Ir para conteúdo

Qual moedor escolher ? muito confuso ! help


Lauro Gomes

Postagens recomendadas

Primeiramente boa noite pessoal,peço desculpas por criar um topico,mas estou meio perdido,vamos la...

Ontem fiz um pedido de um moedor de cafe da cadence,ate então tudo bem.Decidi pesquisar mais pela internet apos a compra e ao conhecer o clube do cafe,fazendo pesquisas e mais pesquisas no forum,notei que fiz uma tremenda burrada ! todo mundo falando super mal desses moedores com lamina,cadence,etc... entao,entrei em contato com o site e decidi que quando o moedor chegar vou deixar com a transportadora para que ele volte e eu nao perca meu dinheiro,pois bem.

Minha ideia seria,queria um moedor mais para fazer o café coado e o french press,estou para adquirir uma tambem,no caso de cafe espresso,no momento nao me interesso muito pois não tenho grana o suficiente para adquirir uma maquina e a minha Nespresso me atende super bem,mas sinto falta de um cafe coado e um french press de qualidade. Qual moedor vocês me indicariam de qualidade sem ser os "olhos da cara"? ouvi muitos elogios de uma marca chamada Baratza preciso e um outro modelo da mesma marca,algo em torno de mil reais,o que vocês me falam sobre ela? e quanto ao manuseio,é ,muito dificil ou ela tem regulagem certa? grato desde ja,aguardo resposta e grato por ser aceito ao clube,nao encontrei lugar nenhum pela internet que me ajudasse! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se forem duas ou três doses (7 a 21gr) por vez eu escolheria um Bravo Mini.

E manual, o que não acho de maior relevância em se tratando deste volume, porém a qualidade, durabilidade e resultado na xícara compensam o pequeno esforço.

 

PS: tenho três moedores motorizados (muito bons) e mais três manuais (dois destes são Titan grinders) e no entanto utilizo diariamente um Lido 1, manual e que tem as mesmas mós e características similares aos do Mini, para meus coados e correlatos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao forum Lauro!

Basicamente, se vc ficar apenas nos coados e na french, esse moedor da cadence até pode te atender bem.

Tudo vai depender até onde sua paixão por café vai te levar.

 

Meus pais, que tomam apenas coados (e capsulas), se viram bem com meu antigo moedor de lâminas.

Já minha irmã curte um pouco mais o hobbie, pra ela eu dei uma oster prima late que eu tinha e ela logo comprou um moedor manual Hario Slim (mós de cerâmica) e ela se diverte moendo pra espresso (o cheiro do grão sendo moido é divino!).

A coisa começa a pegar quando vc se aprofunda mais nessa paixão e começa a querer melhorar nos "pequenos" detalhes. Um exemplo é vc querer diminuir aqueles fines nos coados e prensados (aquele café tipo "talco" que deixa um amargor na boca), nessa situação um moedor melhor já te dá esse resultado.

 

O moedor de entrada da marca Baratza é o Encore, que já supre muito bem por muito tempo. Vc encontra um novo por menos de mil reais no Coffee Labs, por exemplo.

Outra ideia são os moedores profissionais usados a venda no mercado livre ou olx.

 

Caso uma hora vc migre para os espressos, ai realmente os moedores de lâminas deixam a desejar (quem vai atras do espresso é pq quer um café mais cremoso, encorpado) e o café "triturado" nesses de lâminas na grande maioria das vezes não entregam um resultado bom (basicamente um espresso com cara de coado).

 

Outra boa opção é o Bravo mini (como o Bernado citou).http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3441-bravo-mini/?p=129262

 

O custo dele é mais ou menos de um moedor elétrico bom de entrada, porém entrega um resultado muito melhor (tanto que vc vai ver a grande maioria dos coffeegeeks daqui do forum com um Bravo mini na assinatura.

 

Mas antes de comprar qualquer coisa, sugiro que entre na parte de moedores, de uma passeada, depois procure topicos sobre coados e sobre prensas.

 

Boa diversão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obriagado pelas respostas pessoal.

 

Se forem duas ou três doses (7 a 21gr) por vez eu escolheria um Bravo Mini.
E manual, o que não acho de maior relevância em se tratando deste volume, porém a qualidade, durabilidade e resultado na xícara compensam o pequeno esforço.

PS: tenho três moedores motorizados (muito bons) e mais três manuais (dois destes são Titan grinders) e no entanto utilizo diariamente um Lido 1, manual e que tem as mesmas mós e características similares aos do Mini, para meus coados e correlatos.

onde acho o bravo mini para comprar? e qual seria o preço? grato ! e quanto ao manuseio,digo,tipo de moagem,mais grossa ou fina etc,como faço isso nele? grato !


Bem vindo ao forum Lauro!
Basicamente, se vc ficar apenas nos coados e na french, esse moedor da cadence até pode te atender bem.
Tudo vai depender até onde sua paixão por café vai te levar.

