e Pharos (esta foto mais precisamente)

pharos001.JPG

 

pelo q parece, não seria nada complicado montar (+/- projetar) um moinho manual, só utilizaria (compraria) o Burr set de algum moinho já existente no mercado, e neste ponto a imaginação e o bolso seriam o limite....

 

poderia ser usado por exemplo este set para um conical:

http://www.espressot...6.html?___SID=U

 

ou estes de 71 e 83mm (olha o limite do bolso, eu não sei se conseguiria ir com este)

http://www.espressoparts.com/MAZ_129

http://www.espressoparts.com/MAZ_128

 

ou se possivel utilizar mós planas, talvez estes:

http://www.espressot...8.html?___SID=U

pq não este (olha o limite do bolso denovo)

http://www.visionses...itanium-blades/

 

Como sempre... apenas delirando um pouco... e deixando a idéia no ar... (espero q não seja algo já discutido)

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí uma idéia legal. Se poderia até ganhar algum dinheiro com isso, hein, considerando a falta de opções no mercado nacional.

 

Fazer uma versão nacional do Pharos que fosse prática (leia-se fácil de agarrar e de despejar os grãos moídos no portafiltro) seria massa. Só não sei se o preço de um bom jogo de mós viabilizaria o projeto ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a idéia é ótima. Mas aí você investe grana para fazer protótipos, chega num resultado bom, e quando for vender por R$ 1.000,00, com pequena margem para pagar custos iniciais e lucrar futuramente, a maioria vai torcer o nariz e dizer que é caro.

 

Mas, para quem quiser arriscar, de repente vale a pena mesmo projetar algo manual com mós planas e foco em coado e prensa...

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se sabe. Mais curiosamente os caras testaram e parece que o de 71mm moe mais rápido... Mas, ao mesmo tempo, todo mundo paga pau para o Robur com mós de 83mm, americanos gostam de tudo "mais", de repente esse será o preferido, já que custa apenas 10 dólares a mais.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Lido são Ditting - Mahlköenig de 38 mm, as mesmas do Preciso. Acho que ouvi que as do Vario também são Ditting mas nào tenho certeza (parece que a Mahlköenig comprou a Ditting ou algo parecido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma grande vantagem do Pharos (e deverá ser também no HG One) é que é um moedor de mós grandes que não desperdiça quase nada de café e nem ocupa a tua cozinha toda, como a imensa maioria dos moedores top de linha. E nem te leva à falência (o HG One talvez, hehe).

 

Mas a economia de grãos é o fator primordial a ser considerado em uso doméstico porque não tem como repassar o custo disso pra ninguém! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não quero dar uma de pessimista, mas...

 

Fazer um moinho em casa, sei não. Só se for como o Marcio falou, algo para coado, pois aí exige uma precisão um pouco menor. Só que há moinhos baratos no mercado que atendem bem para coado, como o Krups, o Hario e por aí vai, então seria meio sem sentido fazer um do zero.

 

Já fazer um moinho para espresso aí a conversa é diferente. Trata-se de um instrumento de precisão. A maioria de nós, pobres mortais, não tem o ferramental nem a técnica para construir um instrumento com tal precisão, com alinhamento perfeito, rigidez estrutural, etc, etc. É um investimento alto e de difícil execução.

 

Talvez tenhamos um bom engenheiro mecânico aqui no fórum que se interesse. Por enquanto eu diria que é uma excelente idéia, mas bem difícil de implementar na prática.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em parte. Algum conhecimento é necessário, mas principalmente acesso às ferramentas adequadas é indispensável. Possivelmente um bom torneiro mecânico conseguisse fazer as peças (exceto as mós) que se precisam pra um Farol (o Pharos brasileiro :lol: ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiar o Pharos, de repente já incluindo algumas modificações do William, pode ser viável. O conceito não é tão complexo.

 

Fazer algo como o HG One é mais complicado.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Marcio, essa idéia me veio à mente.

 

O Pharos é um bom ponto de partida e aparentemente bem mais simples de manufaturar que o HG One. Só que eu preferi nem falar nada aqui no fórum senão vai sobrar para vc, né? rsrsrsrsrsrrs

 

Você é o único no fórum que tem um Pharos e para fazermos uma cópia só levando o original no torneiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, tá cheio... Mas não conheço ninguém especificamente :lol: Se alguém desenhar em CAD fica mais fácil, basta arrumar alguém com torno CNC.

 

Mas, vamos lá... Não sei se precisa muito de um torneiro. O eixo seria já comprar no diâmetro correto, serrar e fazer as roscas. Pode ser torneiro ou até mesmo com o cossinete correto e na mão. As bases e alavanca, no caso do Pharos feitas de alumínio, requerem uma máquina que corte. Para o protótipo é possível até fazer na mão... Para um volume decente eu até conheço quem possa fazer em inox com corte a laser, basta desenhar o CAD etc. O mais comum é inox 403, mas se achar pedaço de 304 ou se puder ocupar a chapa toda, fica fácil.

 

Os parafusos são menos complicados. O tubo de plástico que fixa a mó é mais específico. Pode ser de metal também.

 

Legal seria repensar o projeto e melhorar ergonomia, etc. Aí talvez sim, haja necessidade de um suporte para as mós que seja o corpo do moinho feito num torno (como no HG one). Mas tem que pensar a fixação disso e inclusive como segurar etc. E sempre lembrar que manter o eixo da mó alinhado não é fácil, o Doug usou essa idéia de ter o rolamento na parte de cima e na parte de baixo, no HG one são dois rolamentos, um no topo do eixo, outro abaixo das engrenagens.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

A idéia do CAD me agradou. Há muitos anos atrás eu usava AutoCAD...

 

Quer dizer então que esse tal torno CNC usina as peças diretamente a partir do arquivo gerado pelo aplicativo? Se for isso então há uma luz no fim do túnel.

 

Eu ainda acho que a solução do HG One é mais interessante do que a do Pharos, talvez se pudéssemos bolar algo com o melhor de cada um. Penso que se partíssemos para um caixa de engrenagem como a do HG o custo seria proibitivo. Talvez fazer um desenho similar, mas com o eixo de manivela vertical, como no Pharos, para não precisar de uma caixa, entende?

 

Acho que o ponto fraco do Pharos é carregar os grãos e descarregar o pó, além é claro da estética sofrível. Nesse ponto o HG One tem boas soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pelo que sei, um torno CNC recebe arquivo de CAD. Acho que para corte de chapas e dobras um SolidWorks é melhor que ele já desconta as perdas com dobra. Mas para torno não tem erro.

 

A questão da manivela ser direta no eixo exige mais estrutura de fixação para segurar etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, tá cheio... Mas não conheço ninguém especificamente :lol: Se alguém desenhar em CAD fica mais fácil, basta arrumar alguém com torno CNC.

 

Mas, vamos lá... Não sei se precisa muito de um torneiro. O eixo seria já comprar no diâmetro correto, serrar e fazer as roscas. Pode ser torneiro ou até mesmo com o cossinete correto e na mão. As bases e alavanca, no caso do Pharos feitas de alumínio, requerem uma máquina que corte. Para o protótipo é possível até fazer na mão... Para um volume decente eu até conheço quem possa fazer em inox com corte a laser, basta desenhar o CAD etc. O mais comum é inox 403, mas se achar pedaço de 304 ou se puder ocupar a chapa toda, fica fácil.

 

Os parafusos são menos complicados. O tubo de plástico que fixa a mó é mais específico. Pode ser de metal também.

 

Legal seria repensar o projeto e melhorar ergonomia, etc. Aí talvez sim, haja necessidade de um suporte para as mós que seja o corpo do moinho feito num torno (como no HG one). Mas tem que pensar a fixação disso e inclusive como segurar etc. E sempre lembrar que manter o eixo da mó alinhado não é fácil, o Doug usou essa idéia de ter o rolamento na parte de cima e na parte de baixo, no HG one são dois rolamentos, um no topo do eixo, outro abaixo das engrenagens.

 

Márcio.

 

É exatamente neste ponto que queria chegar. um toro de parpites...

 

o ideal seria conseguir personalizar as Mós, na vdd onde elas forem ficar.

não sei sé possivel, mas desta forma poderia ser usado qq uma... e cada um escolheria a sua. lógico q num limite... ou padrão!

 

btw, a ideia de montar, não para ter lucro ... apenas conseguir usufruir algo bom por um preço razoavel... para todos nós!

 

abraços!

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja fácil usar diversas mós...

 

Mas bons alvos são as cônicas grandes, como já demonstrado eficiência no Pharos e a saber no HG one, ou planas de bons moinhos, como K30 (mas provavelmente exigiriam umas 80-100 voltas para 18g) ou maiores. Acho que alguma plana boa para coado/prensa, como as de 80mm dos Ditting/Mahlkonig, serviriam bem a um projeto interessante. Mas requer boa tolerância das peças...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

olhando os Moedores manuais... HG One, Lido e Pharos (esta foto mais precisamente)

 

pelo q parece, não seria nada complicado montar (+/- projetar) um moinho manual, só utilizaria (compraria) o Burr set de algum moinho já existente no mercado, e neste ponto a imaginação e o bolso seriam o limite....

 

poderia ser usado por exemplo este set para um conical:

 

Como sempre... apenas delirando um pouco... e deixando a idéia no ar... (espero q não seja algo já discutido)

 

abraços!

 

Salve.

 

Se optarem por utilizar algum set da linha da Baratza, é só falar que passo pelo meu custo dele nacionalizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é toró de parpite, vou dar os meus.

 

Algumas máquinas CNC recebem arquivos .dxf ou .dwg (feitos no AutoCAD ou software semelhante); outras trabalham com softwares proprietários.

Digo isso porque tenho um cliente que fabrica estruturas metálicas - lá eles usam três máquinas CNC (corte por plasma, tipagem e furação) e cada uma recebe o arquivo de um jeito. Então vai depender muito de que processo vai ser feito e qual máquina (tipo, modelo e fabricante) será utilizada.

 

Sou Engenheira Civil e uso AutoCAD com alguma frequência - posso ajudar no projeto do Farol. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é toró de parpite, vou dar os meus.

 

Algumas máquinas CNC recebem arquivos .dxf ou .dwg (feitos no AutoCAD ou software semelhante); outras trabalham com softwares proprietários.

Digo isso porque tenho um cliente que fabrica estruturas metálicas - lá eles usam três máquinas CNC (corte por plasma, tipagem e furação) e cada uma recebe o arquivo de um jeito. Então vai depender muito de que processo vai ser feito e qual máquina (tipo, modelo e fabricante) será utilizada.

 

Sou Engenheira Civil e uso AutoCAD com alguma frequência - posso ajudar no projeto do Farol. :)

 

YESSS!!!

 

Olha o Farol (ou seria Faros??) nascendo aos poucos!

 

Vamos lá gente, como disse a Simone, é hora do "Toró de idéias"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...