Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

E a técnica nipo-paraguaia se dissemina...

Antes de ganhar os meus filtros da AP utilizei os que a Ana me mandou umas 6 vezes o mesmo e funcionou: saiu café preto toda vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para constar.. De desnecessário e inútil não tem nada neste seu teste..

 

Muito interessante e proveitoso... :)

 

Esse japoronga...

Clara e explicitamente em campanha por novos adesivos "na faixa".  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo teste Alexandre, eu estava utilizando uma única vez e achava um desperdício até para o meio ambiente, não gosto de ficar usando nada que é descartável, tento reaproveitar o que posso sem alterar a qualidade, acho que agora vou tentar usar o mesmo filtro umas 3 a 5x. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Essa semana tive a oportunidade de ir no Coffee Lab.

Peguei um "ritual" de comparação entre o expresso e um coado no hario.

A sensação que eu tive foi que o café no hario, que até então eu desconhecia, fica com o aroma e sabor mais diluído. No mesmo grão você tem uma experiência diferente do que no expresso. Não melhor nem pior, diferente.

 

Para mim, o expresso é como um tapa na cara de cafeína, cheiro e sabor. O hario seria um carinho no pé da orelha.

A liberdade poética é apenas um detalhe :-P

 

Adquiri um hario e estou gostando muito do café dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz... Devia ter feito outros, em uma próxima vez vou fazer esse aí então. Vale a pena?

O blend era um de catuai vermelho e amarelo, o melhor que já tomei na minha vida, frutado e cítrico.

Você costuma ir lá Anita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não vou com frequência. Se estiver passando por lá e com tempo, dou uma passada. Mas é longe e um transtorno para estacionar.

 

Temos um tutorial muito bom do Vario, já viu? Está na seção de tutoriais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conhecia o tutorial do fórum.

Vi muitos vídeos de preparação, o que notei que varia muito de um pra outro é o tempo da pré-infusão. Varia, em média, de 20 a 40 segundos.

Eu particularmente prefiro a pré-infusão de 25 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25s é um tempo bem específico pra pré-infusão, rsrs. É bom ter método pra preparar café, traz consistência. Mas não morra abraçado com uma idéia. Muitas vezes é limitador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jamais jamais,

Se tem alguém que não morre amarrado com uma idéia sou eu mesmo.

No grão que fiz minhas experiências pelo menos preferi 25. Testei entre 20 e 40.

 

Eu costumo variar a minha moagem de acordo com o grão também... Talvez quando for passar outro tipo de grão eu ache melhor outro tempo.

 

Assim como no expresso prefiro que o café comece a sair exatamente após 8 segundos de quando ligo a bomba...

Não sei explicar o porquê, mas prefiro variar a moagem e compactação para manter o 8...

 

É... talvez eu goste mais de café do que eu admito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa pré-infusão do último vídeo achei uma farsa. Não chegou nem um pingo de água na parte de baixo do cone.

Eu uso em torno de metade da massa de pó pra água da pré. Cai um pouco de água, mas não se faz omelete sem quebrar ovos.

A pré como ela é. Ou deveria ser.

Eu deixo 30 s. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, quanto mais tempo a água fica em contato com o pó, maior a extração e mais pro lado do amargo fica o café. Se vc aumentou a PI e manteve todo o resto igual, sim vai diminuir a acidez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, a água você quis dizer né?

Achei que isso era muito mais aplicado ao expresso, não tenho muita experiência nele e menos no coado.

Então em grãos mais amargosos posso fazer a pré infusão mais curta  e com um pouco mais de pó se entendi direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, corrigi, sim a água.

 

Extração de café funciona da mesma forma independende do método.

 

Quanto maior a extração, ou seja, mais é retirado do pó indo para água, mais pro lado do amargo fica o café.

 

Se quer aumentar a extração, você pode, de preferência uma coisa por vez:

 

- aumentar a temperatura

- aumentar o tempo de contato

- moer mais fino

 

Para diminuir a extração, ir pro lado mais ácido, é o oposto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Ontem aconteceu algo curioso. Levei um kit de V60 para o trabalho junto com a Bonavita e o Hario Mini e preparei um café do Jonathan. Meu chefe gostou tanto que me encarregou de conseguir pra ele um kit de iniciante completo: filtros, portafiltro, jarra, chaleira, termômetro, balança, moedor e até um livro para iniciantes.  :)

 

Este kit de R$ 80,00 já tem algumas coisas. Agora vou ter que arranjar chaleira, balança, termômetro, moedor e livro. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...