RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Sempre tive vontade de ter uma máquina antiga, semi auto, que fosse boa e bem conservada, com aquecimento rápido para ter como uma segunda máquina ou até mesmo no trabalho, não tenho noção de restauração, como alguns amigos aqui do fórum que são excepcionais, então ou eu encontrava uma máquina já em um bom estado ou ia atrás de alguém para fazer essa restauração, encontrei esta, que tem as mesmas características da Rancilio Silvia, até mesmo internamente, são muito parecidas, parruda, com bons materiais internamente e externamente, na etiqueta com 19 anos mas era de uma instituição que nunca usou, por falta de conhecimento das pessoas e ficou lá parada, guardada, a máquina e o moedor, Brasilia Lady e o seu moedor, hora que chegou em casa eu não acreditei no estado de conservação da máquina, não precisei fazer limpeza, apenas a caldeira que joguei água internamente e esvaziei pelo grupo e saída de água pelo tempo de estar parada, sem risco, internamente as mangueiras e tudo mais, realmente uma belezura, é uma máquina que em foruns internacionais tem bastante fãs que gostam de tê-las e colecionar, no facebook tem até um grupo dedicado a ela, em restaurações, adaptações, etc, um amigo aqui postou de um usuario gringo que fez todo o procedimento de configurações eletrônico nela por arduino e ficou maravilhosa, a única coisa que faltava nela assim como a Silvia era um PID, comprei, está em casa, mas não sei instalar e aqui creio que ninguém mexe com isso, então não sei o que irei fazer rss e o moedor, que retirei a parte do recipiente do grão moido, que são aqueles modelos que é feito através de dosagem e não gosto, mas ela ficou feia sem essa parte, o certo era fazer um funil ou alguém para fazer algum acessorio para saida de grão on demand através de uma impressora 3D, vamos ver futuramente o que faço em relação a isso, mas fiz shots com ela e cuidando com a questão de flush sai espressos bem decentes e é uma máquininha para durar anos e anos se bem cuidada, agora estou com dó de deixar ela parada, ou se trago para a universidade, ainda tenho que ver a respeito, mas estou colocando umas fotos para os colegas darem uma olhada, fiquei bem feliz em ter uma máquina antiga nesse estado, sem precisar fazer qualquer tipo de restauração, seguem as fotos: 7 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 O tanque dela branquinho, mas mangueiras, nem amarelo estavam, realmente me impressionei com o estado da máquina, agora segue o moedor, esse sim, aparentemente deve ter sido usado algumas vezes: Esta é a parte abaixo do grupo da máquina: 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Oxi, impressionou o estado de conservação! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Acho que ela não foi usada, ficou guardada, somente o moedor é que foi poucas vezes usado, quando chegou abri ela pra limpar e me impressionei passei um pano úmido. usei um cafiza nos filtros e grupo coisa que nem precisava também, mais por questão de higiene mesmo, as mangueiras tudo branquinhas, o tanque dela não tinha sujeira algum, esta zero, tenho que tirar mais fotos dessas partes e do moedor montado e postar aqui, ficou um conjuntinho show de bola, pra ficar perfeita só vai faltar instalar o PID mesmo rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Nossa, é incrível !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Álvaro Gomides Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Inacreditável o estado dessa máquina. Imagina o quanto não custou na época! Está a venda? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
perfil_desabilitado Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 A Brasília Lady está excepcional , essa máquina é muito bem documentada ela é do tempo que os manuais eram completos , com vista explodida , lista de peças e diagramas hidráulicos e elétricos. As peças ainda estão a venda na Europa , a máquina é muito boa , caldeira de latão de 300ml similar as antigas da Sílvia, rede de cobre , solenoide e opv de latão. Quanto a pid vc vai encontrar vários projetos de pid com arduino sem problema , um exemplo. https://hackaday.com/2016/07/03/brasilia-espresso-machine-pid-upgrade-brews-prefect-cup-of-energy/ Agora so falta comprar dois pés de café e um ROK 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Nunca que terei competência para fazer isso: https://blog.rhysgoodwin.com/fabrication/brasilia-espresso-machine-restoration-and-pid-upgrade/ E aqui o club dela no facebook: https://www.facebook.com/BrasiliaLadyClub/ @carlos eduardo pé de café só se você vier aqui fazer a colheita e todos os demais procedimentos até o grão limpo e pronto para a torra Vou postar umas outras fotos que tenho no cel Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Vou ter que chegar em casa e tirar do moedor, não tenho nenhuma foto dele completo aqui no celular Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Bom, já matou muitos de inveja, agora abra o jogo, teve que desembolsar quanto pela belezura? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Acho que ela não tem OPV , se não tiver mesmo , ao invés de fazer o upload trabalhoso com PID , vc pode colocar uma OPV de latão com regulagem um manômetro e um termômetro digital arduino . Fica bem mais simples e a máquina vai ficar melhor que uma Sílvia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Bella maquininha ! Parabéns pela aquisição, as Brasilias são muito robustas com peças fundidas de alta qualidade de fundição na própria fábrica(coisa rara) antes de fechar as portas, eram tão boas que as primeiras fiammas vinham com o interior das brasilias(vide a minibar(cópia da lady) e as Ria´s) para fazer o chassi e revender em portugal, se eu fosse você a usaria bastante para ver se vale a pena colocar pid, talvez só com flushes ou trocar o termostato por um mais frio já lhe agradem ao paladar, mais uma vez, parabéns pela aquisição ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 23 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 23 Setembro 2017 Por um instante pensei que estava a venda. Já estava pensando em qual órgão teria que vendar para adquiri-la. Combinaria muito com Brasília, onde moro. rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 23 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 23 Setembro 2017 @carlos eduardo não reparei se tinha a opv ou alguma rosca de regulagem de pressão, teria de abrir novamente e olhar... vc acha simples colocar um manômetro e um termômetro via arduino?? hahahaha não sei nem como utilizar o multímetro pra medir nada, quanto mais algo assim... não é minha praia eletrônica e montagem e desmontagem de equipamentos não... isso tem que ser feito por outra mão, já tenho um PID, vou postar foto dele que tirei hoje... @Rodolfo M coisas antigas se tem valor por estimação, o prazer de se ter algo do passado heheheheh @Álvaro Ford se vendesse a máquina depois me arrependeria @felipe magaldi então achei ela muito robusta, toda em metal fundido, não tem plástico, pena que não produzem mais coisas de qualidade assim, eu realmente não consigo entender como ela esta nesse estado, até os parafusos dela estão com aquele aspecto e brilho de novo, sem corrosão do tempo, é muito estranho, pelo tempo não era pra estar assim, era pra ter algum sinal fosco nos parafusos, vou postar uma foto aqui e vc vai ver o que estou dizendo, os fios, realmente é estranho... gostei da extração dela, é silenciosa, mas é dificil até pegar as manhas do flush, realmente ela esquenta muito e precisa dar flush a água sai quase pegando fogo do grupo rsss, o moedor também achei bem silencioso, apesar dele ter retenção isso não gostei. Parabéns pelas suas restaurações, acho muito legal, gostaria de ter habilidades assim. Seguem as fotos de hoje, não achei a outra parte do moedor, deve estar guardado em algum canto por ai, ele esta feio sem o recepiente que fica o pó e dosador. Esta é a etiqueta do moedor, bem velhinho tbm rss: 4 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 23 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 23 Setembro 2017 Parabéns @RogerioD, isso é o eu que chamo de um achado. Uma verdadeira relíquia e extremamente conservada. De fato, uma pena que já não se produzam mais equipamentos básicos nesse nível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 25 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Então @Murilo Lins e a danada é bonita ainda mais esta cor que é meia degradê, o que gostei dela em relação a ECM é que esquenta rapidinho rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Muito bonita mesmo. A pintura parece perolizada. Se consegui instalar um PID vai se tornar uma antiguidade com ares de modernidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 25 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Eu não sei instalar pid pois não entendo nada de eletrônica, apesar do processo ser simples nesta máquina eu prefiro nem tentar rss, vou ter que ver alguém futuramente pra dar esse UP nela Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 Bacana, hein? Realmente zerada. Esse grupo me parece que está com o kit de sache... Talvez valha a pena procurar o dispersor pra pó, e aí filtro pode ser basicão, VST etc. Também dá pra usar esse dispersor mesmo, não é tão diferente, o de pó acho que abrange mais a área toda com os furinhos. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 @Carneiro Márcio, mas ela veio com um filtro e uma saída dupla no PF, realmente não sei se o "chuveiro" é para sachê, está funcionando muito em no espresso, estava tomando bastante cuidado com a temperatura, que se não der um flush ela queima mesmo, esquenta muito rápido, por isso da praticidade do PID, já que é grupo 58mm comercial, seria fácil instalar um outro. Só estou com receio de deixar essa máquina parada e com o tempo começar a deteriorar, agora chegou mais duas para ajudar a coleção, handpresso auto e a Aram :/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 Como deteriorar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 Ficar parada, ressecar as borrachas, um resto de água na caldeira, corrosões, etc não vou poder deixar na minha bancada, pois já está mais que lotada, ou guardar ou trazer para o trabalho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 Putz, não sei por que fazemos desta forma, estamos sossegados, ai compramos mais coisas e percebemos que não tem onde colocar, ...... rsrsrsrsrsr Mas quando eu acho que estou comprando muito , lembro de um amigo meu , Ivan, que tem 100 maquinas de escrever, e vejo que posso comprar mais, rsrsrsrs 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Setembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 ótima reflexão Gil hahahahaha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 28 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2017 3 horas atrás, RogerioD disse: @Carneiro Márcio, mas ela veio com um filtro e uma saída dupla no PF, realmente não sei se o "chuveiro" é para sachê, está funcionando muito em no espresso, estava tomando bastante cuidado com a temperatura, que se não der um flush ela queima mesmo, esquenta muito rápido, por isso da praticidade do PID, já que é grupo 58mm comercial, seria fácil instalar um outro. Só estou com receio de deixar essa máquina parada e com o tempo começar a deteriorar, agora chegou mais duas para ajudar a coleção, handpresso auto e a Aram :/ Se quiser se desfazer da Brasilia, já esto arrumando um lugarzinho cativo para ela aqui em Brasília. Tudo para não deixar essa deteriorando aí. Eu juro, só quero te ajudar! rs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reynaldo Villanova Postado 2 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2017 Olá pessoal, tenho uma Brasília muito parecida, senão idêntica à da foto com moinho e gaveta de borra brasilia tambem. Se houver interesse, entrem em contato por mensagem. Ainda não está anunciada em nenhum site. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adilson Postado 23 Novembro 2021 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2021 Ola, achei uma máquina Brasilia Lady para comprar, fabricação 2000, onde posso enviar para fazer uma revisão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandro Delgado Postado 19 Dezembro 2022 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2022 Em 23/11/2021 at 12:03, Adilson disse: Ola, achei uma máquina Brasilia Lady para comprar, fabricação 2000, onde posso enviar para fazer uma revisão? Bom dia Adilson, também estou procurando um lugar. Você já conseguiu achar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 19 Dezembro 2022 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2022 Prezado, não sei onde vc está. mas em São Paulo eu indico o Alexandre @cabeca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas