Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Pessoal, esta semana comprei um balança daquelas de 2kg / 0,1g do mercadolivre.

 

Primeiramente fiquei impressionado com a precisão da bichinha, especialmente pelo preço pago. Usando moedas de R$ 1 e 0,50 para conferência, o peso foi exato ou 0,1 g maior. Isso é praticamente o peso de 2 ou 3 gotas de água. A linearidade da balança também foi ótima: pesei minha aeropress sozinha na balança e junto com 1 kg de açucar, tarando após colocar só o açucar primeiro. O peso foi exatamente o mesmo.

 

Mas o interessante mesmo foi usar ela nos testes que fiz hoje, com o setup ao lado.

 

Primeiro, pesei exatamente 14g de café, moí e fiz uma extração. Tirei o distribuidor de 2 xícaras do porta-filtro, para ver melhor a saída do café.

Após a compactação, o café ficou bem baixo na cesta, mais ou menos no começo da curva da parte inferior.

A extração dos 60 ml terminou em 20s, contados a partir da mudança do barulho da bomba (que é quando de fato a água começa a sair pelo chuveiro), e não a partir do acionamento da mesma.

A saída do café me deu a impressão de ser turbulenta. A crema ficou persistente, mas bem pouco espessa. Achei o café um tanto quanto amargo.

O bolo, após a extração, saiu bem aguado e mole. A superfície não tinha marcas do chuveiro ou do parafuso, e me pareceu côncava (mais alta nas bordas que no centro).

 

Em seguida, tirei um expresso pelo método que estou acostumado, pela dosagem volumétrica.

A cesta cheia e nivelada reta, antes da compactação, tinha 21,1g de café. Fiz o mesmo procedimento que anteriormente. Não mudei a moagem.

Durante a extração, o café saiu com aquele aspecto leitoso, característico de uma boa extração, e em um único fio descendo do centro do porta-filtro, que eventualmente tocava a parede do encaixe do distribuidor.

A extração terminou em 27 segundos. Crema muito boa. Mas ficou um café muito concentrado, o que não foi surpresa dada a sobredosagem. O amargor relativo no entanto me pareceu menor.

O bolo saiu seco e rígido, com as marcas do chuveiro e do parafuso em cima.

 

Em seguida, mais um teste: queria ver o comportamento do bolo nos intantes iniciais da extração, antes de criar pressão no bolo.

Pesei novamente 14g exatos, compactei, mas na hora da extração não encaixei o porta-filtro, apenas posicionei embaixo do chuveiro. Assim que a água encheu o porta-filtro, dispensei o excesso de água, e fui "cavocar" o bolo.

 

A camada mais externa ficou como o bolo da primeira extração: mole e encharcada. Uns 2 mm p/ baixo o bolo estava úmido, mas mais compacto. O último 1mm ainda estava seco.

 

A minha conclusão disso tudo é que, quando há muito espaço vazio entre o bolo e a tela, o bolo cresce e amolece, perdendo a compactação feita com o tamper, e possivelmente facilitando a canalização.

 

Agora quero tentar colocar uma OPV regulável, e pegar aquele filtro de 12g indicado pelo Rafa Rocks. Desse jeito espero conseguir uma boa extração sem ter que apelar para a sobredosagem, e por consequencia um café mais suave.

 

Especificamente, qual balança comprou? Preciso de uma também. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela OPV? A Evolution não tem OPV regulável, só na saída da bomba uma fixa (SPV?).

 

Márcio.

Ela tem uma válvula de segurança fixa colada na saída da bomba (OPV), e uma self priming valve (SPV) junto com a válvula de vapor. Segue uma foto:

evolutioninterior.jpg

Especificamente, qual balança comprou? Preciso de uma também. Valeu.

Esta daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428265516-balanca-digital-01-2000grs-2kg-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, correto. A SPV não é para vazar mesmo. É só para sair ar. Aliás, essa válvula dá problema e vaza vapor na caldeira, nada demais, mas incomoda o barulho. Se durante a extração ela vazar a pressão pode cair bastante.

 

A OPV fixa deveria fazer com porta-filtro fechado, pois a pressão da bomba chegaria ao máximo e ela, teoricamente, é para 11 bar. Mas, de repente, essa da Evolution é de 16 bar? Tem que ver no diagrama se é dito algo.

 

A Evolution tem a válvula de retenção no grupo, já que não conta com 3 vias, e você pode apertar um pouco mais para a mola restringir o fluxo de água e demorar mais para o bolo ser preenchido. Algo como ter fluxo de água livre bem baixo. Talvez isso ajude também a diminuir a pressão máxima durante a extração e não faz falta uma OPV regulando a linha em 9 bar.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de manhã fui tirar o expresso com 18g.

 

Mas logo de cara estranhei o café que saiu do moinho. Sem mexer na regulagem, ele me pareceu mais fino que da última vez, três dias atrás.

Dito e feito. Os 18g / 55 mL foram extraídos em quase 50 segundos. A bebida ficou absurdamente amarga, e olha que eu costumo surfar a temperatura até quase o ponto de re-acionamento do aquecimento. Pelo gráfico, a extração deve ter sido feita entre 12 e 15 bar, já que minha OPV não abre por nada.

6616_pump_profile.jpg

 

Estranhei a moagem mudar tanto assim em três dias. Não fiz nada no moinho nesse período. Como o café está no fim, mesmo ficando em uma lata hermética, há uma grande troca do ar de dentro da lata a cada abertura. Será talvez isso? Abri o pacote tem umas 2 semanas.

 

Porém pude constatar que o bolo tocou o chuveiro. Com isto, passei primeiro p/ 16, depois 17g, engrossando a moagem.

O de 16g também não ficou bom, muito fino, e o bolo não tocou o chuveiro. Já o de 17 acertei melhor a granulometria e extraiu quase 60ml em uns 32 segundos. A crema não ficou lá essas coisas, mas o sabor ficou bom, ainda que um pouco amargo. O bolo tocou o chuveiro de leve.

 

Tentei usar também o nutation tamping, que postei lá no forum de técnicas. Mas não deu muito certo. Como ainda estou com o tamper de plástico que vem com a máquina, depois de fazer os movimentos circulares, ficava difícil re-nivelar o café, além do que ele sobe pelo espaço entre o tamper e a parede. Talvez enquanto não arrumo um bom tamper, deva fazer somente uma distribuição WDT + uma compactação leve (soft tamping) pra nivelar, fazendo o bolo tocar o chuveiro ou quase.

 

Márcio, o teste de fluxo pela OPV que tentei fazer foi com o porta-filtro vedado. Desconfio que minha máquina seja de antes da certificação ESE.

Quanto à válvula do grupo, pode ser uma opção, Mas pra acertar teria que dar um jeito de medir a pressão dinamicamente, além do que ela não ajuda por exemplo se eu quiser tirar um ristretto. De qualquer forma vou ter que dar uma olhada porque tá vazando vapor pelo grupo quando a máquina está no modo vapor.

 

O filtro novo da Silvia já está a caminho. Assim que chegar, daqui a umas 2 semanas, posto um comparativo.

 

tiagozt, com certeza voce vai gostar da balança. E o cara também me enviou super rápido, no mesmo dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua válvula não deve estar muito apertada se com a pressão da caldeira (quando forma vapor) já abre. Não acho que dê para regular muito a pressão, só sugiro testar apertar e deixar o fluxo livre mais baixo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segue a saga.

 

Hoje chegou mais uma remessa de Bourbon Collection do Ateliê. Aproveitei para fazer uma boa limpeza no moinho e no grupo por dentro, como costumo fazer a cada novo pedido de café.

 

Aproveitei para experimentar com a válvula de retenção do grupo.

 

Quando abri ela, o retentor (aquela borrachinha em formato de flecha) estava com uma crosta calcificada. Provavelmente era por isso que estava vazando. Por dentro a caldeira não deve estar diferente, então já vou começar a ir atrás de descalcificar a máquina toda.

Limpei as peças da válvula e o retentor, mas antes de instalar fiz um pequeno experimento:

 

Primeiro, medi o tempo que a máquina demorava para bombear 200ml de água, sem a válvula. Na média, 17,9 s, o que dá um fluxo de 670,4 ml/min, um pouco mais que o esperado pela linha média do gráfico da bomba.

 

Em seguida, instalei a válvula, e fui apertando até que segurasse bem o vapor. Logo vi que não ia ter como bloquear em absoluto, e na verdade acho que nem seja necessário, então fui apertando até parar aquele barulho de panela de pressão (fluxo contínuo), com a máxima pressão de vapor possível.

 

Após a temperatura voltar pro nível de expresso, medi novamente o tempo de bombeamento dos 200 ml. A média deu 284,4 ml/min. Pelo gráfico, isso dá uma queda de pressão mínima de 6,5 bar, ou se assurmirmos que a inclinação do gráfico é a mesma para qualquer bomba, 8,3 bar. Muito estranho, já que por volta de 120 ºC a pressão do vapor é por volta de 2,2 bar.

 

De qualquer forma, segui em frente. Dei uma regulada visual na granulometria (já que é café novo), pesei 17g, e tirei o expresso. Foram 27 segundos para extrair perto de 60 ml.

 

Se o gráfico estiver certo, para 120 ml/min temos uma pressão máxima de 13,5 bar, ou uma pressão de 13 bar se considerarmos que minha bomba mantém-se na mesma região entre as pressões média e máxima do gráfico que a 0 bar. Subtraindo a queda de pressão na válvula, meu expresso teria sido extraído a 7 bar no máximo, ou a 4,7 bar no cenário mais provável.

 

A crema me pareceu normal, o sabor um pouco mais ácido e menos amargo que o de costume, mas pouca diferença. Sem falar que esta variação pode ser por outros fatores também.

 

A conclusão que eu chego é que não dá para confiar no gráfico. É impossível que a válvula praticamente no ponto de permitir a passagem do vapor gere 8 bar de queda de pressão.

 

O negócio é fazer o ajuste todo experimentalmente mesmo. Instalar uma OPV, um manômetro no porta-filtro, e regular a OPV p/ obter 9 bar no PF com um fluxo de 120 ml/min saindo pelo braço de vapor.

 

EDIT - Relendo a mensagem, percebi que esqueci de considerar um fator, que é a perda de carga entre a saída da bomba e a saída do grupo, que é maior quanto maior for o fluxo. Mas como não tem como medir facilmente, acabo caindo de novo na afirmação acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ifaccioni.

 

Interessante tua análise.

Só creio que devas acrescentar 2 fatos ao estudo. São eles:

 

1 - As condições normais de temperatura e pressão do local do experimento. Onde estás? Que altitude? Qual o ponto de ebulição da água no teu local sob a CNTP?

 

2 - O fluxo médio deve ser ligeiramente maior que 120 ml/min, entre 5 e 10%, pois para 30 ml finais na xícara em 30 s, significa que 100% do que vazou durante a extração estará na xícara, o que não é verdade pois uma outra parte de água ficou retida no bolo do pó e há ainda uma parte quase desprezível que poderá se transformar em vapor especialmente no início do evento. Para precisar o valor terás tarar a balança com o pf e filtro sem pó, pesar o porta filtro preparado com pó ainda seco e por fim pesar o pf imediatamente após a extração para saber quanto de água estará retida no pó úmido.

 

Por fim, sugiro que toda a experiência fosse ajustada para o padrão de 7 g em 25 s para 25 ml. No teu teste passa um pouquinho, pois para 30 ml em 30 s a massa seca total de pó deveria ser 16.8 g e não 17 que é 1,2% a mais proporcionalmente. Não vai alterar muito o resultado, mas é mais café do que deveria ser usado.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, começou bem depois se confundiu. A válvula segurar a pressão do vapor, mesmo que seja 2-3 bar, não quer dizer que ela vai suprimir 2-3 bar da linha quando a bomba estiver empurrando água. Deve haver uma perda, mas nem tanto.

 

Aliás, se fizer um teste com um manômetro e sem sair água depois do manômetro, chegará na pressão máxima. Afinal a válvula não é nenhum redutor de pressão. Teria que fazer um teste com um manômetro e com uma válvula agulha, para ver se realmente com fluxo de aproximadamente 100ml/min qual é a pressão. Tenho uma Evolution na espera de ser mexida aqui e tenho o manômetro, de repente vejo isso.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bobeei e li agora que você já percebeu isso.

 

O Alex também tá certo, um pouco da água fica no bolo. Se quiser usar um parâmetro bem comum são os 75 ml em 30 segundos do Scace (assim ele calibrou a válvula agulha do dispositivo). É uma estimativa razoável.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Caramba, 75 ml em 30 s é 25% a mais. Eu estimava menos água retida. Aí por volta de 10% no limite superior. Mas se vc mediu e deu este tanto, vou refazer o teste e rever minha estimativa.

Ainda hoje postarei o resultado.

Só para acrescentar um fato, pó mais fino reterá mais água que pó mais grosso, pois a área total de superfície hidrófila será maior.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não medi! É o valor que o Greg Scace escolheu colocar na válvula agulha para os testes de termometria. Depois ele lançou o termofiltro com manômetro e imagino que o volume seja o mesmo.

 

Afinal, 75 ml / 30 s = 2,5 e 60 / 30 = 2 e 65 / 30 = 2,16. Ou seja, "por volta" de 2 ml/s... Impossível querer muita precisão desses testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste rápido, e realmente a perda de carga é grande. Mas acho que o ideal é cada um testar sua máquina.

 

Nessa máquina, a pressão chega com muita dificuldade a 13 bar. Ao liberar um fluxo lento, de 1,7 ml/s, consegui aproximadamente 9 bar. Pouco maior e já cai para 8 e até 7 bar.

 

Pode haver um problema com a válvula purgadora de ar (chamada de "self-prime", tem uma bolinha dentro e uma saída de silicone lateral à válvula de vapor). Ela costuma vazar e me parece que tá acontecendo isso. Aí zoa tudo. Eu fecharia essa porcaria (acho que precisa de um tampão 1/16", vou tirar para confirmar). No caso dessa máquina, se não melhorar, talvez a bomba precise ser trocada.

 

Veja que mantive a válvula de retenção minimamente rosqueada. O suficiente para não vazar muito vapor, ainda vaza um pouco, o ideal é usar um filtro cego quando for utilizar o vapor. O fluxo livre tá na faixa de 400ml/min. Se não for problema na bomba, ainda seria viável diminuir um pouco a mola para o mínimo rosqueado da válvula de retenção não exercer tanta perda de carga. Aí o uso do porta-filtro cego é obrigatório, pois vai vazar mais vapor durante a vaporização.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ifaccioni.

 

Interessante tua análise.

Só creio que devas acrescentar 2 fatos ao estudo. São eles:

 

1 - As condições normais de temperatura e pressão do local do experimento. Onde estás? Que altitude? Qual o ponto de ebulição da água no teu local sob a CNTP?

 

2 - O fluxo médio deve ser ligeiramente maior que 120 ml/min, entre 5 e 10%, pois para 30 ml finais na xícara em 30 s, significa que 100% do que vazou durante a extração estará na xícara, o que não é verdade pois uma outra parte de água ficou retida no bolo do pó e há ainda uma parte quase desprezível que poderá se transformar em vapor especialmente no início do evento. Para precisar o valor terás tarar a balança com o pf e filtro sem pó, pesar o porta filtro preparado com pó ainda seco e por fim pesar o pf imediatamente após a extração para saber quanto de água estará retida no pó úmido.

 

Por fim, sugiro que toda a experiência fosse ajustada para o padrão de 7 g em 25 s para 25 ml. No teu teste passa um pouquinho, pois para 30 ml em 30 s a massa seca total de pó deveria ser 16.8 g e não 17 que é 1,2% a mais proporcionalmente. Não vai alterar muito o resultado, mas é mais café do que deveria ser usado.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Alexandre,

Aqui em Indaiatuba-SP, estou numa altitude de 600m. A temperatura de ebulição teórica é de 98ºC. Medi 97ºC com um termômetro espeto, mas a tolerância deste é de 1ºC também, segundo o fabricante, apesar de que uma massa de gelo moído e água, num copo de isospor, coberto e com agitação constante, mediu entre 0 e +0,1 ºC.

 

As 17g são o mínimo utilizável no filtro duplo original da Gaggia, sem que o bolo vire uma lama. Mas semana que vem deve chegar meu filtro novo da Silvia, aí vou poder diminiuir a dosagem. Também estou na esperança de que o resultado na xícara seja melhor, com a sobredosagem menor.

 

Pois é, começou bem depois se confundiu. A válvula segurar a pressão do vapor, mesmo que seja 2-3 bar, não quer dizer que ela vai suprimir 2-3 bar da linha quando a bomba estiver empurrando água. Deve haver uma perda, mas nem tanto.

 

Aliás, se fizer um teste com um manômetro e sem sair água depois do manômetro, chegará na pressão máxima. Afinal a válvula não é nenhum redutor de pressão. Teria que fazer um teste com um manômetro e com uma válvula agulha, para ver se realmente com fluxo de aproximadamente 100ml/min qual é a pressão. Tenho uma Evolution na espera de ser mexida aqui e tenho o manômetro, de repente vejo isso.

 

Márcio.

Marcio,

Desculpe discordar, mas a válvula de retenção reduz sim a pressão. Veja que o mecanismo interno dela é exatamente o mesmo de uma OPV (um orifício com um êmbolo pressionado por uma mola de compressão), com a diferença que so há um caminho, e usa-se uma mola mais fraca.

Regulando ela no limite de segurar o vapor, digamos 2,2 bar, a válvula só abre se a diferença de pressão entre a entrada e a saída da válvula for maior que os 2,2 bar.

 

Supondo que se inicie uma "extração" com filtro cego, assim que a a pressão da bomba passa de 2,2 bar, a válvula abre e começa a encher o filtro. O filtro vai ficando pressurizado também, o fluxo vai diminiuindo, a pressão da bomba vai aumentando, e a do PF vai seguindo, até que chega uma hora que a pressão no filtro é 2,2 bar menor que a da caldeira. Nesse instante, a válvula de retenção se fecha novamente, mantendo a diferença de pressão entre a sua entrada e saída.

 

Quando há fluxo, entra mais um componente, que é a perda de carga devido à viscosidade da água. Que no caso dessa válvula não deve ser pequeno também, pois temos mudanças bruscas na seção transversal disponível p/ o fluxo.

 

Quanto à SPV, realmente ela é totalmente inútil. A minha aqui fica vazando vapor e esquentando a água do tanque, no grupo do yahoo das gaggias dizem que isso diminiu a vida útil da bomba. Além disso, pra ela gerar um vapor decente, antes de acionar o botão de vapor tenho que encher a caldeira, acionando a bomba até sair água pelo braço. Em outras palavras, já estou tendo que fazer o priming manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te desculpo! :lol: Você está certo, a perda de carga é razoável.

 

Só não é a mesma coisa que uma OPV exatamente por estar em linha. A OPV desviando o fluxo controla a pressão máxima com limite do fluxo. Essa válvula de retenção pode diminuir a carga, mas como vi testando, não é tão fácil de regular (ou há algum problema com a bomba)...

 

Extrair água com o filtro cego na máquina vai chegar num limite da bomba mas a pressão antes da válvula será maior que depois (considerando a perda) e não fechará a válvula, concorda?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Sou novo no fórum. Recentemente ganhei de presente uma Gaggia Espresso Dose. Como não gostei muito da qualidade dos cafés de sachê, que são no máximo aceitáveis, comprei um Hario Mini Mill, que deve servir nessa fase de aprendizado até adquirir um moinho definitivo.

 

Pois bem, tenho sofrido com a falta de estabilidade de temperatura da Dose. Ele vem com um boiler saeco, de aço inoxidável, resistência interna na massa de água, e o termostato centrado em 95º C (não medi, mas os esquemas que achei na internet confirmam isso). O problema é que a temperatura flutua muito. Ainda não medi, pois os termosensores que encomendei no ebay ainda não chegaram, mas obviamente a temperatura passa dos 100ºC no pico quando a resistência desliga e fica abaixo de 90 no momento que a resistência é ativada novamente.

 

Isso tem feito que eu tenha extraído mais singles do que doubles, porque o volume de água fria que entra na caldeira é menor, e acaba variando menos a temperatura. Mesmo assim, antes do fim da extração a resistência costuma ativar, o que significa (provavelmente) que a temperatura já caiu muito.

 

Estou com uma idéia para minimizar esse problema e gostaria de saber a opinião do pessoal aqui do forum. Já notei que se eu deixar o botão de vapor ligado durante toda a extração a temperatura aumenta (demais, fica difícil controler). Pensei então que se eu instalasse um potenciômetro (como o thermo banho, ou algum outro mais específico para a potência de 1100W) no circuito da resistência da caldeira eu poderia manter o botão de vapor ligado durante toda a extração, mas com uma potência um pouco menor, mantendo a temperatura do shot mais estável.

 

Vocês acham essa idéia muito absurda?

 

Abraços,

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nunca fiz a medição da temperatura, é um palpite. Mas com alguma fundamentação:

 

1-Tenho lido muito em diversos fóruns (coffeegeek, homebarista, grupo da Gaggia do yahoo, etc.) que esse é um problema comum das máquinas de caldeira pequena, especialmente a caldeira saeco de inox. Então não é um dado produzido por mim, mas que foi experimentado por outros com regular frequência;

 

2-Mesmo se eu começar a extração imediatamente após um ciclo da caldeira, quando sei que a temperatura da água ainda está muito quente, é praticamente certo que o termostato vai ativar a a caldeira antes do final da extração. Sabemos que os termostatos bimetal que vem de fábrica trabalham com uma faiza de temperatura bem ampla, então dá pra intuir que a temperatura está variando demais durante a extração, ainda que o termostato meça a temperatura na cabeça da caldeira e não reflita exatamente a temperatura da água, que vai ser influenciada também pela temperatura do grupo;

 

3-Percebi que é muito difícil fazer extrações consistentes. Meu problema inicial eram extrações muito amargas, mesmo com um café que eu sabia que não tinha essa características. Sei que outros fatores entram em jogo, mas parece ter algo a ver com uma temperatura muito alta no início da extração. É fácil perceber que após um ciclo de aquecimento da caldeira (que leva em média de 20-25 segundos com a máquina razoavelmente aquecida) a água fica fervendo dentro dela por um tempo, pois é possível até ouvir. E se eu abrir a válvula de vapor, sai um esguicho de água e vapor com razoável pressão. Logo a temperatura da água dentro da caldeira deve ser de 100 C ou um pouco mais;

 

4-Uma técnica de temperature surfing que tenho usado com algum sucesso é abrir a válvula de vapor assim que termina um ciclo da caldeira, deixando sair a pressão (e calor excessivos) por uns 15s. Daí fecho a válvula e faço a extração imediatamente. Se for com a cesta de single, consigo um café de sabor bem razoável, e a máquina só liga a caldeira bem no final da extração; já com o cesto duplo é um pouco mais complicado, pois o volume de água que entra na caldeira faz o termostato ativar mais cedo na extração.

 

Claro que são apenas suspeitas, e são baseadas mais em impressões do que em dados empíricos. Mas prometo postar os resultados que encontrar quando começar a fazer medições. Encomendei dois thermocouples no ebay. Vou instalar um na caldeira, e outro vou utilizar para fazer o styrofoam cup test. Outra possibilidade de instalar o segundo termômetro é colocá-lo entre o portafiltro e filtro simples pra sachê, que diminui um pouco o fluxo de água, e quem sabe obter resultados mais próximos do que acontece em uma extração real.

 

Pode ficar à vontade pra corrigir alguma besteira que eu tenha falado. E minha idéia de "dimmerizar"a resistência da caldeira é muito absurda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigoks.

Um simples termômetro digital tipo espeto pode te ajudar muito agora. Não é caro e o uso é imediato. Não são de altíssima precisão, mas dá para conhecer o desvio se comparado com instrumento confiável.Aí vão 2 tipos por menos que 60 reais

http://www.planetafrio.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=104

http://www.planetafrio.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=105

 

Meça a temperatura d'água em fluxo livre e o mais próximo possível do grupo irrigador, sem contudo encostar neste. Cuidado para não se queimar com a água que poderá escorrer pela sonda do termômetro. Anote as temps do que seria o início como tempo 0, do meio aos 15 s e do final aos 30 s. Repita o experimento em uma extração normal com o filtro simples e/ou com um duplo.

Utilize em todos os casos a mesma rotina referente ao pré aquecimento, como vc o faz regularmente.

Terminado este primeiro ciclo de observações, repita-o para aumentar a amostra.

Se, quando seguindo a tua rotina costumeira, vc observar consistência nas repetições e a bebida não te agradar, anulando a possibilidade do defeito ser do grão/pó, então tua rotina pode estar equivocada.

Não havendo consistência nos resultados, o termostato pode estar com defeito e lendo erraticamente a temperatura.

A ideia de um dimmer no circuito da resistência não me agrada e poderá comprometer a vida útil da mesma.

E também não usaria o artifício de acionar a resistência, por intermédio do botão de vapor ou mesmo abrir a válvula de vapor. A máquina deve funcionar corretamente seguindo a orientação de uso indicada pelo fabricante, caso contrário, se há defeito e não é capaz de produzir os resultados previsíveis, então é caso de assistência técnica ou garantia se ainda estiver no prazo. Penso que é errado ter de fazer alterações para que um equipamento faça o que foi projetado para fazer na sua forma original.

 

Valeu

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex e Marcio,

 

Me digam:

 

Qual seria uma temperatura ideal (mais ou menos) para a água no momento que sai do grupo e toca o pó?

Outra coisa: A bebida na xícara ( simples ou duplo), com a xícara aquecida, deverá estar aproximadamente em qual temperatura imediatamente após a extração?

 

Numa gaggia po ex...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Em linhas gerais, na busca do mais saboroso café, tratando apenas de espresso e sempre considerando CNTP ao nível do mar, a água deve estar entre 88 e 94° C ao sair do grupo irrigador, no início da extração. Normalmente, para os cafés brasileiros, principalmente de seca natural, esta larga faixa é reduzida para que a temperatura esteja entre 90° e 93° C.

Gosto de trabalhar meus cafés na cafeteria com a máquina provendo água a 91° ou 92° C.

Há máquinas com perfis diferentes de temperatura para as 3 fases, início, meio e fim da extração. Algumas com perfil crescente e a maioria com este decrescente.

Uma consideração importante, aliás muito importante, é o café a ser utilizado. A diferença de reação à temperatura da água está diretamente ligada à quantidade de componentes voláteis contidos no pó. A idade e o tipo da torrefação e a granulometria do pó influenciarão fortemente o resultado.

Arabicas puros aceitam e até exigem mais calor. Mesclas de arabica e robusta já não pedem tanto calor e robustas puros (argh!) exigem extrações próximas do limite inferior, portanto mais frias.

 

Ao entrar em contato com a xícara pré aquecida corretamente, baixará uns 5° C. Se a xícara estiver na temperatura ambiente poderá baixar até 25°C neste contato.

 

Por outro lado, humanos não suportam temperaturas superiores a 63°C, mais ou menos até 2°C, dependendo do indivíduo. Eu, pessoalmente prefiro começar a beber aí pelos 61° e considero frio abaixo de 52°C, sendo que por volta dos 58° C considero o pico do sabor. A curiosidade já me fez medir a temperatura durante a degustação em conjunto com outra pessoa, que bebeu o mesmo café tirado em bico duplo e que preferiu valores ligeiramente mais elevados do que os meus.

A percepção dos sabores varia à medida que a bebida esfria. Ainda que para cada indivíduo haja uma determinada temperatura adequada, eu encontro o sabor mais agradável justamente na temperatura mais confortável. Parece óbvio, mas ao longo de todo esse tempo que venho servindo espressos aos clientes das cafeterias, observei que uma quantidade considerável de pessoas prefere o café muito quente e poucas escolhem por bebê-lo já mais frio.

 

Este é um bom experimento para se fazer em casa. Basta um termômetro digital tipo espeto, 2 cafés tirados simultaneamente no bico duplo e um/a amigo/a que também goste de café.

É necessário que o termômetro seja digital devido à rapidez da apuração da temperatura. Para conhecer o desvio do instrumento, deixe a água ferver por 1 ou 2 minutos, mas não mais que isso, e verifique o valor apurado pelo termômetro. Na CNTP citada no início, o valor deverá ser de 100° C. A diferença apurada deve ser transformada em percentual a ser descontado ou acrescido dos valores apurados durante as medições.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te desculpo! :lol: Você está certo, a perda de carga é razoável.

 

Só não é a mesma coisa que uma OPV exatamente por estar em linha. A OPV desviando o fluxo controla a pressão máxima com limite do fluxo. Essa válvula de retenção pode diminuir a carga, mas como vi testando, não é tão fácil de regular (ou há algum problema com a bomba)...

 

Extrair água com o filtro cego na máquina vai chegar num limite da bomba mas a pressão antes da válvula será maior que depois (considerando a perda) e não fechará a válvula, concorda?

 

Márcio.

Márcio,

 

Para a válvula se manter aberta, não basta que a pressão seja maior antes que depois dela, a difrença entre pressões também tem que ser maior que 2,2 bar.

Na válvula, o que acontece é um equilíbrio de forças. Vamos pegar uma situação estática, sem fluxo.

A água tentando fluir exerce uma força F1 = Pb x A, onde Pb é a pressão da bomba e A a área do orifício de passagem do fluxo.

Do lado contrário, temos uma F2 = Pf x A + Fm0, sendo Pf a pressão no filtro e Fm0 a força exercida pela mola de compressão, com a válvula fechada.

Se F1 é maior que F2, a mola é comprimida, liberando a passagem. Mas se F1 é menor ou igual a F2, a mola não sai do lugar, e a válvula não abre.

No limiar da abertura da válvula, F1 = F2, que substituindo na equação gera Pb - Pf = Fm0 / A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade. Então a perda de carga é grande... :) Se realmente desse para chegar no fluxo de 12-13 bar da bomba, e ter por volta de 9-10 no café, seria o ideal, mas a bomba tem que estar tinindo! Nessa que testei não consegui isso, mas ainda precisaria fechar a válvula purgadora para ver se não está atrapalhando.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Em linhas gerais, na busca do mais saboroso café, tratando apenas de espresso e sempre considerando CNTP ao nível do mar, a água deve estar entre 88 e 94° C ao sair do grupo irrigador, no início da extração. Normalmente, para os cafés brasileiros, principalmente de seca natural, esta larga faixa é reduzida para que a temperatura esteja entre 90° e 93° C.

Gosto de trabalhar meus cafés na cafeteria com a máquina provendo água a 91° ou 92° C.

Há máquinas com perfis diferentes de temperatura para as 3 fases, início, meio e fim da extração. Algumas com perfil crescente e a maioria com este decrescente.

Uma consideração importante, aliás muito importante, é o café a ser utilizado. A diferença de reação à temperatura da água está diretamente ligada à quantidade de componentes voláteis contidos no pó. A idade e o tipo da torrefação e a granulometria do pó influenciarão fortemente o resultado.

Arabicas puros aceitam e até exigem mais calor. Mesclas de arabica e robusta já não pedem tanto calor e robustas puros (argh!) exigem extrações próximas do limite inferior, portanto mais frias.

 

Ao entrar em contato com a xícara pré aquecida corretamente, baixará uns 5° C. Se a xícara estiver na temperatura ambiente poderá baixar até 25°C neste contato.

 

Por outro lado, humanos não suportam temperaturas superiores a 63°C, mais ou menos até 2°C, dependendo do indivíduo. Eu, pessoalmente prefiro começar a beber aí pelos 61° e considero frio abaixo de 52°C, sendo que por volta dos 58° C considero o pico do sabor. A curiosidade já me fez medir a temperatura durante a degustação em conjunto com outra pessoa, que bebeu o mesmo café tirado em bico duplo e que preferiu valores ligeiramente mais elevados do que os meus.

A percepção dos sabores varia à medida que a bebida esfria. Ainda que para cada indivíduo haja uma determinada temperatura adequada, eu encontro o sabor mais agradável justamente na temperatura mais confortável. Parece óbvio, mas ao longo de todo esse tempo que venho servindo espressos aos clientes das cafeterias, observei que uma quantidade considerável de pessoas prefere o café muito quente e poucas escolhem por bebê-lo já mais frio.

 

Este é um bom experimento para se fazer em casa. Basta um termômetro digital tipo espeto, 2 cafés tirados simultaneamente no bico duplo e um/a amigo/a que também goste de café.

