Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso PRECISO


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Ruben, os cafés que o Gil mandou não poderiam dar errado. É só jogar no filtro. E adorei o Caconde...muuuuito bom (inclusive vou encomendar com o Victor). 

 

Creio q já peguei a manha da compactação. Extraí 30ml em 25s (para os 2 na média).

 

Testei também no 5G com o Blend Expresso Brasil e ficou muito bom. 

 

Estou sempre cortando o shot com 25s (não sei se certo), mas como estou sem balança, estou me baseando no tempo. 

 

Daqui a pouco vou testar com 1G ..(estou bem receoso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ruben, os cafés que o Gil mandou não poderiam dar errado. É só jogar no filtro. E adorei o Caconde...muuuuito bom (inclusive vou encomendar com o Victor). 

 

Creio q já peguei a manha da compactação. Extraí 30ml em 25s (para os 2 na média).

 

Testei também no 5G com o Blend Expresso Brasil e ficou muito bom. 

 

Estou sempre cortando o shot com 25s (não sei se certo), mas como estou sem balança, estou me baseando no tempo. 

 

Daqui a pouco vou testar com 1G ..(estou bem receoso).

 

Começando a mandar bem.. talvez nem precise encomendar outra pecinha para a frente da máquina..  :ph34r:

 

Guarde uma das doses do Gil para você medir dosagem com o seu café, até a chegada da pesadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee!!!

Ótimo sinal!!!

Poxa vida, você estava realmente fazendo carinho no bolo com o tamper antes hein!?  :lol:

Se no 5G foi bem, tente ir engrossando um pouco mais para ver quando fica muito grosso. E logo já dá pra se aventurar nas torras mais claras!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee!!!

Ótimo sinal!!!

Poxa vida, você estava realmente fazendo carinho no bolo com o tamper antes hein!?  :lol:

Se no 5G foi bem, tente ir engrossando um pouco mais para ver quando fica muito grosso. E logo já dá pra se aventurar nas torras mais claras!

 

kkkkkkkkkk....pois é ... tava alisando a café.... :P

 

Vou fazer isso .... Agora sim é um PRECISO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! E se no 5G está tirando 30mL, se subir 1 ponto deve dar pra chegar nos 50mL com 30s. Vai de gosto né, mas eu costumo curtir duplo entre 40 e 50mL.

 

Aliás, vi vídeos do pessoal virando o portafiltro de ponta cabeça para mostrar que o bolo não caía quando bem compactado. Fiz isso 2x... na segunda minha cozinha ficou preta, pois claro que o bolo caiu...  :unsure: nunca mais repeti...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo! Deves trabalhar na casa do 5 para torras médias e poderá baixar para as torras mais claras. Só festa agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, repetibilidade do resultado é ótimo! Mostra que miss, moinho e barista parecem consistentes =)

Experimente mais grosso. Ainda está trabalhando na faixa do ristretto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gastrite ficamos nós com um moinho que só dava problemas... agora estamos com úlcera mesmo de descobrir que o moinho NÃO está com problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2º teste Preciso conforme orientações do Velloso

 

Teste moagem nível 2A - 18g do Blend Expresso Brasil: Aproximadamente 10ml de um melado..rsrrs. Mais crema que café.

 

Salve Rodrigues

Acredito que as 18 gramas foram acima do necessário e recomendável para o filtro de 2 doses da Silvia. Pode ter sido a causa para o pouco volume da extração. Eu reduziria para 16 gramas no máximo e refaria o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Alexandre

 

Eu estava percebendo que usando 18g, o pó praticamente encostava no parafuso da tela.

 

Hoje fiz com 16g e melhorou. Apesar que tirei uns 40ml em uns 30s e ficou um amargo.

 

Acho que errei na temperatura da máquina. Estou ligeiramente inclinado a instalar um PID na Silvia. (mas futuramente, por enquanto vou aprender domá-la)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...