Ir para conteúdo

Salvando torra malsucedida


Bernardo B

Postagens recomendadas

Inspirado por um vídeo do Mills Roasters decidi experimentar.

Eles preconizavam baixar o ar na desidratação, para abaixar temperatura, deixar mais tempo, depois aumentar até 1' Apos 1°C e baixar nova,ente até o fim do desenvolvimento.

Desde que o Gene tem uma tampa, que aberta deixa escapar parte do calor, achei que poderia emular a regulagem de ar através deste artificio.

Escolhi o Topazio da Boa Sorte, e levei uma agradável surpresa desde que tem uma densidade alta, motivo pelo qual decidi por abaixar ainda mais a temperatura: normalmente utilizo 210-215, a Mills falou de 205 e nesta utilizei 200°.

A primeira torra levei bem devagar, demorou 10' (em vez dos 7-8 habituais) para atingir o 1C, segui o protocolo e gostei do resultado, um aroma bem desenvolvido e complexo.

No segundo batch, aumentei a temperatura inicial para 205°, levou 11' para o 1°C porém, no momento crucial do desenvolvimento, tocou o FaceTime no iPad, cobriu o Roastmaster e me perdi ... Achando que a torra ia fugir finalizei.

A fragrância mostrou de cara que, apesar dos 13,5% de perda, o cafe tinha ficado subdesenvolvido.

Parei para pensar: subdesenvolvido ninguém gosta ... Porém torra escura muitos apreciam, especialmente nossa secretaria do lar, que sempre elogia as escuras, também consome as claras, porém sem comentário

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o link, Bernardo? gostaria de ver, porque não tem sido coisa rara. Eu não chegaria a dizer que já comprei muitos cafés com torra "mal sucedida", foram poucos, mas a maioria veio com torra "não tão bem sucedida", ou só "suficientemente bem sucedida". :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tapatalk e muito ruim : apagou a segunda metade do Post !

Nao tenho paciência para escrever tudo novamente, basicamente, torrei de novo e funcionou.

Nao foi perfeito porém uma aceitável torra escura que da para aproveitar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei "re-torrando" vários "lotes" que fiz e deram problema. As minhas retorras perderam quase completamente todos os aromas, em compensação alguns ganharam novos (aroma borracha e aroma queimado rs). N deixei nenhum ficar com torra escura. O detalhe é que fiz essa segunda torra depois de 7 dias em média de descanso (pq estavam com gosto de verde), mas com vários aromas, e a sensação que deu é que a torra "torrou" o aroma verde e todos os outros. Talvez funcione melhor antes do desenvolvimento pós torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é simplesmente "re-torrar" ...

No meu caso, não torrou bem o interior do grão, de forma que corrigir esse fator foi meu objetivo.

Desde que com a torra a densidade tinha diminuído muito o grão carregou calor rapidamente, as curvas de RT e BT eram paralelas e com menos de 10° de diferença.

O desenvolvimento fiz a uns 210°, bem frio, de forma de permitir mais tempo de torra interna sem queimar por fora.

Ainda resfriei bem lentamente, de forma que por fora a torra parasse, porém continuando por alguns minutos internamente.

Evidentemente que perdeu o sabor varietal e todo o aroma, porém conservou parte da doçura, um pouco de acidez, caramelo e chocolate, tipo um café gourmet médio, uma bebida mais forte e que agrada a maioria das pessoas "normais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...