Ir para conteúdo

Cafeteira e moedor, dúvidas.


Eliana

Postagens recomendadas

Olá pessoal!

Chegando agora.

 

O que sei de expresso é o que li nesse fórum e em outros sítios na internet

.

Enquanto não faço um curso de barista (pretendo fazer no SENAC), gostaria da seguintes sugestões:

- como iniciante, qual cafeteira comprar para treinar, mas que faça bons cafés espresso (no valor de no máximo R$ 500,00)

- e qual moedor comprar também para treinar ( preferencialmente um valor mais baixo que a cafeteira)

 

Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Criou
  • Última resposta

Membros com mais postagens neste tópico

Olá Eliana,

 

Seja bem vinda!

 

Temos diversas opções no mercado nesta faixa de preço

 

Cafeteiras:

 

Mondial C08

Electrolux Chef Crema

Philco PHC19

 

 

Moinhos

 

Krups GVX208

Hario Slim mini mil

Expressione titan

 

Entre outros.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fogo Ruivo!

Uma vez li, no reclameaqui, de uma cafeteira super barulhenta, só me lembro da marca Electrolux.

Sabe me dizer se essas mencionadas por você são barulhentas?

 

Abreijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mondial é a mais silenciosa delas, mas a PHC19 parece ser a melhor.

 

Apesar de dizerem que são barulhentas, não chegam a incomodar não.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliana,

 

A recomendação é que você gaste mais no moinho que na cafeteira. Maquina ruim com moinho bom faz café bom, mas maquina boa com moinho ruim é só dor de cabeça.

 

Você tem restrições a usar um moinho manual (de manivela)?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliana,

 

Quantos café tomaria ou faria por dia?

 

Se não forem muitos, o manual Hario Slim te dará ótimos resultados com uma máquina de R$ 300,00 por ex.

Não é tão simples o manuseio, porém muito bom no resultado, comparável com moinhos elétricos na faixa de R$ 1.000,00.

Deve ser algo em torno de 60 a 70 maniveladas para tirar um expresso simples e um pouco mais de 100 para um duplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria o seguinte:

1- moinho bom

2- café bom

3- máquina

ou seja gastaria no moinho, a maquina para aprendizado pegaria uma simples que consiga despressurizar o filtro.

se tivesse como esticar o orcamento, compraria o baratza encore.

O hario pra espresso diario acho trabalhoso, fora a questao dos particulados etc. O resultado do hario infelizmente fogo nao chega num valor de 1000, o encore custa menos e certamente faz resultado muito superior.

Sinceramente eu gosto hj em dia do hario para fazer um bom café coado, apesar que uso ele na mypressi.

Sera que é melhor gastar menos e tomar um otimo cafe coado, ou gastar um valor um pouco maior, mas que nao chega a patamares de um expresso profissional e tomar um cafe razoavel?

Um otimo cafe com um moinho preparado para coado e neste caso o hario se encaixa muito bem, tomara um cafe excelente, muito bom mesmo, ou tambem uma aeropress com um moedor da krups, certamente tera resultado muito superior a uma maquina de expresso mais simples com moedor mais simples tambem.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ruston,

 

 

Realmente não conheço os resultados do Encore e não me lembro se o Alexandre fez algum review, mas como eu exigi muito do meu hario nos últimos meses em quase todas as posições, não sei não viu, mas acho que um hario alinhado e um Encore pode dar um páreo bom, porém só o Alexandre para nos dar um feedback sobre um possível comparativo entre ambos, pois como disse, não conheço os resultados do Encore.

 

Agora, com certeza, o hario para o expresso diário não é nada prático, mas entrega um bom café expresso.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo

sei nao viu, mas o Hario pra mim é so um custo beneficio, nao sei se pq minha comparacao fica com o MD40.

gosto do Hario, mas nao podemos esquecer que estamos pensando em custo-beneficio.

Aqui vai alguns reviews interessantes do Encore http://www.amazon.com/Baratza-Encore-Conical-Coffee-Grinder/dp/B007F183LK/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1345349289&sr=8-1&keywords=baratza+encore

Alexandre pode falar melhor pra gente.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, falou tudo, " Custo benefício "

Pelo menos ao meu ver, pelo seu preço entrega expresso de gente grande não acha?

 

Analisando os resultados com sua Mypressi vc não concorda comigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fogo.

 

De fato, náo fiz o review, mas testei-o e afirmo que ajustado para espresso é surpreendente bom para as granulometrias mais finas e bom para as mais grossas. E a performance se inverte quando se muda para o ajuste medio.

 

Mas a comparaçào com um Hario Mini Slim ou qualquer outro manual portátil é imprópria até porque nào são moinhos concorrentes e sim complementares.

 

Se a grana é o limitador, então não há comparação, o manual portátil ganha a parada.

Se a portabilidade é importante, o manual portátil soma mais uma vantagrm.

Se a amplitude de ajustes de granulometria com consistencia bem aceitável for importante, então ganha o Encore.

Se o conforto for importante, novamente ganha o Encore.

Se o tempo de moagem for importante, dará Encore.

Se a repetibilidade for importante, vitória do Encore

 

Portanto, penso nos manuais portáteis como equipamentos complementares e não como principais. A não ser que estaja limitado pela grana ou pelo porte. Em qualquer outra situação, o elétrico é mais indicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha

se comparar resultado da Mypressi no Hario versus Md40 fica dificil. o café no Md40 é outro, mais suave e saboroso.

me incomoda no hario o amargor resultante, creio que seja devido a moagem nao tao consistente.

ponto positivo pro hario é poder leva-lo junto com a mypressi. Crema e extracao no hario nao teria o que me queixar, claro ai sao outros fatores envolvidos.

Penso que pra Coado ai sim o Hario sera uma execelente opcao. Fiz coado com os 2 moinhos e os resultados foram bem proximos.

abs e para de comprar o Clube todo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fogo.

 

De fato, náo fiz o review, mas testei-o e afirmo que ajustado para espresso é surpreendente bom para as granulometrias mais finas e bom para as mais grossas. E a performance se inverte quando se muda para o ajuste medio.

 

Mas a comparaçào com um Hario Mini Slim ou qualquer outro manual portátil é imprópria até porque nào são moinhos concorrentes e sim complementares.

 

Se a grana é o limitador, então não há comparação, o manual portátil ganha a parada.

Se a portabilidade é importante, o manual portátil soma mais uma vantagrm.

Se a amplitude de ajustes de granulometria com consistencia bem aceitável for importante, então ganha o Encore.

Se o conforto for importante, novamente ganha o Encore.

Se o tempo de moagem for importante, dará Encore.

Se a repetibilidade for importante, vitória do Encore

 

Portanto, penso nos manuais portáteis como equipamentos complementares e ão como principais. A não ser que estaja limitado pela grana ou pelo porte. Em qualquer outra situação, o elétrico é mais indicado.

 

Alexandre disse tudo. :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho (só) um Hario e te digo que quebra um galho. Mas com a minha máquina não faz espressos ótimos (claro, são aceitáveis), e se vai fazer café só pra vc, beleza. Agora se for servir outras pessoas ou visitas... já viu "Falcão - O Campeão dos Campeões", com o Stallone? Em pouco tempo você estará no jogo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho (só) um Hario e te digo que quebra um galho. Mas com a minha máquina não faz espressos ótimos (claro, são aceitáveis), e se vai fazer café só pra vc, beleza. Agora se for servir outras pessoas ou visitas... já viu "Falcão - O Campeão dos Campeões", com o Stallone? Em pouco tempo você estará no jogo...

kkkkk

criativo!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...creio que quando tiver os equipamentos mínimos, vou tomas vários cafés durante o dia.

Também quero servir minhas visitas com ótimos expressos e sem muita demora (quando começar a acertar).

Pelo que li, acho que vou dispensar o moinho manual...muitas "maniveladas" kkk

O Encore mencionado é manual?

 

Abreijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliana, só pra voltar um pouquinho à questão do moedor e lhe ajudar a decidir, dá uma olhadinha nesse vídeo pra você ver exatamente a diferença na manipulação de um moinho Baratza (no caso, o modelo Virtuoso, não o Encore, mas pra ilustrar serve bem, pois a operação é similar) e o moinho Hario Mini (manual):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Rodrigo, não quero sofrer não...kkkkk, pode ser bom e barasto, mas quero ficar longe do moinho manual.

Também não quero gastar muito em moinho, no máximo 300,00.

Sei que tenho que investir mais no moindo, mas por enquanto não posso, será que o Krups (o de mais ou menos 170,00) vai me atender no início?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque numa máquina sem filtro pressurizado o fluxo depende apenas da qualidade e consistência da moagem. Em geral tem que ser mais fina, e pequenas variações na consistência e na regulagem mudam brutalmente o fluxo. Vide meus vídeos com o Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...