Kaue Teixeira Lima Postado 21 Julho 2016 Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Olá galera ^^Eu tenho uma cafeteira Moka que ganhei dos meus pais quando vim pra faculdade. Isso faz uns 5 anos. E nunca tive muita felicidade com ela.Ja vi inumeros vídeos sobre como preparar com ela mas nunca acertei 100%A grande maioria dos lugares fala para tirar do fogo quando começar a subir, mas a minha se eu faço isso o café para de subir =[ ]EM outros lugares eu ja vi deixarem no fogo - se eu faço isso o cafe fica um marrom estranho, oleoso e horrivelmente forte.E não importa o pó que eu uso, eu sempre acho que o café fica acido de mais - chegue até a comprar até o Octavio café aqui - o ultimo que fiz com ele praticamente eu perdi o cafe pq ficou esse marrom estranho. É como se o café perde-se os aromas todos quase.O estranho é que eu tomo de boas café expresso que deveria ser mais forte, mas na minha moka nunca consegui tomar um café prazeroso =[O ultimo video que eu usei de referencia foi esse aqui: http://www.mexidodeideias.com.br/tv-mexido/como-preparar-cafe-na-cafeteira-italiana-moka/Fiz até o lance de adicionar a agua para não queimar o café.Obs.: obviamente o meu não é uma Bialetti =[ ]obs2.: Não tenho moedor de café, por enquanto eles ainda são muito caros pro meu orçamento =/ Obs3: E crema nela então, é algo que eu nunca consegui =/obrigado ^^ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 21 Julho 2016 Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Kaue, seja bem-vindo. Não manjo do preparo na moka, mas será que a vedação da sua não está ruim? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kaue Teixeira Lima Postado 21 Julho 2016 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Troquei a vedação hj pensando que fosse isso =/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kaue Teixeira Lima Postado 21 Julho 2016 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Tipo, tenho uma duvida.Para o café sair menos acido, devo subir o fogo para a passagem ser mais rapida, ou ir em fogo lento ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinicius Gati Postado 21 Julho 2016 Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Cara tem que ser o fogo mais baixo possível, se não é bialetti com certeza você não vai acertar, se a sua cafeteira para de subir café quando tira do foto possivelmente é mal estruturada e não consegue segurar o suficiente de pressão e calor(estrutura fina) acidez depende do grão e moagem, mas pra mim o café está queimado. Só lembrando, na italiana fica pó de café no resultado final, o que deixa acido(oxida, fica azedo) muito rápido o café, então café de cafeteira italiana é na hora ou esquece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 21 Julho 2016 Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Meu caro, veja se esta utilizando pó novo e de qualidade, caso sim, tente fazer isso, colocar um pouco de água onde o café é despejado para não queimar como você disse que já fez e também ferver a água na moka sem o filtro e o pó, após ferver colocar o filtro e o pó na moka e deixar no fogo baixo, faço dessa forma e gosto do resultado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo D. Postado 21 Julho 2016 Denunciar Share Postado 21 Julho 2016 Kaue, também não tenho uma italiana, mas dá uma olhada nesse vídeo: As dicas me parecem bem interessantes. Espero que te ajudem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Silva Postado 22 Julho 2016 Denunciar Share Postado 22 Julho 2016 fogo baixo e coloque um pouco de água filtrada na parte de cima, para que o café que saia não "queime". É muito fácil "queimar o café" na MOKA, tem que ficar de olho, não pode deixar o café fervendo nela depois de pronto. Use sempre água filtrada. De todo modo, acho que a MOKA produz um café menos suave que outros métodos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ângelo Postado 23 Julho 2016 Denunciar Share Postado 23 Julho 2016 Kaue eu tenho uma Moka que ganhei na Avon (sim, da revista, e pra "cabá" de lascar é rosa bebê) e funciona muito bem e sou muito satisfeito com ela. Minha tia tinha uma made in china que nunca funcionou, nunca consegui fazer o café subir nela. E minha outra tia tem uma bialetti que funciona devidamente bem. Agora, a minha se tirar do fogo o café para de subir. A bialetti de tia idem. E a chinesa foi pro lixo a tempos. A minha não encho totalmente o filtro de café, uso uma ou duas colheres, ela é de 300ml. A bialetti era 150ml e usei 1 colher. Sempre uso fogo mais baixo possível. Disse tudo isso pra você poder comparar com sua forma de fazer. E pode ser que o problema seja a cafeteira tbm, assim como era com a da minha tia, que me fez pensar bastante pra arriscar comprar uma, com medo de vir igual a dela, por isso peguei a da Avon rsrsrs. Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 24 Julho 2016 Denunciar Share Postado 24 Julho 2016 Fala Kaue, De iniciante para iniciante: minha Bialetti Venus chegou hoje, para 6 xícaras (300 ml). Gosto bastante de café, mas nunca tinha ido além dos espressos extraídos em máquinas nespresso, delta q e 3 corações, e então decidi arriscar num café mais artesanal, hehehe! Primeiro fiz a cafeteira rodar um pouco testando com café comum, geralmente muito fino para uso na moka, somente pra tirar a virgindade dela e eventuais gostos de metal que ficam no primeiro uso. Não sabia como ficaria, e foi interessante testar: ficou amargo, até com um certo sabor metalizado. Como já sabia que a cafeteira tinha chegado em casa, comprei um bom café aqui do Estado, chamado "Seleção do Mário", 250g por 20 reais. A cafeteria moeu pra mim para uso na moka, sendo que eu nunca tinha feito café nela antes. Quando abri o pacote, achei até que estava grosso demais, mas enfim. A metodologia que usei é praticamente a mesma que vi em todos os vídeos pelo youtube. Aguá no recipiente até praticamente chegar na válvula de segurança (mas sem cobrí-la de água), encher o recipiente do café sem comprimir, e ligar o fogão com fogo baixo, preparando-me pra desligar no momento em que o café fosse começar a sair. A primeira vez que fiz isso, desliguei logo que o café apareceu na parte de cima da moka, e eu desliguei. O café continua até saindo por um tempinho, mas ele parou bem rápido. Acabei ligando mais um pouco pra sair mais café, e depois desliguei: ficou aguado! 2a tentativa: repeti os mesmos procedimentos, mas tentei achar um tempo certo pra desligar após o café começar a sair na parte de cima. Desliguei tipo uns 5 segundos depois, e provei. O café ficou bom e bem forte (como eu gosto). Voltei pra cozinha, e acho que religuei o café por mais uns 5 segundos pra sair um pouco mais de café, e desliguei. Olha, essa segunda etapa da 2 tentativa deixou o café perfeito, delicioso! Nem muito forte e nem muito fraco, e com o sabor e aroma que parecem ser compatíveis com o café moído do pacote! Tentei reproduzir essa qualidade na terceira vez, e acho que quando o café começou a sair na parte superior da moka eu deixei aproximadamente uns 8 segundos, e depois desliguei. Quando provei, achei que ficou um pouco leve/aguado demais. Ou seja, aparentemente a moka está boa, funciona, mas ainda preciso achar o timing exato pra desligar após o café começar a ser extraído e aparecer na parte de cima. Pelo visto, simplesmente desligar o fogão no exato instante que o café começa a subir não é o ideal, acaba saindo pouco café. Vou tentar uma nova extração agora, esperando uns 5 segundos após o café surgir, e desligar pra ver se fica na proporção correta! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 24 Julho 2016 Denunciar Share Postado 24 Julho 2016 Café que estou usando, e granulação: Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
soul105 Postado 30 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 30 Dezembro 2016 Estava com o mesmo problema da galera, e acho que vou experimentar essa moagem mais grossa aí da foto acima. @Lunatico deu certo sua experiência? Conta aí pra gente :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas