Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

É a mesma fazenda, mas o da Suplicy é NATURAL o da Nuance FULLY WASHED (é, p.ex. o processo dos cafés africanos, a fermentação gera sabores bem interessantes). Talvez é outro microlote tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, mas o processo é mais trabalhoso, precisa de muita agua e uma wash station ... no começo deve ser bem mais caro.

 

E é mais raro aqui no Brasil ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta tentar fazer uso da fermentação para fazer o café ficar igual aos africanos, aquele gosto característico de "terra" advém do solo, condições climáticas, o aroma é exótico e até os grãos são diferentes, já experimentei o grão  fermentado brasileiro na tentativa de deixar similar ao africano e também já provei vários africanos, com esses 40 reais em 250g compensa muito mais comprar diretamente de sites que vendem o africano torrado e enviam para o Brasil  e não é bicho de 7 cabeças trabalhar com a fermentação,  não é um processo demorado, geralmente deixa-se fermentar em média 48hrs,  o Moço por ex. fermentava seus cafés em baldes com água e malte se não me engano, os africanos singles em sí não acho um café excepcional, os nossos singles são mais saborosos, mais ácidos, o tal do ácido fosfórico que é tão aclamado nesse chapadão nunca me convenceu, acho que é mais mkt do que qualidade, pelo menos essa última safra que  comprei não ví nada demais, o que torna os cafés diferenciados mesmo são os blends essa é a vantagem de comprar um importado, o Victor mesmo está vendendo um excelente blend que inclusive contém grãos africanos, acho mais vantagem que comprar esse chapadão aí, bem é minha singela opinião apenas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas para acrescentar informação, a maioria de cafés africanos são naturais, secos em terreiro, tal qual se faz no Brasil.

Já os cafés andinos são, em sua grande maioria, lavados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia. Acho que a maioria dos africanos que tomei foi lavado. Acho o Claus Fricke também escreveu no livro dele que esse método é o padrão na Etiópia etc.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é (pois eu). Eu nunca tomei esse da Nuance, mas o Sombreado, o uno e o dueto tomei. Não achei lá grandes coisas. Sou meio cético em relação a esse negócio de café brasileiro parecido com africano, mas também nunca provei. Vou esperar ver se alguém me dá de presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei um house blend do Alexandre agora há pouco com minha mãe. Ela gostou bastante. A torra é do dia 27. Agora torrando com lotes maiores estou conseguindo ter umas torras mais "antigas". 

Estou tomando agora no expresso a raspa do tacho da torra do Bob-o-link. Ficou com 15,1% e tem por volta de uma semana.

Tem um gosto agradável. De repente tento fazer uma dele com um tempo maior após o início do 1C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

No Quênia o processo lavado é bem comum. Na Etiópia prevalece o natural mas também há lavado.

Um detalhe importante é que vocês adquirem cafés de torrefadores de cafés especiais que privilegiam trabalhar com cafés mais finos e aí os lavados aparecem com grande constância.

Mas em termos de produção total de cafés, a maior parte é dos naturais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Por curiosidade entrei neste link: http://bsca.com.br/membros.php que lista vários produtores e fornecedores de café. Será que compensa contatar algum para possíveis compras coletivas? Quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é (pois eu). Eu nunca tomei esse da Nuance, mas o Sombreado, o uno e o dueto tomei. Não achei lá grandes coisas. Sou meio cético em relação a esse negócio de café brasileiro parecido com africano, mas também nunca provei. Vou esperar ver se alguém me dá de presente.

O late harvest do WSC lembrou um pouco o amaro gaya que ganhei do burny.

Acho bom não esperar ganhar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca tomei essa.

Vai de acordo com seu gosto as torras são como os nomes: cítrico, frutado, amendoado, por exemplo, indo de mais a menos ácida (tem também chocolate). Você pode comprar logo duas e ver qual é melhor pro seu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o Curto Café no Rio de Janeiro vende os cafés torrados pelo Mário. A Seleção do Mário, se não me engano, pode ser mais variada que a linha do Curto. Mais fácil falar com o Mario Zardo no Facebook, mesmo. Quanto a qual torra escolher, depende do seu gosto. Compra lá, experimenta e descobre! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

hehehe verdade! Ás vezes no trabalho dá aquela vontade de beber café, brilha os olhinhos e... e é Nespresso... aí algumas vezes tomo a contragosto, outras desisto!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...