Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso PRECISO


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve Cláudio.

Na verdade seriam 2 colheres de sopa bem cheias.

Toma-se como padrão 20 gramas por colher se sopa cheia de pó.

Verifique as instruções para preparo nas embalagens de cafés comerciais. Em geral indicam 4 colheres de sopa = 80 gramas.

Beleza Alexandre. É brincadeira, o  CEB jamais poderia ser utilizado a ôio...!!! Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, me tire essa dúvida por favor.

 

Comprei o Blend Expresso Brasil e assim que chegou os congelei. Retirei do congelador essa semana para extrair meus shots.

 

Quando comecei a moer utilizando o Preciso no nível 2G, percebi que está formando grumos como os da imagem (em menos quantidade).

 

O que eu deduzo é que por terem sidos congelados recém-torrados, eles devam estar "novos" e estou moendo muito fino. Pode ser isso? 

 

Obs. Deve ter ficado uns 20 dias congelado (ou mais).

 

IMG_1508-thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigues.

De início, ressalvo que o congelamento retarda o envelhecimento, mas não o cessa. Se congelou no dia seguinte da torrefação e descongelou 30 dias após, o café não mais estará como no 2° dia e tampouco como estaria no 30° dia se não fora mantido congelado. Estará equivalente a como estaria se houvera sido guardado sob CNTP por um tanto de dias maior que 2 e menor que 30.

 

Quanto ao empelotamento, o principal motivo é a umidade. Seja a relativa do ar ou contida nos próprios grãos torrados. Quando a moagem é mais fina, é mais fácil ocorrer do que quando é mais grssa devido ao peso específico das partículas.

 

Você permitiu que os grãos retornassem à temperatura ambiente antes de abrir a embalagem e manuseá-los?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Pode-se dizer que o envelhecimento ocorre em velocidade muito menor. Talvez 50% mais lenta ou até mais. O que é muito.  Pero que lo hay, hay.

 

No congelador deveria estar a -18°C e na geladeira a +2°C. Assim a diferença entre a temperatura ambiente e a dos grãos ao sair da geladeira é capaz de provocar condensação, ainda que imperceptível. Ou seja, água no exterior dos grãos.

O ideal é deixar que atinja naturalmente a temperatura ambiente. O tempo necessário dependerá da temperatura ambiente.

Uma boa rotina é retirar à noite e manuseá-los pela manhã. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues.. Se estiver perguntando por questões de ajuste de moinho tudo bem.. Mas se for por paladar, eu acredito que você não vá perceber a diferença ainda... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rodrigo, se não me engano, relatou algumas experiências com o grão congelado e disse não perceber diferenças em retirar direto do congelador e moer e aguardar alcançar temperatura ambiente.

Por conta disso ele ultimamente tem moído assim que retira do congelador, sem aguardar que os grãos fiquem em temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues queremos saber das tuas extrações e testes com o 1G. Testes com o café que Gil mandou, tudo assim! Passa a madrugada testando ai pra ver se tem algum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...