Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Pode... Mas é uma pausa na bomba apenas, certo? Não sei se dá muita diferença.

 

Márcio,

 

Eu confesso que nao lembro mais como funciona. Não tenho certeza se é só uma pausa na bomba ou se ela funciona por alguns segundos com uma pressão menor.

 

A Twin e a Chef Crema tem pré-infusão e uma das duas tem algo a mais, pois nota-se que a bomba funciona por alguns segundos com um som diferente do normal. Mas confesso que nao consigo lembrar qual das duas se comporta assim, pois há muito tempo que nao uso a Chef e na Gaggia usei muito pouco a PI.

 

Se arrumar um tempo hoje eu reativo a Gaggia e faço um teste. A PI dela funciona apenas no modo de dose programada e no botão de single.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem vou prestar atenção, e isto mesmo só funciona no single, mas que como você que programa o volume, pode virar um duplo, ou triplo.

 

Bingo!

 

E exatamente isso que eu fazia, Gilberto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Existe a possibilidade da pré-infusão da minha baby twin ter sido desativada sem querer? eu fiquei uns 05 dias sem usá-la, por falta de grãos, aí agora, quando dou um flush, não observo a pré-infusão.

 

Isso pode?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe que a pré infusão só funciona com o botão para 1 expresso, né, aquele da esquerda inferior ?

 

De qualquer forma a pré infusão pode ser desativada ou ativada, pag 46 do manual.

Caro Gilberto,

 

Fiz a troca do braço de vapor pelo da Silvia, mas agora não consigo vaporizar o leite adequadamente. Conseguia com o braço original.

 

Uso o mesmo leite, gelado, tiro a água antes, mas faz um barulhão, esquenta o leite e não fica cremoso.

 

E aí? posso ter instalado errado? não vaza nada por local nenhum. E os shots estão os mesmos.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, com certeza esta tudo bem instalado, como a minha 1ª máquina foi uma Arno, que tinha um bico identico a este da Silvia, então minha adaptação foi fácil. Vamos lá, vamos por parte:

 

Qual o tamanho do pitcher, e que quantidade de leite está colocando ?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, com certeza esta tudo bem instalado, como a minha 1ª máquina foi uma Arno, que tinha um bico identico a este da Silvia, então minha adaptação foi fácil. Vamos lá, vamos por parte:

 

Qual o tamanho do pitcher, e que quantidade de leite está colocando ?

O pitcher é pequeno. Esse aqui: http://www.amazon.com/Rattleware-12-Ounce-Handle-Macchiato-Pitcher/dp/B003Y3AJ3I/ref=sr_1_3?s=kitchen&srs=2599375011&ie=UTF8&qid=1352415765&sr=1-3&keywords=pitcher

 

coloco mais de 1/3 e menos de 1/2. Faço tudo igual como fazia com o bico original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pitcher é pequeno. Esse aqui: http://www.amazon.co...eywords=pitcher

 

coloco mais de 1/3 e menos de 1/2. Faço tudo igual como fazia com o bico original.

 

Barulho horrível, tipo um porco gritando? Pra mim isso significa que está mergulhando demais o bico. Você fazia a texturização do leite usando a panarello original com a capinha preta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito é isto mesmo, pitcher pequeno é melhor. Eu coloco o pitcher com o leite no freezer por 3/4 minutos.

Tiro a agua, e deixo mais un 20 s para sair aqueles jatos iniciais com mais água ( até ai imagino que você esteja igual).

 

Como visto no vídeo do Barista Kim no tópico latte art, eu coloco o bico a 1 cm da borda, lambendo a superfície de maneira que forme uma camada de uns 3 milimitros de micro bolha na superficie, daí e só usar a técnica do Titanic ( não procure por ela, pois inventei agora), mas falando série você já viu um navio afundando, ele puxa tudo pro buraco como se fosse um rodamoinho, pois é isto que vamos fazer.

 

Formado então a camada de +- 3 mm de micro-espuma , você vai abaixar um pouco o bico de forma que ele fique tipo 1 mm abaixo da camada de leite, veja bem 1 mm abaixo da camada de leite e não 1 mm abaixo da camada de micro espuma. Neste momento você vai perceber que na região do bico começava sugar toda a micro espuma formada para dentro do leite como um redemoinho. No final afunda mais um pouco para finalização. Se não sair me avise que eu filmo e coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barulho horrível, tipo um porco gritando? Pra mim isso significa que está mergulhando demais o bico. Você fazia a texturização do leite usando a panarello original com a capinha preta?

Parece um bacuri gritando mesmo. rsrsrsrsrsrs. O panarello original que veio na minha não tem capinha preta, é prateado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito é isto mesmo, pitcher pequeno é melhor. Eu coloco o pitcher com o leite no freezer por 3/4 minutos.

Tiro a agua, e deixo mais un 20 s para sair aqueles jatos iniciais com mais água ( até ai imagino que você esteja igual).

 

Como visto no vídeo do Barista Kim no tópico latte art, eu coloco o bico a 1 cm da borda, lambendo a superfície de maneira que forme uma camada de uns 3 milimitros de micro bolha na superficie, daí e só usar a técnica do Titanic ( não procure por ela, pois inventei agora), mas falando série você já viu um navio afundando, ele puxa tudo pro buraco como se fosse um rodamoinho, pois é isto que vamos fazer.

 

Formado então a camada de +- 3 mm de micro-espuma , você vai abaixar um pouco o bico de forma que ele fique tipo 1 mm abaixo da camada de leite, veja bem 1 mm abaixo da camada de leite e não 1 mm abaixo da camada de micro espuma. Neste momento você vai perceber que na região do bico começava sugar toda a micro espuma formada para dentro do leite como um redemoinho. No final afunda mais um pouco para finalização. Se não sair me avise que eu filmo e coloco aqui.

Massa,

 

Vou tentar sua técnica. Mas só amanhã, pois hoje tomei 8 espressos e um café coado. Já basta! rsrsrsrsrs.

 

P.S.: Essa ruma de café não é a rotina, foram uns presentes que ganhei hoje e fui experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, entendi. A técnica pra vaporizar é diferente sem a panarello, Thiago. É como o Gilberto explicou acima. Tem mil vídeos a respeito no youtube. Ver e especialmente ouvir é a melhor coisa nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, entendi. A técnica pra vaporizar é diferente sem a panarello, Thiago. É como o Gilberto explicou acima. Tem mil vídeos a respeito no youtube. Ver e especialmente ouvir é a melhor coisa nesse caso.

Beleza,

 

Então se o porco gritar tá errado? tem que deixar o bicho calado, certo? rsrsrsrsrsrsrs.

 

Vou tentar ver os vídeos. Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O som correto na fase de expansão do leite é o famoso ch-ch-ch-ch intermitente. Quando expandir o que baste, é mergulhar o bico um pouco mais pra continuar aquecendo o leite e deixar o leite homogêneo, tentando formar um redemoinho ou coisa parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sons, bem grosseiramente:

 

Porco gritando - muito fundo

Papel rasgando - ponto correto (mas o som é intermitente, não contínuo)

Bolhas estourando - muito raso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papel rasgando contínuo - ponto perfeito! ;)

 

Exatamente, eu gosto muito desse ponto. Mas só consigo atingi-lo fazendo um redemoinho, ou a superfície do leite fica muito instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado os senhores pela aula de vaporização.

Ainda estou tentando rasgar o papel, mas o porco grita demais. hehehehe

Mas já está melhorando(é claro que é no nível de uma C-08)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

A nova técnica ajudou muito! O porco gritando foi embora e chegou o papel rasgando. rsrsrsrsrsrsrs.

 

Deu até pra sair um latte art. Meio fajuto, é verdade, mas saiu. rsrsrsrsrsrs.

 

Alguém pode me dar dicas dos melhores leites? sei que quanto mais gordura melhor, mas alguma outra dica?

 

Novamente, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os leites desnatados e semi-desnatados vaporizam tão bem ou melhor que o integral. Porém o integral entrega uma textura mais aveludada e homogênea, e melhor sabor, obviamente. Quanto menos gordura, noto que o leite se separa em duas fases (líquido+espuma) mais rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...