Jose Alexandre Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Recebi hoje. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Rodox.. Na verdade o tutorial não diz qual procedimento é melhor. Você sugeriu um método. Mas questionei outro... Concordo com o Cal, quando disse que no caso da PI, tem que pesar o conjunto todo. Mas acho que após isto, teria que pesar apenas o extraído. Como eu disse, não sei o quanto chega a paranóia de acertar o café. Acho que dá para pesar tudo sem muitos danos à bebida. De qualquer forma, gostei bastante do dito cujo e reutilizei o filtro 3 vezes.. Mandei o primeiro pro lixo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Amigo oriundo do sol nascente, vc está (pelo menos) tentando fazer de forma consistente, certo? Pesando tudo e cronometrando, certo? Entonces, se está fazendo uniformemente por um método, mantenha assim e vá variando os parâmetros básicos (volumes, grão, tempo e temperatura). É mais fácil pesar tudo, então continue assim que vc consegue chegar em um bom resultado. Por exemplo, eu escaldo, desprezo a água e então ponho o pó. Aí ponho tudo em cima da balança e zero. Ou seja, vou pesar o volume total, incluindo o que usei para PI. É uma etapa a menos do que zerar após a PI e além disso acaba com a variação no volume que usou para PI, pois as vezes vai mais ou menos água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 LUW.. O problema é que a retenção de água varia com a quantidade de pó e moagem. Se eu fizer um café com extração de tantos %. Se eu quiser repetir a % mas aumentando o volume de café, terei que mexer na dose/moagem. Só que ao final da extração, a razão ficará diferente. Mas paranoicamente falando.. Não sei o quanto esta pequena variação irá interferir na qualidade. Até acredito que não faça diferença significativa. Ainda mais considerando minha avaliação sensorial fraca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Que vai influir, mais certo do que chuva cair para baixo. Mas vc vai sentir? Duvido. Faça como lhe disse, com a gansinho é bem fácil vc colocar sempre o mesmo volume de água para PI. Se vc quiser, crie uma razão de peso de água para peso de pó e use assim consistentemente. Eu a grosso modo tenho usado mais ou menos 2,5 ml de água para 1 g de pó na hora da PI. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Também acho que não sentirei a variação de extração. E eu não tenho gansinho.. Fervo a água em uma vasilha e depois viro no pitcher para ter mais controle do fluxo. Não é o ideal, mas é o que eu tenho. Enfim, o V60 como ele é.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 ... sem tirar nem por. O gansinho, quando você for mostrar o Japão pra menina, compra logo o da Hario lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Também estou fazendo gansinholess, e acho que estou conseguindo resultados consistentes. Mas usar a ferramenta certa facilita sobremaneira a sua vida... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Cal.. Se eu for ao Japão, acho que nem volto mais.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 de fato, é longe. Deve dar uma lombeira de voltar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Ainda mais que o pessoal do CdC está juntando dinheiro para pagar minha passagem.. Di grátis é sempre mió! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Acabei de passar um Sul de Minas (Lucca). Dessa vez moí a 14 no Encore, PI de 30" (despejei 31 g para a PI) e consegui passar em 2'20" liso os 180 ml, e deixei a borra bem plana. Mas achei que o sabor ficou um pouquinho fraco usando a minha proporção habitual de 1:12 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Alguém já chegou comparar o volume total de água despejada com o volume de café extraído pra ter uma ideia de quanta água é retida por grama de pó? Imagino que essa proporção varie com diferentes cafés e/ou moagens, mas a variação deve ser pequena. Penso que, tendo uma ideia de quanta água fica retida a cada grama de pó e sabendo o quanto de pó está utilizando, fica fácil corrigir o volume de água despejada para conseguir uma extração na razão pretendida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Minha dúvida foi exatamente esta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Mortari, nunca fiz mas é fácil para pesar. Mas o resultado vai me orientar como? Por exemplo, vamos dizer que no meu café de agora há pouco eu consegui 160 ml de café na xícara e eu achei o sabor um pouco fraco. Como aumento a intensidade do sabor sem mexer em amargor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Coloque mais pó e moa mais grosso, mantendo o mesmo tempo. Seria o mesmo princípio para espresso.. Aprende aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Alguém já chegou comparar o volume total de água despejada com o volume de café extraído pra ter uma ideia de quanta água é retida por grama de pó? Imagino que essa proporção varie com diferentes cafés e/ou moagens, mas a variação deve ser pequena. Penso que, tendo uma ideia de quanta água fica retida a cada grama de pó e sabendo o quanto de pó está utilizando, fica fácil corrigir o volume de água despejada para conseguir uma extração na razão pretendida. É justo por isso que penso ser mais prático pesar o volume final. Daí a utilidade de uma estação para coados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 eu já fiz isso. Confesso que não lembro muito bem. Acho que fiz uma pré-infusão de uns 30g. Desses, passou alguma coisa pra xícara, claro. No final, a diferença era parecida com a massa de líquido da pré-infusão. Acho que em torno de uma vez e meia a duas da massa de pó (uso essa proporção para a pré-infusão). Se tiver paciência, quando eu coar de novo meço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Coloque mais pó e moa mais grosso, mantendo o mesmo tempo. Pois é, mas então por que saber o %ext? O que vc propõe é o que eu faria de cara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Luw, vc quis dizer razão de preparo. %extração vc não consegue medir fácil aí. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Eu estava falando da razão de extração. E não %ext... Mas não entendi bem o que você quis dizer... Explica melhor aí... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 (editado) Vamos lá. No início temos massas a de água e p de pó. No final, a coisa se divide em fitlro e copo: af , pf e ac , pc . Com a restrição óbvia que a = af + ac e p = pf + pc . A razão de preparo é p/(ac+pc) e a de extração pc/p, onde os subíndices c e f são de copo e filtro, respectivamente. A dificuldade aqui é que massa de líquido no copo não é a massa de água que não ficou no filtro. Tem uma massa, ainda que pequena, de pó de café junto. Tinha escrito errado o denominador da razão de extração, como sendo o pó no filtro, quando acho que o correto é pó total. Editado 9 Maio 2014 por José Cal Neto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Justamente Cal. Só evaporando, ou o café, ou a borra, e pesando o que sobrou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Perdão, razão de preparo. Mas vamos à carne de vaca, Recaptulando: 180 ml de água (volume total), 12 g de pó, moagem 14, PI de 30" usando-se 30 ml dos 180 ml e passar os 150 ml restantes em 2' (tempo total de 2'30"). Pois bem, vamos supor que na xícara eu consegui 160 ml de café para beber (~88% do volume despejado), mas o café ficou com um sabor pouco intenso. Para melhorar o sabor, o que precisa acontecer, aumentar ou diminuir o volume de café obtido na xícara? E uma vez determinado isso, o que precisa ser alterado no método para chegar nesse volume ideal na xícara? Nada contra a ciência ou fórmulas, quero justamente aprender o máximo possível de conceitos diferentes (sou avesso à ultra-especialização em qualquer coisa na vida). Porém, usando exatamente o mesmo método mas sem pesar o volume de café na xícara, o que acabei de fazer foi aumentar em 10% o pó e cheguei em um café mais gostoso. Fiz o que o Myiamoto sugerriu e o que instintivamente eu teria feito, e melhorei o resultado final. E aí pergunto: para que saber a razão de preparo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Sim o sabor é o que importa! Saber a razão de preparo é mais para comparar com alguém as preferencias de cada um. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 é razoavelmente fácil de medir e tem influência não desprezível no resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 LUW.. Mas respondendo a sua pergunta.. Se você achou que o café está "pouco intenso".. O que você tem que fazer é usar mais pó com moagem mais grossa e mantenha os mesmos 180ml (talvez um pouco mais, já que com mais pó, mais água retém). A razão de extração irá aumentar. Significa que tem mais café na sua bebida com os mesmos 160ml extraídos. Sacou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Vamos lá. 19,6g de pó 318g de água com pré-infusão de 30s (38g de água) e tempo total de extração (até secar o pó) de 2:57 renderam 274g de líquido para beber. Ou seja, ficaram retidos 44g, sendo que não é impossível que grande parte dessa diferença entre 44 e 38 (da PI) tenha ainda pingado na bancada da pia. A razão de preparo foi de... 19,6 / 274 ~ 7% A de extração não tenho a mínima ideia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 O %ext é complicado de medir. Melhor ficarmos só na razão mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Maio 2014 Denunciar Share Postado 10 Maio 2014 Acho pesar só o extraído é mais problemático pra se avaliar a dinâmica de extração, especialmente pro iniciante. Não vou explicar muito por que, mas é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas