Ir para conteúdo

[ENCERRADA] 1ª Compra Coletiva de Café VERDE (Cru) de 2016 - MG/ES/BA


Igor

Postagens recomendadas

Torrei hoje o mantissa. Fiz uma torra mais lenta. Porém, como estava consertando, ao mesmo tempo, uma gaveta que soltou a frente, acabei deixando ficar um pouco mais de tempo do que tinha como alvo, o que resultou em um café city+ quando mirava uma torra city.

 

438a82af2468f020e54c484cec468868.jpg

 

881258b15c0d363ed5ac0777b3f5243d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, terminei agora a primeira torra. Tanto da Pop Fun, como dos cafés da compra coletiva.

Torrei 117,1g do Mantissa (que viraram 100,2g).

Dessa vez a umidade parece estar normal (da outra compra ficava sempre em torno de 13%, contra 14,4% dessa agora).

No início a pipoqueira tava dando um cheiro de plástico, mas no final foi embora.

Também não notei grandes diferenças entre a pipoqueira nova e velha. Só notei que a potência parece dar uma abaixada às vezes.

Daqui a uns 10 minutos eu torro um dos outros dois.

A torra durou uns 8:30, sendo o 1C começou pra valer mesmo em 7:30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torrei um lote do Brejetuba e estou tomando agora 10,5g coados a 7%.

Gostei do café, mas minha torra ficou muito avançada pro meu gosto (16,2%). Agora até está bom, mas acho que amanhã talvez já não esteja do meu agrado. Como vou tomar conta de um exame por 4 horas, vou levar pros alunos tomarem.

Eu gosto bastante desses cafés do Espírito Santo.

 

Agora que esfriou um pouco ficou ainda melhor. Ótimo termos um café do ES dessa vez! Até agora, a compra está de parabéns, Igor!

 

Pronto, agora já torrei os 3. O Mantissa foi o primeiro, com 14,4%, seguido do Brejetuba e agora finalmente o Eufrásio, lá da Bahia (ficou com 14,2%).

Amanhã eu acho que vou começar com o Eufrásio e durante o exame foi de Brejetuba.

Editado por José Cal Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou começar a torrar agora

maiores expectativas depositadas no mantissa 

 

brejetuba

torrado no bolinha

9, 15 min de duração da torra

1, 15 de crack

16.8% de perda de massa

ta bem cheiroso

pentecostais ausentes

acho que vai ficar pra expresso

 

o boa vista 

10 min de torra

1,15 min de crack

e emendou no segundo

18.4% de perda

e emendou no segundo

muito cheiroso também

expresso com certeza

e olhem que o volume de gás da boca do fogão

 

mantissa

10 min de torra

crack aos 8.45

15.2 % de perda de massa

promissor

 

acabei de provar o boa vista

coado no hario

vai precisar de bastante descanso

pra se mostrar no expresso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei hoje de manhã o Eufrásio. Como era lavado, me baseei no mesmo perfil do brejetuba, que deu muito certo na xícara. Parece que acertei a mão nesse também.

 

a7b6ea51926ec6857a631781d24a9ea5.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as minhas torras ficaram nesse patamar também. Só o brejetuba que eu errei um pouco na mão, mas ontem ainda estava bom. Hoje ainda não tomei de novo. Vou deixar pra mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu segui o seu conselho de 'dar calor' pro grão. Pus o dimmer nas alturas. Daí a perda acima de 16%. Pelo menos não amargou. Da próxima vou torrar como os outros dois e ver se também fica alta. Eu posto aqui o resultado depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha torra do mantissa eu errei a mão. Passou um pouco do alvo. Fiz no coador e ficou gostoso. Mas, num segundo teste, agora à tarde, senti cinzas no Espresso. Tudo bem que está muito cedo e o café pode vir a ficar bom. Mas, o usual, é que esse sabor de torra não apareça no dia seguinte, ainda que o gás carbônico prejudique um pouco os aromas varietais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, hoje torrei o Mantissa e o Brejatuba, 250gr de cada. Acredito que deixei um pouco demais os dois.

 

O Mantissa teve perda de 14,92

1pt7d1.jpg

200dvg6.png

 

O Brejatuba teve perda de 16,48, não vou colocar a foto dele porque as que tirei não sairam legais, mas ficou parecido, um pouco mais escuro, com o Mantissa, também homogêneo. Cabe dizer que essas quedas abruptas de temperatura do gráfico eu liguei o ventilador do torrador, achei que tava subindo rápido demais, mas agora vejo que poderia ter deixado seguir para encerrar a torra mais cedo.

t8m9lv.png

 

O Brejatuba tá com um cheiro bem doce, o 1º crack veio com saúde, alto que parecia pipoca. O Mantissa parece que avancei demais mesmo, mas está com aroma agradável. Vamos ver com mais uns dias de descanso. O 1º crack dele foi sutil. Para os dois vou tentar dar mais temperatura para encerrar a torra mais cedo talvez. Ainda vou esperar uns dias para experimentar os dois.

 

O Eufrásio estou esperando mais gente dar suas opiniões de suas torrar antes de tentar aqui, inclusive degustação após alguns dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei no sábado cedo com soprador térmico, bowl e colher de páu:

 

Mantissa

200g verde

173g torrado

13,5% perda

580C no soprador térmico velocidade máxima ventilador

11 minutos aprox.

 

Brejetuba

200g verde

173g torrado

13,5% perda

580C no soprador térmico velocidade máxima ventilador

11 minutos aprox.

 

Achei impressionante a coincidência dos números! Foram exatamente iguais as informações de tempo e perda.

 

Ainda não controlo a temperatura dos grãos, apenas a temperatura do soprador térmico que mantive o tempo todo em 580C (ele vai até 630C).

 

O Brejetuba poucas horas depois já era possível sentir um cheiro quase intoxicante de tão doce, e com fundo cítrico, isso sem moer. Acabei arriscando preparo na AP, sem aguardar as 24h. O café realmente apresenta um sabor natural bem doce e cítrico muito similar ao aroma. Consegui zerar o açúcar neste café (confesso que ainda coloco uma pontinha de colher em alguns cafés mais fortes). A descrição feita pelo Igor no primeiro post fecha perfeitamente, um café que falta humildade, tudo nele é intenso.

 

O Mantissa apresentou um cheiro pós torra bem clássico, algo como amendoim torrado. Preferi esperar mais algumas horas até anoitecer para desgasificar, preparei na AP, percebi uma acidez leve e doçura leve, uma versão amenizada do Brejetuba, difícil de tirar ele da memória.

 

Alguém recomendaria puxar um pouco mais as torras do Mantissa para uma perda maior?

 

Agora não sei oq esperar do Eufrásio... ele deveria ser menos cítricos que os demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que mantissa deva ter uma torra mais  clara, a minha embora não tenha penetrado no grão apresentou acentuado amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Mantissa pode ir devagar e deixar claro, acredito que vai ser seu ápice.Ele não ficou bom em torras escuras e nem com desenvolvimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que fiz agora. Acabei de torrar ele. Ainda não ficou no ponto exato, mas, mais próximo do que eu tenho como alvo. Na próxima vou fazer uma torra a 60% no máximo

 

14% de perda, um ou outro grão sofreram com o calor do tambor.

 

0042ffe69217e6f673b109a910bd32ae.jpg (foto de dia, ficou melhor que a de ontem, pouco definida)

 

0ecfe240e4d7fe79c109e878f283b0f2.png

O Pereira Vilella (leia-se Eufrásio, rss) ficou simplesmente divino. Tanto no coador como no Espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os comentários iniciais sobre o café, devo discordar com relação ao que diz respeito à facilidade de torrar :D.

 

O Eufrásio torrei com muita facilidade e acredito ter sido uma das minhas melhores torras de todas até hoje. Como meu método principal é expresso, miro perdas na casa dos 15% e foi isso o que tive. É como dito no início, um café com perfil sensorial bem complexo e equilibrado, gostei bastante do perfil encorpado que obtive. Achei marcante o sabor de caramelo dele.

 

Já o Mantissa, dito como fácil e bom para iniciantes, foi exatamente o que me "enganou" (e estou vendo que deu trabalho para muitos) e passou do ponto, com resultado final próximo a 17% de perda e gotículas de óleo brotando dos grãos. Por mais incrível que parece, não apresentou gosto de cinzas e nem o amargor esperado de um café com esse nível de torra. No lugar disso, no quarto dia estava com um sabor muito flat e sem graça. Com o passar de mais tempo o sabor melhorou e agora há um achocolatado até agradável, mas nada além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, vc comprou o Pereira Villela torrado ou cru? Tambem achei os cafés deles muito bons.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, não vou mudar nada no perfil do mantissa. Dos cafés da compra coletiva é o que tem menos traços exóticos ou sabores não usuais. Nem por isso perde para os demais, pois se trata de uma bebida muito limpa e bem aromática. Apenas mais do que estamos acostumados a beber. Dai porque parece ser pior que os outros.

 

Fiz o mantissa no coador agora há pouco. Estava me deliciando com o café. Pena que tive que sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras do dia 03/07/2016 - Máquina de pão x Soprador térmico

 

1- Sítio Boa Vista - Eufrásio Lote 11 (Catuaí Amarelo) - Ficou com 13,8%

 

00:00 - 102°C

00:01 - 72°C

00:02 - 112°C

00:03 - 146°C

00:04 - 149°C

00:05 - 157°C

00:06 - 167°C

00:07 - 177°C

00:08 - 192°C

00:09 - 205°C

00:10 - 216°C ----> 1° crack

00:11- 209°C

00:12 - 209°C

28108146835_07d8357b65_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2- Fazenda Santa Clara - Brejetuba / ES (Catuaí Amarelo). Ficou com 15,6%

 

00:00 -160 °C

00:01 -77 °C

00:02 - 112°C

00:03 - 126°C

00:04 - 145°C

00:05 - 159°C

00:06 - 173°C

00:07 - 180°C

00:08 - 192°C

00:09 - 203°C ----> 1° crack

00:10 - 207°C

00:11- 210°C

 

28108136615_6b21a5eac4_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoal torrei o Eufrásio hj na omeleteira....11 min e 30 seg de torra com 15 % de perda de massa . Vou colocar uma foto... gostaria da opinião de vcs, já q esta é minha segunda torra. A primeira ficou cru, estava com medo de queimar, não deu nada certo, foi 18 min.... Daí não torrei mais. Esperei até um amigo q tem um I Roast e tem uma torrefação torrar p mim p eu poder saber onde deveria chegar qdo fosse fazer por minha conta. Então hj acabei de torrar e na xícara ficou muito parecido com o q ele torrou p mim

Como adicionar foto?

Como adicionar foto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...