Alexandre Velloso Postado 17 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Salve Luciano. Para que visualizes aquilo sobre o que me referi, apresento a bancada Darth Vader ou o lado Macunaíma e criolaço da bancada. Há ainda, exceção às máquinas, outro tanto de acessórios e apetrechos, maior que o exposto, guardado em armários diversos. Sem mencionar a área de torrefação e seus bagulhos, além dos mais de 90 kg de cafés crús. Agora me fiz entender? Salve. Devo uma explicação para a descabida quantidade de "coisas" da foto da postagem # 669. Tal acúmulo não presta-se de exemplo para outros e é fruto do envolvimento profissional que mantenho por décadas com o café. Cada item serve-me, serviu-me ou servirá-me para a prática da profissão. Por exemplo, cada novo café que experimento é extraído em ao menos todos os métodos mais comuns e alguns nem tanto. Para julgar as qualidades e características de um novo café, realizo 2 ou 3 torras a serem testadas e essas amostras serão extraídas, apenas para espressos, em 4 diferentes opções que são cafeteira doméstica com ação pressurizadora, doméstica sem ação pressurizadora. máquina prosumer e máquina comercial. Os coados, testo em cafeteiras elétricas ou manuais, em filtro de papel 102 e 02, filtro permanente e, ainda que raramente, em filtro de pano. Há ainda os testes na Aeropress com filtro de papel e filtro permanente, cafeteira de êmbolo (prensa francesa) e na moka (cafeteira italiana). Outros aparelhos são ignorados como cafeteira tipo "Bolinha", napoletanna, Bellman e vietnamita. Portanto, justifico tanta tralha. Mas que isso não seja tomado como exemplo, pois bom não o será. Na minha visão, o barista amador deve limitar-se a uns 2 ou 3 métodos entre os mais populares que são os coados, espressos, Aeropress e moka. Concentrado nos métodos escolhidos, poderá estudá-los e aprender a melhor controlá-los. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Muito certo Alexandre. Sei bem que vc não é parâmetro pois isso é sua vida profissional. Mas mesmo assim merece um ². 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Aqui muitos fogem aos parâmetros, rsrs. Entre loucos, tudo é normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Não, quando digo "foge aos parâmetros", estou me referindo a nós coffee geeks. Para Homo sapiens normais isso seria caso de internamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Um dia eu chego lá. Ainda estou começando. Na verdade, tudo que tenho, uso. Minha preferência é por espresso e coado. Aeropress muito de vez em quando e prensa francesa menos ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Aqui igual ao Rô. Tem também a Moka meio abandonadinha e o Globex para raras ocasiões. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Eu não gosto de moka. Gosto mesmo é do espresso. A AP está um pouco parada. E o V60 começou a ficar encostado também.. Meu cantinho está praticamente completo para o que quero. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Mal chegou e já está encostado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Confirmei a preferência pelo espresso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Estou na contramão desse pessoal... Gosto demais de me desfazer das coisas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Sim, Clay, você é o rei do desapego, sabemos. Gui, já encostou o Harito? Eu adoro expresso, mas tem hora para tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Eu também Clay... Mas e a preguiça pra por a venda? =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Religiosamente eu tomo AP de manhã, V60 depois do almoço e Moka a noite. Nos intervalos disso sai ou um ou o outro e as vezes ainda até um #saiquestoucompressa. E hoje deppois da janta teve ainda espresso e cappu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Luw, o expresso foi de Nespresso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Não, expresso espresso mesmo, de GB/5 . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Aaaaaah, na rua... Eu hoje na rua nem tomei. Deixei pra tomar um decente e lindo em casa. Silvia fez um pra mim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Tenho garbo e elegância. Mas não tenho uma máquina de espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Por isto perguntei se tinha sido encapsulado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Nespresso só tomo dia de semana quando realmente não dá tempo para outro tipo ou se estou em restaurante. Se a minha CES está correto, virei esnobe . Mas devo dizer que latte com um dos lungos fica bem honesto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Garboso, elegante E esnobe. Veja o que o café fez contigo. Mas vamos voltar aos cantinhos, antes da bronca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 O cantinho ainda é meio provisório, mas só pra movimentar o tópico e mostrar o brinquedinho novo que chegou ontem: O contraste de design entre as máquinas é brutal. 14 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Uma Ascaso nova? Uaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuu!! Tenho uma igual amarela: VÁRIOS likes virtuais, Mortari. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Que gracinha, Ana... Tenho uma Arc amarelinha, só que não de prástico... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Meu sonho de consumo era a azul. Mas era ela ou a ruiva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Valeu Ana! A máquina não é nova, escrevi "brinquedo novo" porque, pra mim, é uma novidade Comprei usada mas praticamente sem uso, o ex-dono ganhou de casamento já há um bom tempo e usava muito pouco, aí resolveu vender. Dei uma geral nela ontem mas quase nem tinha o que limpar, abri o chuveiro e tinha muito pouca sujeira de café ali naquelas partes. O PF por dentro está brilhando como nunca vi o da BBD, nem parece que já foi usado. Uma pena só é que as partes cromadas externas não estão 100%, estão com alguns pequenos pontinhos de oxidação (diria que tá uns 90% bom), acredito que por ficar "largada" numa cidade litorânea, a maresia deu uma atacada. Depois vou usar um polidor pra ver se sai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 E pobre eu aqui cercando os caraminguás, na sova e na ceva, para comprar UMA máquina de espresso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Tá lindona, Mortari. Não importa se é nova ou usada, na sua casa e sua mão é um brinquedo que chegou agora, portanto NOVO. Sonhei muito tempo com a azul... com o perdão do trocadilho. E Luw, para de reclamar: você quer A máquina, né? Vai engordar porco por muito tempo mesmo.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 ótimo cantão Mortari e a máquina nova é muito bonita, parabénsssssss e aproveite bastante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Parabéns, Mortari. Bela coleção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 E atendendo a milhares de pedidos (só que não!), segue meu cantinho do café, inspirado no cantinho do Alexandre! Já peço desculpas pela foto granulada... na tela do celular parecia apresentável! E não vou remontar o cantinho... dá trabalho... 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas