Ir para conteúdo

Torra com a pipoqueira inclinada


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Ah, Leo, faça uma experiência legal quando estiver torrando. Incline a pipoqueira ligeiramente, coisa de 3 a 5 graus a partir dos 3 minutos. Voc~e verá os grãos girando lindamente ordenados, em vez de ficarem pulsando. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Leo, faça uma experiência legal quando estiver torrando. Incline a pipoqueira ligeiramente, coisa de 3 a 5 graus a partir dos 3 minutos. Voc~e verá os grãos girando lindamente ordenados, em vez de ficarem pulsando. :)

 

Rodrigo, meninos:

 

Esse finde eu torrei com a pipoqueira inclinada de novo (usei o Método Rodrigo de Apoio com Panela® :)). Reduzi a quantidade de café (usei 60g) e o tempo de torra aumentou para 6min30s, temperatura final de 236°C. A quantidade menor fez muita diferença. Dessa vez os grãos se movimentaram lindamente, como você disse, e a torra ficou bem mais homogênea.

 

Torrei na varanda de casa e deixei a pipoqueira destampada; o tempo estava bem fresco (19°C), e ainda com uma brisa de fim de tarde. Acho que isso tudo colaborou para a temperatura ir subindo bem mais devagar. Ainda não provei o café, mas acredito que terei boas surpresas com o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, São todos os fatores juntos que influenciaram.... é normal.

 

E se foi a primeira torra sem aquecer a câmara, estica o tempo mais ainda.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mod que eu fiz nesse final de semana pra não perder grãos na Pop Fun na torra inclinada. Foi muito simples e não perdi um grão sequer.

 

Primeiro, cortei com uma tesoura uma lata de tomates pelados sem a tampa nem o fundo:

 

7876853556_6eba52e6c8_b_d.jpg

 

Depois é só aclopar essa bagaça na pipoqueira, acomodando a tampa transparente. A pressão da própria lata faz com uma fixação mais do que suficiente. Fiz três torras seguidas e não caiu.

 

Pipoqueira psicodélica:

 

7876854360_d129cb0ca6_b_d.jpg

 

Olhaí, Ruston, dá pra fazer um belo molho sugo e de quebra não perder mais valiosos grãos de café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Não, ele só serve de suporte pra lata cortada, que fica na parte de baixo contida pelo câmara da pipoqueira e em cima pela cúpula de plástico. O domo transparente desta forma não tem contato com a câmara quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, nas minhas torras não tenho conseguido uniformidade. Torrei na pop fun 120g do Chapadão de Ferro. Uma coisa me deixa intrigado. Como faço para que a película deixe os grãos totalmente. No meu caso, mesmo fazendo uma torra mais demorada (9:30) fica ainda bastante película no café. :(Tem algum procedimento especial para retirá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não forçar a agitação, não conseguirá uniformidade com 120g. Eu chacoalho a pipoqueira toda, acho que mistura melhor que uma colher ou haste.

A película não deixa todos os grãos. Depois de resfriar no escorredor de macarrão, se você chacoalhar bastante ali dentro consegue remover mecanicamente a maior parte da película que restou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

120 gramas é muito café pra pipoqueira

 

90 a 100 gramas torra de boa, uniforme e sem película alguma.

 

Agitando no princípio com o cabo de uma colher de pau no sentido da rotação da ventoinha.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende do café,

o Unique Frutado eu torrava 120g na pipoqueira e tinha bons resultados,

nem precisava agitar manualmente,

com outros cafés tive que usar quantidades menores, na maioria das vezes.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem, eu disse 90 a 100 gramas como padrão, pois é uma média entre os diversos grãos existentes no mercado.

120 ou 140 são casos específicos, que na minha opinião, tem que ficar claro para o pessoal que está iniciando na pipoqueira, que não é uma quantidade a ser usada o tempo todo.

São casos específicos para grãos específicos, porém existem no mercado, grãos densos, pesados e pequenos, que irão forçar a pipoqueira, causando eventualmente a queima do equipamento.

Acho que isso tem que ser levado em consideração.

