Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Gostaria de saber de quem fez a modificação na gaggia se há grande melhora na vaporização do leite com a troca do braço vaporizador original da gaggia pelo braço vaporizador da silvia, pois faço bastante cappuccino e não consigo um resultado bem no original, apesar de toda leitura e prática desenvolvida até agora. Assim, acham que valeira a pena o investimento. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

 

Eu acho que vale.

 

Só os centímetros a mais que vc ganha com o braço da Silvia já aliviam a ginastica de posicionar o pitcher. Falando em pitcher, se você ainda não tem um eu recomendo a compra.

 

Quando troquei passei uns dois dias apanhando para aprender o manejo do novo braço, depois as coisas melhoraram. Hoje em dia faço pouco leite vaporizado, mas é raro sair algo errado...

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, o pitcher eu já comprei. E mesmo com ele fica difícil posicioná-lo com o braço original, a solução que estou encontrando é tirar o panello (acho que é assim que se escreve) e ficar vaporizando só como bico, mas mesmo assim acho a posição do braço fica muito na vertical, a da silvia parece que fica mais na horizontal facilitando o manuseio da vaporização.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro "fan boy",

 

Hoje arrumei uma horinha e resolvi abrir a Gaggia para planejar a instalação do PID...

 

A má notícia é que a ponta do termopar tipo K que veio com o kit não serve no furo do termostato. Acabei encomendando uma PT100 no site da Auber Instruments já com a ponta certa para enroscar no local do termostato original. Antes disso não dá para instalar nada.

 

Outro problemão vai ser achar um lugar para colocar o relé SSR. A Twin é apertada até o talo com placa de circuito, solenóide, OPV da Classic, painel digital, etc. Não sei ainda onde colocá-lo, mas quero que seja dentro da máquina.

 

Agora só aguardando chegar a PT100, o que só deve ocorrer daqui uns 20-30 dias...

 

Abraços.

 

Uma coisa a se pensar com as máquinas domésticas é tentar fazer shots mais curtos. As caldeiras costumam ser pequenas e a massa do grupo não é tão grande, então quano menos [água fria entrar no sistema melhor fica a estabilidade durante a extração. Isso e mais o PID acho que dá excelentes shots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Gilberto, coloquei.

 

Falando nisso como está sua Twin? A minha voltou a vazar pelo termobloco do vapor após quase um ano depois do conserto que fiz...

 

Essa Twin é uma excelente maquina mas é marrenta...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio a Alexandre.

 

Fiz aquele teste progressivo de temperatura da minha Gaggia Baby Class que havia deixado para outrora.

 

Utensílios utilizados:

Copo de isopor

Termômetro digital tipo espeto.

Posicionamento: na saída do disco difusor com 100% de vedação

 

 

Liguei a máquina:

 

1º flush - 1,30 minutos - 70 graus

2º flush - 3 minutos - 85 graus

3º flush - 5 minutos - 90 graus

4º flush - 10 minutos - 90,8 graus

 

Margem de erro do termômetro - até 2 graus para mais ou para menos.

 

Minha conclusão: A gaggia Baby Class entra em operação com muita rapidez e nota-se que a medida que evolui o aquecimento do grupo a temperatura sobe consideravelmente. Nota-se ainda que os flushs são apenas para acelerar o aquecimento do grupo pois, devido sua engenharia de construção, ela não atinge valores de saída de água acima de 94 graus não sendo necessário induzir o usuário a promover o alívio de temperatura e pressão através de expurgos.

Por fim, a máquina já está com sinal verde a partir de 5 minutos, pois ao meu ver, não há elevação considerável de temperatura que justifique esperá-la por 10 minutos para inicio das atividades

 

Gostaria e estimo muito a opinião de vocês.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Não lembro mais quanto foi, mas acho que algo em torno de R$ 150,00 a R$ 200,00 no total.

 

A instalação tinha tudo para ser fácil, mas como minha máquina já tinha ido uma vez para manutenção o técnico pôs Super Bonder para fechar um vazamento na OPV original da máquina e não consegui removê-la sem danificar a saída da bomba.

 

Perdi quase dois dias para resolver o problema pois tive que procurar outro miolo de bomba já usado e trocar as peças internas da bomba (as minhas eram mais novas que as do miolo que comprei). Após isso o restante não foi difícil, o trabalho maior é só ajustar, pois a cada rodada de teste tem que abrir a OPV, regular, fechar, etc e se você demora muito testando os componentes da máquina começam a esquentar e daí tem que parar uns minutos. Nada demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Léo,

 

Como pude esquecer de vc, perdoe-me.

 

A minha é 110.

 

Eu estava pra te falar que se o desempenho da sua for parecido, eu não instalaria um PID não.

 

Faz o teste e depois me fala.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugeriria, Fogo, que você fizesse uma medição aos 10 minutos sem nenhum flush antes. Depois, fizesse outra medição mais 10 minutos depois da primeira.

Em outro dia, com a máquina fria, ligá-la e fazer uma medição aos 20 minutos sem nenhum flush antes.

 

Só pra ver se os valores batem e ver a influência dos flushs na temperatura. Na Gaggia Dose, que é um bicho totalmente diferente, só a título de comparação, depois de uns 16 minutos de aquecimento (sem flushes) a caldeira chega a ficar 12 minutos desligada antes de iniciar um novo ciclo. A carcaça de plástico não é tão charmosa quanto a de metal, mas faz um bom papel como isolante.

 

Medir os tempos de ciclos é muito fácil. Basta colocar uma câmera fotográfica/filmadora e deixar o tempo necessário filmando. Depois passa para o computador o vídeo e contabiliza os tempos on/off. Dá pra aprendeer bastante sobre o comportamento térmico da máquina em repouso. Eu só tenho os dados da minha até os 26 minutos, pois esqueci de carregar a bateria da câmera antes de começar a filmar. Quando fizer de novo, faço uma tabela com os dados encontrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma outra pergunta, Fogo! (eu sou chato, eu sei)

 

Que temperatura é essa que você está encontrando? É quando inicia o flush? Quando termina? A temperatura média? Quantos ml está extraindo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, como possuo uma classic, poderia me esclarecer algumas dúvidas: quanto de pressão deixou a sua máquina. Na sua opinião a diminuição da pressão melhorou em que aspecto as extrações. Você controlou a pressão de que forma, pelo fluxo de água ou tinha algum aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, 2 dúvidas:

 

Para instalar a OVP, a única coisa que tem que comprar é a OPV da Classic, é isto?

Para medir a temperatura voce colocou um copo de isopor no chuveiro e segurou com a mão, isto com o termometro espetado atravessando o copo, é isto ?

 

E obrigado pelos esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, como possuo uma classic, poderia me esclarecer algumas dúvidas: quanto de pressão deixou a sua máquina. Na sua opinião a diminuição da pressão melhorou em que aspecto as extrações. Você controlou a pressão de que forma, pelo fluxo de água ou tinha algum aparelho.

 

Rogério,

 

Minha maquina esta regulada para exatos 9 bar. Senti que as canalizações diminuíram com a pressão mais baixa, mas não vi muita alteração no sabor. Digamos que a maquina ficou um pouco mais consistente. A regulagem foi feita pelo fluxo da água, pois na época eu não consegui instalar adequadamente o medidor com manômetro.

 

Aparentemente o método do fluxo, se bem executado, dá resultados confiáveis. Após cerca de um ano após o ajuste da válvula tentei de novo fazer o manômetro funcionar e finalmente consegui. Ao medir a pressão com o manômetro encontrei os 9 bar que eu mirei na regulagem.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, 2 dúvidas:

 

Para instalar a OVP, a única coisa que tem que comprar é a OPV da Classic, é isto?

Para medir a temperatura voce colocou um copo de isopor no chuveiro e segurou com a mão, isto com o termometro espetado atravessando o copo, é isto ?

 

E obrigado pelos esclarecimentos.

 

Gilberto,

 

Quem fez o teste do copo foi o Fogo, não cheguei a fazer.

 

Quanto à OPV você precisa comprar o kit, que vem a OPV, o joelho metálico que encaixa na bomba e a mangueira teflon que vai na entrada da válvula. Além disso precisará de 30 cm de mangueira de silicone 5x8.

 

O kit da OPV você encontra em www.espressotec.com. Se não me engano o part number do kit é B0147/A. A mangueira vc acha em www.fibracirurgica.com.br.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, flushs de 40 ml direto no fundo do copo de isopor. Com ele direto na tela totalmente sem comunicação com o meio externo

 

Gilberto, é isso mesmo, seguro com a mão e o espeto atravessado no fundo do copinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medir a temperatura com um copo de isopor e termômetro só dá uma noção se a água não está saindo muito fria...

 

Uai Márcio, então como preciso a temperatura que toca o pó?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo ruivo,

 

Eu mudaria os tempos de medição:

 

1medicao:

Ligar a maquina acendeu a luz , faz-se a 1 medição.

Desliga a maquina e deixe esfriar.

 

2 medição:

Ligar a maquina acendeu a luz , espera 2 minutos e faz a 2 medição.

Desliga a maquina evdeixe esfriar.

 

3 medição:

Ligar a maquina acendeu a luz, ligue o cronometro e veja quanto tempo vai levar para acender a luz novamente. Não faça leitura alguma.

Desliga a maquina e deixe esfriar.

 

Ligar a maquina acendeu a luz, veja quanto tempo levou para acender a luz novamente, vamos supor que levou 10 minutos, pegue 10 divida por 4 multipique por 3, daria 7,5 minutos, então faça a leitura 7,5 depois de acender a luz a primeira vez, teoricamente 2,5 minutos antes do que ela acenderei pela 2 vez.

 

Explicações:

 

1 leitura: teoricamente a agua teria chegado na temperatura máxima programado pela maquina.

2 leitura: fala-se que devido a "inercia" a agua passe da temperatura planejada, teoricamente seria uma temperatura maior que a 1.

3 leitura: um pouco antes da luz acender novamente, pois teoricamente quando a luz se acender pela 2 vez a agua estaria na mesma temperatura de quando Acendeu pela 1 vez.

 

Fala-se que a diferença entre a 2 leitura ( a mais alta) e a 3 leitura ( a mais baixa) seria muito grande, dai a necessidade do PID, Agora quanto ao fato de medir da maneira que voce mediu não vejo problema algum, pois o objetivo não é analisar a temperatura em si, e sim a variação da mesma nestes intervalos.

 

Um abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai Márcio, então como preciso a temperatura que toca o pó?

 

Fogo, desculpa me meter, mas pra isso só com um termofiltro (ou scace), que é caro pra dedéu.

 

scace_thermofilter1_05.jpg

O teste do copo de isopor não tem muita validade pra tu saberes a temperatura da água que sai do portafiltro. Um dos motivos é a inércia e velocidade de medição desses termômetros ordinários, outra é a perda de energia pro ar já que o fluxo da água é totalmente diferente sem filtro (ou seja, o fluxo terá contato apenas ocasional com o termômetro), outra é a vazão de água sem pressão que é diferente, etc etc etc.

 

Com um termofiltro, você consegue saber desde a temperatura da água que sai do filtro até simular como ela se comportaria durante uma extração, já que a vazão é regulada pra ser a mesma do espresso.

 

Só que vai gastar 300 doletas, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora se você for habilidoso, pode fazer um termofiltro em casa, gastando bem pouco. É só procurar no google. Olha esse aqui que o Andypanda do Home Barista fez. Você pode observar a variação da temperatura em Fº no visor do medidor à esquerda, em tempo real. Acho que ele regulou a vazão pra 60 ml em 25s, considerando 9 bar de pressão. Legal, não? (o termômetro branco mede a temperatura da caldeira)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...