Meus pais, que tomam apenas coados (e capsulas), se viram bem com meu antigo moedor de lâminas.
Já minha irmã curte um pouco mais o hobbie, pra ela eu dei uma oster prima late que eu tinha e ela logo comprou um moedor manual Hario Slim (mós de cerâmica) e ela se diverte moendo pra espresso (o cheiro do grão sendo moido é divino!).
A coisa começa a pegar quando vc se aprofunda mais nessa paixão e começa a querer melhorar nos "pequenos" detalhes. Um exemplo é vc querer diminuir aqueles fines nos coados e prensados (aquele café tipo "talco" que deixa um amargor na boca), nessa situação um moedor melhor já te dá esse resultado.

O moedor de entrada da marca Baratza é o Encore, que já supre muito bem por muito tempo. Vc encontra um novo por menos de mil reais no Coffee Labs, por exemplo.
Outra ideia são os moedores profissionais usados a venda no mercado livre ou olx.

Caso uma hora vc migre para os espressos, ai realmente os moedores de lâminas deixam a desejar (quem vai atras do espresso é pq quer um café mais cremoso, encorpado) e o café "triturado" nesses de lâminas na grande maioria das vezes não entregam um resultado bom (basicamente um espresso com cara de coado).

Outra boa opção é o Bravo mini (como o Bernado citou).http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3441-bravo-mini/?p=129262

O custo dele é mais ou menos de um moedor elétrico bom de entrada, porém entrega um resultado muito melhor (tanto que vc vai ver a grande maioria dos coffeegeeks daqui do forum com um Bravo mini na assinatura.

Mas antes de comprar qualquer coisa, sugiro que entre na parte de moedores, de uma passeada, depois procure topicos sobre coados e sobre prensas.

Boa diversão!

 show,penso que a a baratza seria otimo,mas eu queria mais para o preparo de algumas xicaras,no maximo 3,por ai,e pensei que esse bravo mini me atenderia muito bem,porem,como faço para conseguir um? o preço dele,tem ideia? estou olhando o link que me mandou ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lauro, creio que hoje o Bravo esteja por volta de 1150 reais, caso tenha interesse mande um email para o Gilberto (bodnariuc@msn.com).

O moedor é extremamente simples de usar (ele tem um anel que vc gira, de um lado afina e para o outro engrossa). Eu tive a oportunidade de mexer com um desses nesse domingo, e gostei muito!

Uma coisa legal é que com ele vc consegue até moer para café turco, coisas que nem um Baratza Vario (3180 reais) faz direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele negócio... Dá pra usar de lâminas? Dá... Mas dá uma amargada boa, principalmente em métodos de infusão, como a french press.

 

O Bravo Mini é uma boa pedida nessa faixa de preço de 1K, apesar de manual tem ótima qualidade como o Rodolfo disse. Mas deve demorar um pouco pra sair o próximo lote.

 

Pra elétrico nessa faixa de preço normalmente as discussões aqui ficam entre Baratza Encore, Breville/Tramontina e profissional usado que vive aparecendo no OLX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi...pensei que fosse mais em conta esse bravo mini.pelo que sei então,o melhor custo e benefícios seria o baratza ou tramontina..achei vendendo na Internet na faixa de 990 reais ambos e são elétricos e novos.mais p frente vou investir em um desses,não queria nada sofisticado,como eu disse,para coado e french press,eles iriam me atender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, tudo bem?

Eu aconselho guardar dinheiro e comprar o Bravo Mini, mas terá que aguardar a produção.

 

De imediato poderia comprar o Breville que tem um tópico de venda aqui no fórum.

 

Mas se por agora não quer investir muito pode ir para um manual como o Hario, mas no coado terá um pouco de dificuldade, mas nada que uma peneira não resolva.

 

Se tiver interesse tenho um Hario Skerton parado aqui que vou vender e foi usado por umas duas semanas somente.

 

Forte abraço.

Inté.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, tudo bem?

Eu aconselho guardar dinheiro e comprar o Bravo Mini, mas terá que aguardar a produção.

 

De imediato poderia comprar o Breville que tem um tópico de venda aqui no fórum.

 

Mas se por agora não quer investir muito pode ir para um manual como o Hario, mas no coado terá um pouco de dificuldade, mas nada que uma peneira não resolva.

 

Se tiver interesse tenho um Hario Skerton parado aqui que vou vender e foi usado por umas duas semanas somente.

 

Forte abraço.

Inté.

como assim dificuldade?  no caso,nenhuma desses dois moedores baratza ou tramontina serviria? ;/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

burr-coffee-grinder-vs-blade-coffee-grin

Achei legal ilustrar: veja a diferença entre moagem feita com moedor de lâminas X mós

O moedor de lâminas "pica" o café, ficam uns cacos totalmente irregulares. Fora a questão de aquecer demais durante a moagem.

Já o de mós produz uma moagem regular e AJUSTÁVEL, nem se compara.

 

Sugiro procurar no OLX com sorte acha um moedor USADO, pelo valor de um BREVILE (que é bom) ou menos você encontrará muitos moedores profissionais usados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Se puder compre um profissional. Terá um moinho para a vida toda, com qualidade de moagem muito boa. Há um mês comprei um Cunill Brasil com pouco uso. Seu tamanho é grande porem muito resistente e, sua moagem excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acabei comprando um moedor de lâminas e só depois conheci o fórum.

 

Não vai rolar investir por enquanto nesse "hobby" que estou começando agora.

 

Li e entendi completamente as desvantagens que o moedor de lâmina tem.

 

Uma duvida, moer o café na hora do preparo utilizando o moedor de lâmina vai ser melhor do que eu comprar o café já moído?

 

Ou é melhor continuar comprando café moído ate ter um moedor que não corte os grãos?(lâminas)

 

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

como assim dificuldade? no caso,nenhuma desses dois moedores baratza ou tramontina serviria? ;/

Fala Lauro, para não deixar sem resposta.

 

A dificuldade que me referi é com o manual mais básico, pois a moagem não é uniforme, mas depois de um tempo de aprendizado pode começar a usar peneiras para separar as partes mais finas.

 

Os Baratza ou o Tramontina atende muito bem.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@evertoncerqueira, você não listou região, equipamentos nem método utilizado, nem no Perfil (sugiro que o complete, isso ajuda) nem na postagem.

 

Pra qual método? Vou assumir que seja pra coados e afins, e no caso de espresso, com máquina de entrada e filtro pressurizado. Pra espresso com máquina intermediária pra cima, com filtros profissionais (não-pressurizados), nem pré-moído, nem lâminas: só com moedor de verdade, mesmo que manual e básico como um Hario Slim.

 

Dadas essas premissas, a despeito de moer inadequadamente, acho melhor comprar grãos frescos e triturar no "laminador" até o ponto mais adequado possível (dando pausas pra evitar sobreaquecer o café no processo) do que usar café "de supermercado".

 

O aroma do café triturado na hora é o mesmo do café moído na hora, muito melhor que o de café pré-moído. E os "voláteis" ainda estarão presentes, mesmo que a trituração por lâmina não permita a mesma eficiência e qualidade de extração da moagem "de verdade".

 

Enquanto estiver com o laminador, não vale a pena gastar com cafés muito caros. Procure cafés Especias básicos e intermediários, ou mesmo os bons na categoria Gourmet, sempre com torra recente (menos de 30 dias) e preferencialmente na classificação média ou média-clara, pois a trituração tende a realçar o amargor e torras mais escuras ficam muito mais amargas por conta dos fines excessivos do processo "descontrolado" de quebra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@evertoncerqueira, você não listou região, equipamentos nem método utilizado, nem no Perfil (sugiro que o complete, isso ajuda) nem na postagem.

 

Pra qual método? Vou assumir que seja pra coados e afins, e no caso de espresso, com máquina de entrada e filtro pressurizado. Pra espresso com máquina intermediária pra cima, com filtros profissionais (não-pressurizados), nem pré-moído, nem lâminas: só com moedor de verdade, mesmo que manual e básico como um Hario Slim.

 

Dadas essas premissas, a despeito de moer inadequadamente, acho melhor comprar grãos frescos e triturar no "laminador" até o ponto mais adequado possível (dando pausas pra evitar sobreaquecer o café no processo) do que usar café "de supermercado".

 

O aroma do café triturado na hora é o mesmo do café moído na hora, muito melhor que o de café pré-moído. E os "voláteis" ainda estarão presentes, mesmo que a trituração por lâmina não permita a mesma eficiência e qualidade de extração da moagem "de verdade".

 

Enquanto estiver com o laminador, não vale a pena gastar com cafés muito caros. Procure cafés Especias básicos e intermediários, ou mesmo os bons na categoria Gourmet, sempre com torra recente (menos de 30 dias) e preferencialmente na classificação média ou média-clara, pois a trituração tende a realçar o amargor e torras mais escuras ficam muito mais amargas por conta dos fines excessivos do processo "descontrolado" de quebra.

Nossa muito obrigado pela resposta completa,gostei das dicas e da resposta estar detalhada.

 

Obrigado pela dica do perfil, farei isso. No momento meu modo de preparo esta somente na french press e estou querendo uma moka(italiana). Talvez usar na cafeteira simples do trabalho as vezes...

 

Comprei o moedor de lâmina e só depois descobri o fórum e li que não era o mais adequado, só quero ir com calma e evoluindo aos poucos no café, o expresso e outros métodos serão bem no futuro.

 

 

 

Vou me divertir com essas laminas então, acho que já vou perceber uma diferença, já que do melado coado já com açúcar de casa pra french press foi uma diferença gigante.

 

Abraço

 

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...