Já torrei inúmeros cafés na minha antiga pipoqueira e já tive casos de 120 gramas que desarmou ela.... 90 que desarmou tb, 120 que torrou legal e por aí vai...

 

Então fica a minha opinião: Para não ter dor de cabeça futura, queima de equipamento, chaqualhação de pipoqueira, torra demorada com pouco café ou rápida demais com muito café e muitos outros impasses, acho prudente estabelecer 100 gramas como um parâmetro que é mais garantido.

 

Abraços pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Fogo, você está certo considerando a sua abordagem em relação à pipoqueira.

 

Mas se olhar minhas participações anteriores verá que nunca deixo a pipoqueira desassistida, nem quando torrava 70g por vez. Aposto que com 100g ou até menos, sem nenhuma ajuda, muitos grãos terão pontos de queimado, independentemente do café que se utilizar, pois a agitação inicial será insuficiente e muitos grãos terão uma desidratação precoce, enquanto outros estarão bem verdes. Isso não se recupera mais no andamento da torra.

 

Eu gosto de participar ativamente durante toda a torra, o que acaba compensando a sobrecarga, tanto que nunca tive nenhum desarme de pipoqueira. Não digo que essa quantidade é pra qualquer um. Se você quer uma torra "plug and play", esqueça quantidades grandes na pipoqueira. Mas se não tiver preguiça e gostar da função, acaba compensando pelo plus de grãos que se consegue torrar de uma só vez, além de aproveitar o incremento da torra por condução entre grãos que a sobrecarga acarreta, o que observo como um fator favorável no resultado. Acho que vale a tentativa.

 

E pra provar o que digo, fotografarei a próxima torra de 120g ou mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerável suas experiências Rodrigo, com certeza são de grande valia.... o problema é que vc mora em POA enquanto outros moram em Sergipe, Natal num sol de 45 graus e por aí vai.... é bem diferente.

 

Outro fator é que em momento algum disse que era para colocar lá e largar... tem que ter uma colher de pau pra ajudar no arranque inicial para desidratar os grãos por inteiro

 

Se tentar fazer uma torra assistida de um grão denso com 140 gramas em nossa região aqui, verá o resultado.... é alta temperatura e descontrole na certa! Pelo Sul do país acredito fielmente ser mais fácil domar a pipoqueira do que em regiões mais quentes..... quando eu torrava nela, eu não desgrudava dela e com colher de pau o tempo todo dissipando calor para não queimar os grãos...compreende?

 

Por isso, a nível Brasil é preciso estabelecer um padrão, que na minha opinião tem que ser 100 gramas....é só uma opinião geral...depois cada um se adapta a sua região, altitude e pressão.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POA nessa época deve ter, facilmente, dias de bem mais de 30 graus sob o sol. E não sei bem onde é que a galera mora com 45 graus dentro de casa! Imagino que dentro de casa tenhamos números próximos, de 27 a 32 graus, ou seja, não faz grande diferença para a pipoqueira.

 

Certamente há que tomar cuidado com mais de 100g e agitar bem com colher de pau ou inclinando, para o fluxo de ar diminuir mas não parar. Senão queima a resistência mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POA é o saara nessa época do ano. E dentro de casa a temperatura não varia tanto, como o Márcio falou.

 

Garanto que se colocar 120g ou mais e não tomar algum cuidado para garantir que o fluxo de ar não diminua demais, terá problemas de queima de resistência ou desarme do equipamento. Eu faço isso com a pipoqueira levemente inclinada e chacoalho a todo momento, o que faz com que não superaqueça. Obviamente que essa abordagem tem algum risco, mas os resultados tem compensado pela mudança na dinâmica da torra, bem como pela quantidade maior de café que consigo torrar por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a discussão é valida mas vocês estão esquecendo de um fator importante...voltagem.

 

Aqui em casa eu tenho uma tomada na varanda onde ligo o Behmor e ligava antes a pipoqueira. Ainda não medi a voltagem recentemente mas as torras na varanda sempre demoravam mais do que na cozinha e antes que alguém fale que a cozinha é mais quente eu fazia log de todas as torras e sempre media a temperatura ambiente antes de começar. Essa diferença existia mesmo com temperaturas ambientes equivalentes.

 

Minha Mondial sempre fazia torras na casa de 6 minutos nao importando o café nem a quantidade. Por outro lado nunca consegui agitar mais do que 90g de grãos nela. Só posso creditar isso á diferença de voltagem, caso contrario como explicar colegas cujas torras duram 3 ou 4 minutos usando o mesmo modelo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Mondial sempre fazia torras na casa de 6 minutos nao importando o café nem a quantidade. Por outro lado nunca consegui agitar mais do que 90g de grãos nela. Só posso creditar isso á diferença de voltagem, caso contrario como explicar colegas cujas torras duram 3 ou 4 minutos usando o mesmo modelo?

 

Se eu não utilizar nenhum expediente, é exatamente isto que dura. Mas como eu gosto de experimentar... faço diversas outras coisas para retardar: inclinar, chacoalhar, desligar, etc. Não é bom pra repetibilidade, mas consigo resultados bem mais satisfatórios assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre essa questão de largar a pipoqueira ligada, já vem no próprio manual dela: NUNCA deixar ela ligada sem supervisão. Isso fazendo pipoca. Imagina então torrando café, que verdade seja dita é uma pequena gambiarra.

 

Já fiz duas torras aqui de 120g, do Condado. A agitaçao fica bem prejudicada. Só vai dispensar ajuda depois da expansão, logo após o 1º crack.

 

O que eu tenho feito aqui, numa tentativa de melhorar a uniformidade e qualidade da torra, é dar um patamar de 4 minutos de desidratação: Assim que a temperatura chega nos 160, desligo a pipoqueira. Ainda vai subir mais um pouco, antes de começar a cair.

Assim que a temperatura volta nos 160 ligo ela por uns 3 a 5 segundos, o suficiente p/ .levar a temperatura a 165. E vou repetindo esse liga-desliga por 4 minutos, acompanhando a temperatura.

Mas pra fazer isto termômetro é fundamental.

 

Tentem fazer e contem aqui. Pode tentar fazer com uma variacao de 10 graus também, entre 155 e 165, pra não ter que ficar repetindo tantas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tentei fazer minha primeira torra na pipoqueira mas não obtive sucesso. O problema ao meu ver é a voltagem.

Medi as tomadas aqui é tenho 107v, sendo que segundo a especificação da pipoqueira ela é projetada para 127v.

O resultado da torra foi que em 15min de funcionamento não cheguei ao primeiro crack.

Minha ideia é conseguir uma fonte de 20v para a ventoinha e caso não consiga resultados após isso pretendo cortar um pedaço da resistência para aumentar a potencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tentei fazer minha primeira torra na pipoqueira mas não obtive sucesso. O problema ao meu ver é a voltagem.

Medi as tomadas aqui é tenho 107v, sendo que segundo a especificação da pipoqueira ela é projetada para 127v.

O resultado da torra foi que em 15min de funcionamento não cheguei ao primeiro crack.

Minha ideia é conseguir uma fonte de 20v para a ventoinha e caso não consiga resultados após isso pretendo cortar um pedaço da resistência para aumentar a potencia.

 

Que quantidade utilizaste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na primeira tentativa foram 100g e na segunda 90g. Nitidamente a ventoinha não tinha força para girar os grãos, a temperatura chegou aos 230 °c mas eu tinha que ajudar com a vareta do termômetro todo tempo.

Apos isso tentei fazer pipoca nela e o resultado não foi bom tambem, as pipocas fficavam presas e acabavam queimando.

Comparando com videos no YouTube ficava claro que a ventoinha deveria ter mais potencia para empurrar s pipocas para fora do copo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra saber a quantidade de café que é compatível com o estado atual de utilização da pipoqueira que permita agitação dos grãos sem artifícios, pegue uma quantidade de café conhecida em um copo (digamos 100g), ligue a pipoqueira e vá despejando café aos poucos, adicionando até o ponto em que a velocidade de rotação diminua o suficiente, mas sem parar. Daí pese o que sobrou e saberá o que a pipoqueira é capaz de agitar sozinha nos estágios iniciais sem ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...