É necessário que o termômetro seja digital devido à rapidez da apuração da temperatura. Para conhecer o desvio do instrumento, deixe a água ferver por 1 ou 2 minutos, mas não mais que isso, e verifique o valor apurado pelo termômetro. Na CNTP citada no início, o valor deverá ser de 100° C. A diferença apurada deve ser transformada em percentual a ser descontado ou acrescido dos valores apurados durante as medições.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

 

 

Alex e companhia,

 

Boa noite

 

Fiz vários testes com minha Gaggia Baby Class e fiquei surpreso:

 

Deixei-a ligada por 2 min até a resistência para de funcionar e ela atingiu 74 graus.

Depois por mais 3 minutos e atingiu 76 graus

Depois deixei por 10 minutos direto sem surfing e ela atingiu 81 graus

 

Temômetro utilizado: Culinário tipo espeto

 

Medição tocando diretamente a água expelida do disco difusor, ou seja, sem perdas.

 

O que notei é que, mesmo surfando algumas vezes para ativar a resistência, dificilmente alcanço temperaturas maiores que 75 graus, como disse, é necessário grupo aquecido, xícara aquecida e 10 minutos de máquina ligada para eu conseguir um resultado de 76 a 80 graus de saída de água e de 67 a 70 graus de RESULTADO NA XÍCARA.

 

Produção, está certo isso?

 

Será que todas as Gaggias são assim e por isso da real necessidade do PID?

Ou pode ser problemas de termostato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar um termômetro espeto na saída não mede direito... O fluxo é grande, o termômetro não vai estabilizar etc.

 

Veja que o Scace é bem próximo da saída, simula o fluxo mais lento e a pressão alta, e ainda assim ele diz para ignorar os primeiros 5 segundos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo assim Márcio......aqueço bem a xícara e coloco-a encostada no grupo para colher a água e mergulho o termometro e ainda assim custa passar dos 78 graus.

 

Agora 88 a 94 como o Alex falou....vixi....tá longe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta acreditar que tá medindo algo parecido com a água no café... :) Tá medindo a água, saindo na pressão atmosférica do grupo num fluxo alto, só isso. Ou seja, um flush! E pelo que o pessoal costuma testar com o copo de isopor, acho que tá OK conseguir 80°C.

 

Fazendo um "surfe" na temperatura, nunca consegue que saia água borbulhando com vapor? Ou ainda ligando por alguns segundos o botão de vapor... Veja o tópico no qual citei a técnica de um cara:

 

Gerenciamento de temperatura da Gaggia

 

Pode ser um método útil, basta colocar um termômetro em algum lugar na caldeira/grupo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim claro consigo que saia com vapor e meio que espirrando, sem ligar botão de vapor.o que não quero e ligar o botão de vapor.quero tirar isso da resistência principal mas achei que não estava normal, mas se 80 esmtá então beleza, devo estar medindo errado mesmo, mas me diga como eu meco a temperatura da água que toca o pó? Estou achando 90 meio longe sem ligar a resistência de vapor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideal é ter um termofiltro, que chamam de Scace device, pois o cara que "padronizou" se chama Greg Scace. É o usado para os testes da WBC para definir que marcas (e modelo) de máquinas podem dar lance para ser patrocinador.

 

O preço do Scace é alto, mas daria para fabricar algo parecido. Ideal acho que é usinar a peça de plástico (que aguente até 100°C) que será encaixada no filtro, furar o filtro e encaixe para o termopar. Também a saída de água deve ser feita por uma válvula agulha, de repente alguma regulável para deixar o filtro mais versátil. O Greg decidiu fazer a dele fixa para padronizar os testes. Além do termofiltro tem que ter um leitor digital...

 

Uma opção barata, se tiver um termopar só de fio (sem bainha de inox) e leitor digital, é preparar o filtro com café e tentar colocar o fio entre o porta-filtro e o grupo, para extrair e medir a temperatura. O fio não é grosso e dá para fazer umas 5 vezes antes de começar a quebrar o bicho... É isso que fiz com a Elektra MCAL há algum tempo, pois nunca tive tempo/saco de projetar um termo-filtro pra ela...

 

Mas veja só... Se sua máquina espirra vapor mesmo sem ligar o botão de vapor, tá tudo normal. Terá que definir seu método de "surfar". Ainda acho que vale a pena tentar o método citado acima, basta um termômetro bem posicionado na caldeira ou grupo. Se for na caldeira, é algo como ele fez, manter a temperatura da caldeira mais alta para ter estabilidade durante a extração. Se for no grupo, terá que sacar qual a temperatura ideal. Lembro de ter testado o PID usando o parafuso M6 que fixa a caldeira no grupo (são 4, eu usava o mais próximo de onde entra água), e ali a temperatura era bem próxima a do grupo e do que realmente determina a temperatura da água na saída.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Òk então.

 

Acompanharei para ver se tuno essa máquina ou se troco ela mais pra frente.

 

Esquece.... ainda não tenho $$$ para comprar a Electra :(

 

rsrsr

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...