Ir para conteúdo

Chaleiras com Termômetro


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Não sei se vou conseguir me fazer entender por escrito.... Para quem gosta (ou precisa) de despejo pequeno, por ex. só 1g ou 2g para chegar num volume total desejado, quanto mais inclinado (ideal entre 30º e 45º) o corte do bico em relação à mesa e quanto mais curvo for o pescoço antes da ponta do bico, melhor será o controle de despejo, ou seja, mais fino o fio sem que a água desça pelo pescoço molhando a mesa toda.

 

Minha Bonavita, por ex., tem o corte quase paralelo à mesa, e antes do bico a curva é pequena, e ela é triste para despejos pequenos, principalmente com a chaleira cheia. Para quem quer ter maior controle de fluxo (fio bem fino), com chaleira cheia, das três acima para mim a melhor sem dúvida é a Kalita.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega uma de cada cor, mas manda a azul pra ela, porque ela diz gostar é de azul! A ruivice vermelhosa é intriga da oposição.

 

Essa Tiamo é uma das 3 do primeiro post, o ângulo de corte é bom, mas a curva antes do final do bico é um pouquinho menos pronunciada do que a da Kalita, é um detalhezinho que faz diferença (com a chaleira cheia). Pra ter um bom controle a chaleira tem que estar com no máximo 2/3 da capacidade, lá onde está a logomarca Tiamo.

 

Sobre o termômetro embutido é um conforto, sem dúvida, mas como ultimamente ando fazendo tudo com água fervendo (temperatura máxima) até o termômetro deixou de ser importante....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao Lisboa e amigos: a minha chaleira chinesa, que alguns acharam bonita e interessante, pode encaixar perfeitamente um termômetro na ponta de sua tampa. Seria viável?

 

00ae71155cc962f36d94f77dc24491f8.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, não entendi... ela não tem furo pra termômetro, certo? vc teria que tirar aquela ponta e adaptar ou usar um termômetro por ali? Uma coisa que vc precisa ver, é a altura (tamanho do espeto) do termômetro, o ideal é que ele mergulhe 1 cm pelo menos na água para ler mais rápido, parece que um de 5" já serviria na sua chaleira, ela não parece ser muito alta. Meu termômetro é um ES HW longo 5" (12,5cm) se ele tivesse 6 ou 7 polegadas seria o ideal pois ultimamente ando fervendo pouco mais de 220ml de cada vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com uma broca de aço rápido boa é uma furadeira vc coloca termômetro até em um cofre , :) , agora , tem que ter mão firme ou usar uma furadeirá de bancada , pois se vacilar vc vai arranhar sua chaleira bonita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Lisboa, eu teria que tirar a tampa e colocar o termômetro ali. Eu vou seguir as suas orientações e ver se dá certo. Obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado Carlos Eduardo, é isso mesmo, mas vou tentar tirar a ponta da tampa e substituir por um termômetro adequado. Obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, tem um detalhe... a minha Bonavita tem três aletas laterais que servem para dar pressão no encaixe e deixar a tampa bem firme, para tirá-la é preciso fazer uma certa força. Puxar por um termômetro não seria uma boa ideia, acho que o estragaria rapidinho. Uma solução bem simples, muito discreta e que não alteraria a linda estética de sua chaleira, seriam os tradicionais furos na tampa (um a três) para encaixe do termômetro. ;)

 

Tampa%20Bonavita_zpsuzjibw4l.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra um fluxo controlado, as pequenas dão muito mais controle que as grandes, até porque é menos peso pra você segurar e equilibra na mão. Quando faço V60 ou Melitta com a chaleira só com a quantidade de agua que iriei utilizar, o meu controle é muito maior do que com ela completamente cheia. Outra coisa, uma chaleira grande cheia, demora mais pra esquentar, e na correria do dia a dia, pra um bebedor solitário, isso pode ser um fator importante, uma vez que ele pode estar com pressa e precisar somente de uma caneca de café (350ml).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por outro lado, usar mais água oferece maior estabilidade de temperatura do início ao fim do passado. Confesso que nunca testei para ver se altera muito o resultado, mas tenho o hábito de usar chaleira mais cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...