Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Eu elimino a água do vaporizador quando a luz para de piscar e a água já está quente. Aí eu vaporizo o leite naquelas jarras de vidro da Marinex e enquanto o leite está vaporizando, vou colocando o café no porta filtro. Terminado de vaporizar espero a máquina esquentar novamente, aperto o botão de fazer café, vejo se o fluxo de água está bom e só aí eu faço o café.

 

Quando faço expresso puro só vaporizo um pouco pra ver se não está entupido. E aí sigo o mesmo processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de vaporizar é normal isso acontecer, até a água baixar a temperatura o suficiente. De qualquer maneira você tem que fazer um longo flush após a vaporização, ou seu café vai ficar muito sobre-extraído e amargo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora Rodrigoks, é exatamente isso que acaba acontecendo café sobre-extraído e amargo. Vou fazer um longo flush após vaporizar para ver se melhora...se não melhorar farei o café primeiro e depois vaporizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fácil. Vaporize, desligue o botão de vaporização, ligue o botão de extração e deixe a água correr até o botão da caldeira começar a piscar, e pronto. Daí é só proceder como faz normalmente.

 

Geralmente, faz-se a extração primeiro e a vaporização depois, até para que seu leite não separe demais as fases. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em Gaggia, hoje resolvi botar a Twin de novo para funcionar após exatos 5 meses desligada...

 

O primeiro flush parecia água de coco. Cheia de partículas, leitosa, etc. Deixei correr meio reservatório de água e testei de novo. Água visualmente limpa porém com forte gosto de alumínio.

 

Esgotei mais um tanque de água, dessa vez inteiro. Lavei o reservatório com detergente e o filtro também. Água razoável. Não está completamente sem gosto, nota-se ainda um pouco do gosto de alumínio, mas bem melhor que antes.

 

Mandei ver 16g do colombiano em um ristretto "naked" de 35 segundos, totalizando aproximadamente 40ml. Provei...

 

E desisti completamente de vender a Gaggia. Essa vai comigo para o caixão....

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer me gabar mas, cá pra nós...depois de 5 meses acertar logo no primeiro shot e ainda usando um café desconhecido...

 

Morri de orgulho. Tô cheio de intimidade com a Gaggia. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de um moedor bom, com filtro duplo a extração sai em 15s, com o filtro single consigo os 30s, mas até pegar o jeito é difícil... Será que o Graef da conta? Estava pensando no Baratza Virtuoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno

 

O Virtuoso atende perfeitamente a necessidade de correta e consistente granulometria do pó para máquinas de espresso com ou sem filtro ou porta filtros dotados de sistemas pressurizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde, amigos!

 

Uma dúvida: ainda não vi ninguém que tenha a Gaggia espresso color por aqui. É uma boa máquina? os fitros são do tipo pressurizados ou não?

 

Obrigado.

 

Adan

 

Olá Adan,

 

É uma boa máquina com certeza... os filtros podem vir normais ou pressurizadores. Se por ventura vir pressurizadores, é só ligar na libermaq e encomendar os comerciais.

 

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imeltron, não?

 

Eu tenho a Gaggia Dose, que é praticamente a mesma Color, com a adição do controle volumétrico de dose (daí o nome).

É boa pelo preço, mas não faz milagre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo Ruivo e Rodrigo K, muito obrigado pelas respostas.

 

Estou querendo partir da Electrolux chef crema silver para essa Gaggia, pois o valor me agrada e trata-se de uma marca tradicional(como muitos, eu não tinha a menor ideia de como era o processo de extração de um expresso quando comprei a Electrolux).

Existe alguma máquina na faixa de preço da espresso color(até R$1000,00) que entregue mais pelo preço?

 

obrigado,

 

Adan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Converse com o Rafa que está vendendo a Gaggia Classic com PID dele aqui no clube em classificados... dependendo da negociação e do quanto vc toma de café pode ser uma máquina definitiva.

 

Eu faria isso.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imeltron, não?

 

Eu tenho a Gaggia Dose, que é praticamente a mesma Color, com a adição do controle volumétrico de dose (daí o nome).

É boa pelo preço, mas não faz milagre.

 

Rodrigo,

 

Pela primeira vez notei uma ponta de insatisfação sua com relação à Gaggia. Qual a queixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é queixa. É que eu sou muito perfeccionista. Chato, pra não dizer outra coisa. E a falta de controle das máquinas de entrada, como a Dose, é uma limitação que me irrita. Não é um problema com a máquina em si, ela faz o que é capaz de fazer. Estou em um estágio que sinto necessidade de controlar mais variáveis: temperatura, estabilidade, pré-infusão, etc. Mesma coisa em relação à pipoqueira como torrador. Ela está começando a me limitar quanto ao resultado que posso e pretendo obter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Pré-infusão que preste acho que só com manuais ou semi com grupo E61...

 

Estabilidade e gerenciamento térmico se pode melhorar com um PID, mas sem milagre tb.

 

É isso mesmo, você tá chegando no limite da maquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo upgrade vindo por aí ...

A pipoqueira pode te dar uma torra excepcional, mas repetir vai ser muito difícil.

Com um bom torrador, uma vez que consegues obter um bom perfil, fica bastante simples de repetir.

O mesmo problema com as espressos mais simples, ocasionalmente consegues obter um Godshot, mais repetir com consistência é que são elas ...

Mas, quando aprendes com equipamentos simples e difíceis, utilizar os sofisticados é muito mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo upgrade vindo por aí ...

A pipoqueira pode te dar uma torra excepcional, mas repetir vai ser muito difícil.

Com um bom torrador, uma vez que consegues obter um bom perfil, fica bastante simples de repetir.

O mesmo problema com as espressos mais simples, ocasionalmente consegues obter um Godshot, mais repetir com consistência é que são elas ...

Mas, quando aprendes com equipamentos simples e difíceis, utilizar os sofisticados é muito mais fácil.

 

Exatamente! Consistência é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria fácil ter algo em vista, mas preciso de capital. Por hora, vai ficar como está. Acho que o primeiro upgrade seria no torrador, e tenho bastante interesse nesse projeto do Guilherme. Talvez uma Mypressi enquanto não posso investir em uma máquina mais poderosa também seja uma possibildade. Um PID na Dose também não está descartado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...