paulo Postado 20 Junho 2013 Denunciar Share Postado 20 Junho 2013 Boas Gil, Vila Real, perto do Porto. Hoje descobri o quão é importante fazer o surfing na minha Classic, sem isso o café estava a sair bastante amargo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Junho 2013 Denunciar Share Postado 20 Junho 2013 Legal, meu avô veio de Aveiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 23 Junho 2013 Denunciar Share Postado 23 Junho 2013 Oi pessoal, sou nova por aqui ... ganhei alguns dias uma máquina manual de café expresso da gaggia é a espresso dose. Porém ja li muito sobre as máquina da gaggia, e digamos que foi bem elogiada, porém a minha máquina não sai quase nada de água e nao tão quente, digamos que a temperatura que sai o café vc toma num "gole" só .Fiz alguns testes sem filtro, somente para ver a quantidade de água que saia pelo chuveiro. O primeiro teste apos ele já está ligada ha +/- uma hora. 50ml de água saíram em 44'02s a temperatura do café ficou em 68c°. o segundo teste foi o mesmo, esperei a luz da temperatura estabilizar e então comecei novamente 50ml de água saíram em 55'62s a temperatura do café ficou em 64c°. terceiro teste, novamente esperei estabilizar a temperatura e então 50ml de água saíram em 1'26''08s a temperatura do café ficou em 60c°. Lembrando que a temperatura foi medida na medidos com um termometro. Pergunto, minha máquina está com problema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Salve Pabi. Bem vinda ao CdC e ao mundo dos cafés especiais. A máquina está ligada em tomada que forneça corrente na tensão adequada? O sintoma é de uma máquina de 220 V ligada em corrente de 110 V. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Salvi Pabi. Bem vinda ao CdC e ao mundo dos cafés especiais. A máquina está ligada em tomada que forneça corrente na tensão adequada? O sintoma é de uma máquina de 220 V ligada em corrente de 110 V. Também acho. Não que na xícara ela vá encontrar temperatura muito mais elevada que 68C, mas os volumes de água não estão normais para o tempo declarado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Oi Alexandre e Rodrigo, obrigado por atenderem minha solicitação!! Esqueci de mencionar a voltagem...é 220V!!! Tó ficando um pouco decepcionada com o equipamento, e olha que pesquisei bastante sobre uma cafeteira expresso que fosse boa, pelo preço R$ 980,00 que foi pago, tinha que ser muiiiiiiiiito boa. Sei que para um expresso perfeito se faz necessário um ótimo moinho, um bom grão moido na hora, mas como não tinha a cafeteira...comecei por ai. Agora o Rodrigo vem e me diz que o máximo é 68c° a temperatura do café?!!!! Mas o certo é extrair 40 ou 60/70ml à 14g ou 18g entre 20s e 30s a uma temperatura de de 90° a 96°c? Agora sim fiquei sem entender Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 A temperatura do café na xícara não é muito maior que uns 70C! A temperatura da água, na saída do grupo, em ambiente fechado, deve ficar entre 88 e 95C, mas depois de trocar calor com metal, pó de café, ar, etc, perde-se muito rápido o calor, até porque a massa de água é muito pequena em um espresso. Você está medindo esse volume de água sem portafiltro? Pode acontecer, em certos casos, que a válvula que controla a saída de água do grupo esteja muito apertada, dificultando o fluxo.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Quanto à capacidade de aquecimento da máquina, proponho o seguinte teste. Depois de deixá-la aquecendo por uns 15 min, dê um pequeno toque de 1 ou 2s no botão de extração, aguarde 5s e veja se a luz deste botão começa a piscar em seguida. Caso não aconteça, repita o procedimento e aguarde uns 5s de novo. Vá procedendo assim até o botão começar a piscar. Quando começar, conte o tempo que leva até ele parar de piscar. Se for algo entre 20 e 30s, está perfeitamente normal quanto ao desempenho da resistência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Outro erro que os iniciantes cometem é subestimar a capacidade da xícara de retirar calor do café. A xícara geralmente tem mais massa que o espresso e a área de contato é grande, então se houver muita diferença de temperatura já viu o que acontece, especialmente no inverno. Sugiro utilizar xícaras muito bem escaldadas, se possível não com a água da máquina até você dominar certos detalhes. Microondas é uma boa pedida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Algo que ajuda muito é a instalação de um kit PID, já que o boiler da gaggia é pequeno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Rodrigo, ok vc me convenceu quanto a temperatura do café ficar em torno de 68°C, mas lembro que escaldei muito bem a xícara!!! Fiz o teste sem o porta filtro, somente o chuveiro. Apertei o batão de extração manual e deixei a água fluir pelo chuveiro até a marca de 50ml cronometrando. Enquanto vazava a água pelo chuveiro, pude notar que o marcador da resistencia ou aquecimento da água, começa a piscar enquanto digamos extrai água no medidor. Apos marcar 50ml, reapertava o botão de extração manual para parar e a luz de aquecimento começa a piscar novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Oi Guilherme, digamos.........não entendi nada de kit PID e boiler (oque é isto?) ser muito pequeno da gaggia.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Rodrigo, ok vc me convenceu quanto a temperatura do café ficar em torno de 68°C, mas lembro que escaldei muito bem a xícara!!! Fiz o teste sem o porta filtro, somente o chuveiro. Apertei o batão de extração manual e deixei a água fluir pelo chuveiro até a marca de 50ml cronometrando. Enquanto vazava a água pelo chuveiro, pude notar que o marcador da resistencia ou aquecimento da água, começa a piscar enquanto digamos extrai água no medidor. Apos marcar 50ml, reapertava o botão de extração manual para parar e a luz de aquecimento começa a piscar novamente. Pabi, no teste que propus vc não vai tirar o volume de um expresso. É mais pra ver se a resistência está aquecendo direito sem extrair nada. Os pequenos expurgos que sugeri são pra forçar a caldeira a entrar em ação, mas não é pra ficar extraindo. Começou a piscar o botão, pare o expurgo e cronometre até parar de piscar. Esse resultado vai dizer se o ciclo da caldeira está dentro dos parâmetros normais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 http://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=35 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Gente, agora sou eu quem esta confuso ... A voltagem de POA nãe é 110V (sei que Curitiba é mas POA não tenho idéia) ? Pabi acabou de dizer que a maquina é 220V, se for isso é exatamente o que diagnosticou Alexandre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Gente, agora sou eu quem esta confuso ... A voltagem de POA nãe é 110V (sei que Curitiba é mas POA não tenho idéia) ? Pabi acabou de dizer que a maquina é 220V, se for isso é exatamente o que diagnosticou Alexandre. Normalmente é, quando o que se tem em casa é uma rede monofásica. Eu, por exemplo, tenho as duas. Suponho que a Pabi também... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Minhas fichas no Alexandre ! Pabi: a tomada onde ligas a maquina é de 110 ou 220V ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Junho 2013 Denunciar Share Postado 24 Junho 2013 Concordo, Bernardo, os sintomas parecem indicar problema de voltagem subdimensionada. Será que a Pabi pensou que perguntaram a voltagem da máquina dela só por curiosidade? Aiaiai... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Calma ai gente, sei bem o é que voltagem!!! minha rede aqui em casa é trifasica, mas usamo somente 220v. A tomada e a cafeteira são 220v.... Rodrigo fiz o teste que vc me sugeriu, quando começou a expurgar a água, desliguei e contei o tempo deu exatamente entre 20 e 30s. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Pabi, Eu tinha uma Gaggia Twin, e quando ligava a mesma tinha que soltar uma xícara de agua pelo bico do vapor para eliminar o ar da caldeira, a sua tem que fazer ? Outro im, sempre que usava o vapor o olume de água que saia do Porta Filtro ficava mnor por uns segundos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Viu, Bernardo, subestimando os gaúchos... Sabemos o que é voltagem! O aquecimento provavelmente está ok. A mágica aqui é o seguinte, Pabi. Você aprendeu duas coisas pelo preço de uma, só que ainda não sabe. Lembra quando você fecha o cronômetro e a luz acende? Nesse momento, abaixe-se um pouco, olhe para o grupo e aperte o botão de extração. A água deve sair fervendo. Você aprendeu como funciona o ciclo da caldeira. Quando ela termina um ciclo de aquecimento (luz acende), a água está no ápice da temperatura. Quando a luz começa a piscar, está na faixa mais baixa de temperatura. Pode parecer bobagem, mas dominar o momento certo de extrair é fundamental para se obter bons cafés. Esqueça a bobagem do manual, que diz que sempre que a luz estiver acesa a máquina está pronta pra extrair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Rodrigo, então ligo a cafeteira na tomada 220V , espero ela parar de piscar a luz de aquecimento, ok apagou, espurgo um pouca de agua, volta a piscar, estabiliza novamente,expurgo novamente um pouco de água, volta a piscar, ok, agora tiro um expresso, enquanto extraio o expresso entre 20 e 30s se luz da temperatura começar a piscar não tem problema? ou ela não pode piscar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Dá pra acelerar o processo dessa maneira, mas esperar uns 20 minutos dá um efeito melhor, a máquina fica mais estável. Quando pretender extrair, vá tirando água aos pouquinhos até a luz começar a piscar. 20 a 30s depois, pára de piscar e é seu ponto de partida. Neste momento a água está quente demais, então há duas opções: espera-se um certo tempo até extrair (acho este método meio enfadonho, mas funciona) ou então faz-se imediatamente um expurgo pequeno entre 10 e 60ml, dependendo se quer a temperatura mais quente ou mais fria. Se extrair mais que 60ml provavelmente a caldeira iniciará novo ciclo. Não se esqueça de aquecer a máquina sempre com o portafiltro engatado. Preocupo-me apenas com o volume de água que está saindo de sua máquina. Um expurgo de 10s sem restrição (grupo livre) deveria prover algo ao redor de 100ml (10ml/s aprox.) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Pois é Rodrigo, acho que vou acabar levando de volta ao revendedor, pois está dentro do prazo de devolução, comprei ela na sexta feira 21/6. Com tudo que vc me passou ainda está saindo pouco café dentro do limite de extração, acabei de fazer todo o processo, deu certo o café saiu mais quente certamente, mas demorou mais de 30s ou melhor mais preciso 48s para extrair 50ml de espresso, e dentro deste parametro a luz de aquecimento voltou a piscar!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Há lembrando... estou usando café goumert já moido para expresso orfeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Pouca água, Pabi. Essa vazão que citei é pra expurgo de água livre de restrição. Com café, varia bastante: depende de moagem, dose, etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Ah, esse volume é com Orfeu pré-moído? Esse é o problema, o pessoal que já usou fala que é muito fino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Mas para espresso não tem que ser moido mais fino?! Agora não entendi mais... Tá voltei a testar o espurgo não sai tanta água em 2 a 5s não chega a 10 ml... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Tem que ser fino, mas é difícil determinar o quão fino deve ser sem observar outros detalhes: data da torra, grau de torra, grau da moagem, dose, etc. Sua cafeteira usa filtro pressurizador? É aquele que tem um ou poucos furos do lado externo. Devagarinho vamos chegando num diagnóstico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pabi Postado 25 Junho 2013 Denunciar Share Postado 25 Junho 2013 Sim os filtros são pressurizados, os dois que vieram com a máquina um é para sache e outro acredito que é para duplo... acho que é isso. Mas Rodrigo, o teste que fiz primeiramente foi sem o porta filtro e deu aquele resultado. Dai dei uma corridinha para ver se vc havia postado algo, e fiz o teste com o porta filtro e com o filtro duplo!!! Há junto com ele veio uma especie de "pecinha" que deve ser colocado no "buraco" do porta filtro por onde escorre o cafe apos passar pelo filtro, veio uma etiqueta bem grande colodo no manual ERRATA. diz que é para padronizar a bebida no brasil! Então testei com a "pecinha" e sem ela. E deu o mesmo resultado. Também testeu sem o bico duplo, dai saiu um jatinho fino, mas com o mesmo resultado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas