LUW Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Pra mim, os aromas são muito mais evidentes no espresso. Concordo. Tem cafés que funcionam melhor com um método do que noutro, e tem dias que preferes outro tipo de café ou mais elegante ou mais encorpado, e ainda tem outros dias onde só queres suco ou chá. Exactamundo. Com a minha pouca experiência já consegui notar isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 ... e ainda tem outros dias onde só queres suco ou chá. Ainda aguardo esse dia =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Concordo. Exactamundo. Com a minha pouca experiência já consegui notar isso. Todos os dias eu quero expresso. No mínimo 4. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Querer eu também quero, mas quando não se tem máquina... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Sei que já foi discutido aqui.. Mas não lembro de ter lido um veredito... Afinal de contas, qual a massa eu meço? 1) Meço apenas o café da xícara? Exemplo: Quanto chegar nos 200g eu paro a extração. Ou meço quanto de água coloco no filtro? Exemplo: Eu meço 200g e despejo no filtro. Ao final da extração daria uns 170g. Qual está mais certo? Entendo que para conseguir a razão de extração, o segundo caso está correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Não tem essa informação no tutorial do V60? O importante mesmo para a extração é medir o tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 No tutorial, se mede a massa de água que coloca no filtro. E não a massa de café extraída... Por isto a dúvida... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Eu simpatizo mais com a primeira opção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Parece que os 2 métodos são usados. Experimente ambos e escolha o que gostar mais. Comecei a brincar esses dias com o Melitta pequeno. Estou pesando tudo. O problema é beber o café depois. Vou insistir mais, mas está difícil, minha praia (apesar de não ter que surfar a máquina) é o espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 A opção 1 é mais fácil de fazer pois não necessita de um drip station. Porém, na xícara você não teria os 200g citados. Chutando um valor, se usasse 12g/200g. Para primeira opção, a razão seria de 6%. Enquanto para a segunda opção a razão seria 7%. Não sei o quanto este 1% influencia, mas de qualquer forma são valores diferentes. Entendo que para a razão de extração, a segunda opção é a mais correta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Você tem drip station ou vai querer suspender o filtro com a mão durante a extração? Se respondeu não a ambas perguntas, sua dúvida está resolvida, é pesar tudo =) E pesando tudo basta estimar o quanto de água fica no pó, estimo o mesmo tanto do peso do pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Sua pergunta me levou a um novo projeto: Projeto Drip Station Tabajara! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Eu tenho feito assim: escaldo, ponho o pó (1:15 pó/água), zero a balança, ligo o cronômetro, despejo 30-40 ml para PI, espero 30", despejo o resto da água em 2'30" a 2'45". Com leiteirinha (o que dficulta bastante) mas tem saído um café MUITO honesto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 E outra coisa que já deu para perceber (aliás, com o diacho da leiteirinha foi fácil de perceber): não importa o tamanho do PF/filtro, o que faz diferença é a quantidade de pó. É MUITO mais fácil de fazer e controlar quando se usa 20 g de pó do que usar 12 g, por exemplo. Com pouco pó é o bicho fazer o tal do swirl durante o pour over, tanto que não consigo deixar a borra muito plana no final. Mas aí também tem que se levar em conta a falta do gansinho, e tenho confiança que com uma chaleira profissa isso melhoraria.. Catso de RF . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Já usei o V60 duas vezes... E também uso o pitcher para verter a água. Fervo a água em um recipiente maior.. Escaldo tudo. E depois viro água no pitcher, que inclusive ajuda a derrubar a temperatura. Já percebi que tenho que moer mais grosso... Uma pergunta.. Ao final dos 2:30~3 minutos... O café tem que passar todo? Até a última gota do filtro? Mais um exemplo: Despejei as 200g de água, mas ao final do tempo, ainda tinha água no filtro. Eu paro a extração no tempo mesmo assim? A razão de extração vai lá no espaço deste jeito. Tá certo. Eu sei que tenho que ajustar a moagem para ajustar o tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 No outro tópico, o LUW falou sobre desperdício.. Me lembrei de um detalhe.. Vocês reutilizam o filtro de papel? Já usei o mesmo duas vezes e não percebi diferença de sabor.. Já lavei ele mais uma vez e coloquei para secar de novo.. Acho que ele aguenta pelo menos umas 3 passadas né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Gui, o pessoal andou comentando sobre pesar antes da extração ou pesar depois na jarra conforme extrai. Como sempre, sua escolha e como se adaptar melhor. Acho que o debate foi nesse tópico mesmo. Nunca reutilizei. Deve ser o mesmo caso do filtro da AP. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Uma pergunta.. Ao final dos 2:30~3 minutos... O café tem que passar todo? Até a última gota do filtro? Bem vindo ao meu drama diário: fazer, através da força do pensamento, a água passar em até 3'00". Vocês reutilizam o filtro de papel? Não reutilizo, mas acredito (piamente) que possa ser lavado e reutilizado sem prejuízos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Até 3', Luw? Victor comentou estes dias que o refratômetro apontava para extrações até uns 2' (claro, varia a cada café). Não medi as minhas, mas devo estar em torno deste tempo. Antes cascateava mais com moagem OMO. Moendo mais fino agora no Krups. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Eu peso o resultado do café por pura comodidade, para não ter que medir quanto de água deveria jogar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Até 3', Luw? Victor comentou estes dias que o refratômetro apontava para extrações até uns 2' (claro, varia a cada café). Menos de 2'?!? Putz, aí vou ter de moer grosso . Veja, com 12 g de pó, despejando 30-35 ml de água para PI (deixando 30" de PI) mais 150 ml de água (180 ml de volume final total de água), para conseguir passar em 2'35" a 2'45" estou usando moagem 12 no Encore - de modo geral uso 10 pra AP e 20 (sempre) para a Moka. Tomando um cuidado danado para despejar "fino" com a leiteira acho que tenho tirado um café bem decente, e agora há pouco (usando o Sweet Collection) consegui até terminar com uma massa de borra quase plana no filtro. Se meus cálculos estiverem corretos, para passar em 2' acho que eu teria de moer talvez a 16 no Encore. Perdão pela dúvida básica, mas para filtro não é para moer fino? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Miyamoto, suas perguntas estão respondidas no meu tutorial. Pesar tem dupla finalidade: saber quando parar e não usar pouca ãgua na chaleira (pois esfria muito rápido). Fino é relativo. O jeito de despejar influencia muito na velocidade também. Não se cobre tanto no início. Insistindo sai certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Pois é. Para fazer a pré-infusão, por exemplo, só medindo o peso de tudo junto. A não ser que você pese em separado a água, digamos em um copo, antes de jogar e só na PI, quando não cai praticamente nada. Eu sempre fiz pesando tudo e também nunca fiquei paranoico (acho que não tem mais acento) com o tempo. Se bobear nunca nem medi. Mas enfim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 (editado) Rodrigo, como falei, acho que está saindo no mínimo decente, ou pelo menos não é de se atirar aos cães. Mas eu tenho um problema sério: se fico sabendo que o que estou fazendo pode ser melhorado (mesmo que já esteja dando certo), não consigo sossegar até melhorar, nem que seja um pouco. E de novo estou me batendo com os conceitos de fino e grosso. Não sei se é uma simples questão de que o que eu acho grosso vcs achariam fino ou se realmente tem um pusta boi na linha aqui e vcs estão falando alhos e eu estou entendendo bugalhos . Outra coisa que me faz pensar que estou chamando de fino o que realmente é fino é que o Encore tem 40 posições de regulagem (a mais grossa é 40) e nunca passei da 20ª. Edit: Removido o vergonhoso s indecente. Editado 9 Maio 2014 por LUW Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Luw: o sabor na xícara te agrada? Se você curtir um extraído em 15", vai fundo. Eu peso a água despejada, com a balança zerada (e não o café extraído). É como Cal comentou, a PI entra na soma final, tem que ver quanto já entrou ali. E minha pequena pesadora desliga se ficar muito tempo parada (como na PI). Tenho extraído em cerca de 2', chute de tempo pois não medi. Mas tenho curtido mais que o efeito cascata anterior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Essa dúvida do fino ou grosso não é trivial. Só vem com a prática. E ser perfeccionista é defeito? Pode até ser, mas como acha que estou chegando nos 6000 posts sobre café e todo mês comprando uma traquitana ou outra? Sempre quero melhorar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Luw: o sabor na xícara te agrada? Se você curtir um extraído em 15", vai fundo. Ana, o problema não é esse: vai que dá para melhorar? Uma das coisas que me atrai nesse mundo é justamente isso. E mesmo quando vc estiver tirando um café megapower, ainda dá para tentar de outro jeito. Essa dúvida do fino ou grosso não é trivial. Só vem com a prática. Certeza, mas queria poder aproveitar melhor a experiência dos colegas. Eu falando em aramaico e vcs respondendo em sioux fica difícil aproveitar alguma coisa . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Com o Hario, pense em uma textura similar a do açúcar cristal. Ao redor disso, provavelmente um pouco mais fino, mas é por aí. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Cuidado, se tá saindo deScente, tá cada vez pior. Fiz agora 150g do Caconde recém torrado no melittinha, enquanto não chega o Harito. Caconde não falha. Achei que ia ser uma torra Nostradamus de apocalíptica, já que o 1C veio um minuto antes das outras torras do café. De qualquer jeito, pelo menos o melittado que estou tomando está bom. Acho que o Caconde realmente casa bem com o coado. Não vejo a hora de chegar o meu pequerrucho. Por falar nisso, o de todo mundo já chegou? Putz. De novo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Ah, medi os 150g no melitta jr. Fiz em 2:30 e aí parei. Já tinha saído quase tudo. Ou seja, toda a medição às vezes não ajuda tanto, já que não medi quanto de água ainda ficou no filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas