Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

na boa... essa máquina é louca!

 

Aproveitei a manhã de folga e pensei 'esquecei o vaporizador, extrai um buon espresso'

comprei café moído (aprendi aqui que não é a melhor opção, mas é o que tem pra hoje), voeeei pra casa sem perder tempo,

usei o tamper de plástico mesmo,

Aí tentei extrair e espirrou café até pelas paredes.....sim, literalmente, a uns 60 cm da máquina.

 

 

Abri um pouco o vaporizador antes de uma nova extração...deu na mesma,

tentei extrair com menos pó, com maior e menor compactação, dando um flush mais longo antes...deu na mesma.

 

 

Eu posso não saber o que estou fazendo, mas ainda acho que isso não deve ser normal. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luara,

 

Seja bem vinda.

 

Para iniciar, te diria que a vaporização requer uma certa técnica e experiência que você só vai ganhar ao longo do tempo. Não é algo "plug and play", vai demandar algum esforço de aprendizado, mas uma vez dominada a habilidade você terá excelentes resultados com a Twin. Tenho uma e estou muito satisfeito, assim como outros colegas do fórum.

 

A questão de sair água quente pelo vaporizador é simples. Sempre que for utilizá-lo você deverá extrair a água da tubulação antes. Para isso coloque uma caneca ou jarra vazia embaixo do bico e abra a válvula do vapor até que saia toda a água. Feche a válvula, coloque a jarra com o seu leite para vaporizar e abra a válvula novamente.

 

Caso você extraia a água do vaporizador e extraia um espresso antes de vaporizar o leite, será necessário extrair a água novamente, pois a máquina encherá a linha com água novamente para extrair o café. Por essa razão eu procuro sempre vaporizar o leite antes de extrair o espresso.

 

Abraços,

 

Leo

 

 

Leo, obrigada pelas boas vindas e pela resposta. Vou tentar sim fazer esse esquema do vaporizador. E toda dica é bem vinda, porque realmente tá me surpreendendo o funcionamento desse trem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luara,

 

Seja bem vinda tb

 

Coloca um vídeo pra gente tentar entender o que pode estar acontecendo.

 

Voou café por onde?

 

No bico? Por cima?

Quando de pó vc colocou?

Encaixou bem o porta filtro?

 

Faça vários testes e se possível um vídeo.

 

Se for fazer café após uma vaporização, libere a pressão do sistema dando um flush até sair fluxo contínuo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luara,

como é o fundo do seu filtro?

Um furo ou vários furos?

Se for o de um furo você está utilizando um pressurizado e ele gera uma pressão maior na saída, ,

aí espirra pra tudo que é lado mesmo,

tem que usar um tubinho plástico que vem junto dos filtros,

tem que colocar o plástico no fundo do porta filtro.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Acho que já vi esse assunto sendo abordado nesse tópico, mas quero fazer uma pergunta direta.

 

Estava examinando os filtros que vem na Gaggia e a qualidade da perfuração não é grande coisa. Vale a pena substituir os filtros originais por um outro de 58mm (VST ou outro)? No que os resultados melhorariam com uma substituição desse tipo? Alguém já trocou o chuveiro por um melhor? Os resultados melhoraram? Como?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande maioria dos filtros são assim. Hoje em dia as marcas estão tentando melhorar a exigência dos fabricantes e o VST é uma opção boa também. Acho que traz mais padronização, não necessariamente melhorias fantásticas.

 

O chuveiro da Gaggia não é ruim. Na Gaggia Achille eu estou usando uma tela das comerciais, comprei na Espresso Parts há algum tempo. Não sei se deu diferença nas extrações e é bem difícil comparar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto da idéia do filtro duplo de 15g. Acho que vai permitir sobredosar na medida certa pra Gaggia extrair direito sem ter que colocar mais café do que eu julgo necessário.

 

Interessante é que neste artigo o Mark prince muda a distribuição de café no filtro de plana para côncava (o tamper permanece plano, entretanto) pra atingir os melhores resultados no VST em relação ao filtro Synesso (que ele já julgava bom).

 

http://coffeegeek.com/opinions/markprince/04-29-2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro de 15g VST? Tenho usado o de 18g e 22g e achei o resultado bom seguindo o peso nominal, com pequenas variações.

 

Engraçado que na minha máquina (Elektra Semiautomatica) a tendência é a extração no VST começar pelas laterais. Talvez me falte um tamper mais justo? Fiz uns testes e distribui convexo, ou seja, com menos pó no meio e tentei compactar com atenção nas bordas e melhorou. Difícil é perceber muita alteração no sabor! :lol: Ops, é mais ou menos o que aconteceu com o Mark Prince... :P

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o VST de 15g. Você consegue o peso nominal nivelando o pó na borda do VST? Porque na Dose se eu colocar muito menos pó que isso invariavelmente canaliza, e o bolo vira um lamaçal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente eu peso antes... Considerando a moagem fofa do Pharos, sobra espaço. O ProM enche e sobra. Difícil definir muito essa questão da dose e volume, cada moinho é de um jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, ponto importante.

 

Vi muito de perto esse fenômeno quando passei a usar o Hario. Enquanto o Breville para dose de 17g fica praticamente derramando no filtro da Mypressi os mesmos 17g do Hario ainda deixam cerca de 7mm livres na borda. Isso mostra que a dosagem volumétrica é (razoavelmente) confiável apenas se for utilizado o mesmo moinho, moagem e filtro.

 

Na dúvida é melhor pesar as doses, para garantir uma maior consistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone,

 

Desde as primeiras vezes que tentei vaporizar leite, consegui pelo menos satisfatoriamente, talvez por ter visto uns mil vídeos antes de fazê-lo pela primeira vez, rsrsrs. Uso sempre o biquinho preto pequeno, tirando a capa da panarello. O inconveniente é que não dá pra usar um pitcher fundo. Tenho um de 12oz, mas que só é suficiente pra um capuccino ou latte. Estou pensando em comprar um de 16oz, mas pra isso vou precisar encomendar a panarello Latte Art da Gaggia, que é mais comprida.

 

(...)

 

 

Rodrigo,

 

Resolvi dar uma segunda chance à vaporização sem o panarello, usando somente o biquinho. Deixei o vapor mais na superfície do leite que das outras vezes e fiz o possível para gerar o redemoinho no pitcher. Foi lindo! Vaporizou muito bem, e quase deu para arriscar um latte art. Só não foi melhor porque a pateta aqui não fixou o bico muito bem depois da última limpeza (eu sempre tiro a parte plástica para lavar) e, quase no fim do processo - POW! - o negócio disparou feito bala de revólver no fundo do pitcher. Resultado: um banho de leite na máquina, em mim e no chão da cozinha. :lol:

 

Ainda tenho que treinar mais, mas acho que vou aposentar o panarello também. Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, Simone!

 

Esse problema de lançamento de bico não é incomum. Nunca aconteceu comigo, mas há relatos de que acontece, pois a fixação não é lá muito firme.

Praticando mais, acaba ficando até fácil usar o biquinho. Não coloquei a panarello fora, mas nem sei onde guardei, pois não uso. Estou conseguindo resultados bem legais e com repetibilidade com a máquina "maneta" mesmo. A Gaggia fabrica uma panarello com biquinho mais comprido, como o nome de "Latte Art Panarello Wand". Por hora não está me fazendo falta, mas se eu comprar uma pitcher maior, fará.

 

O problema da panarello é que ela não faz aquele leite cremoso, que mais parece um creme de leite; pelo contrário, faz um leite "bolhudo", não homogêneo, com duas camadas bem distintas, uma líquida e outra de espuma. Com o biquinho você consegue texturizar o leite como deve ser.

 

O negócio é praticar, praticar e praticar. No final de semana vou tentar postar um vídeo pra mostrar como faço, inclusive com a técnica pra ter mais vapor. É tudo manjado, nada novo, mas como até hoje não achei nenhum vídeo de vaporização bom com a Gaggia Dose/Color, vou colocá-lo no youtube se a filmagem ficar decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luara,

 

Seja bem vinda tb

 

Coloca um vídeo pra gente tentar entender o que pode estar acontecendo.

 

Voou café por onde?

 

No bico? Por cima?

Quando de pó vc colocou?

Encaixou bem o porta filtro?

 

Faça vários testes e se possível um vídeo.

 

Se for fazer café após uma vaporização, libere a pressão do sistema dando um flush até sair fluxo contínuo

 

 

Obrigada Ricardooo..!

 

 

 

Luara,

como é o fundo do seu filtro?

Um furo ou vários furos?

Se for o de um furo você está utilizando um pressurizado e ele gera uma pressão maior na saída, ,

aí espirra pra tudo que é lado mesmo,

tem que usar um tubinho plástico que vem junto dos filtros,

tem que colocar o plástico no fundo do porta filtro.

Bruno Goulart.

 

Meninos, o problema era dos mais toscos possíveis. Esqueci completamente da borrachinha entre o filtro e o porta filtro, e sinceramente não lembro de ter visto isso em alguma outra máquina que já utilizei...distração minha?

Bom, isso resolveu o problema do café nas paredes.

er. haha

 

Quanto ao vaporizador, mandei a máquina pra outro técnico (Bellomac Assistência), e lá o cara disse que teve que trocar uma peça (pô, infelizmente não consegui ainda falar com ele pra saber o que era...mas algo como uma bolinha de metal por aí) e bom, ainda não testei novamente. Assim que eu souber menciono o problema exato.

 

Obrigada pelos betaaas (e desculpa o sumiço, andei por uns lugares desconectados do mundo hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisa da borracha preta entre o filtro e o porta-filtro é porque ele deve ser o pressurizado,

dê uma olhada no fundo do filtro e vê quantos furos tem,

se tem a mesma quantidade da parte de cima do filtro ou se tem apenas um furo.

O pressurizado é o que tem apenas um furo.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisa da borracha preta entre o filtro e o porta-filtro é porque ele deve ser o pressurizado,

dê uma olhada no fundo do filtro e vê quantos furos tem,

se tem a mesma quantidade da parte de cima do filtro ou se tem apenas um furo.

O pressurizado é o que tem apenas um furo.

Bruno Goulart.

 

 

 

Ih, ele é sim o pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, sou novo aqui. Ha 1 mes comprei uma Arno latte express. Estou conseguindo tirar um café com um bom crema ( cafe moido mesmo), estou conseguindo vaporizar o leite, embora tenha comprado uma cremeira bialetti, que faz um creme fantastico.

Resolvi, então, comprar um moinho para começar a de fato tentar um bom café, já que um café bem feito vai ter uma boa crema, mas não necessariamente um café com um boa crema vai ser um bom café.

Estava disposto a gastar um dinheiro e comprar um moinho MDF, ou vi um semi da fiamma que me pareceu bom.

Mas nas pesquizas todas acabei achando uma Caggia Baby Twin a R$ 1234,00 para pagar em 12 x, e se for com cartão Bradesco ainda ganha 10% de crédito no cartão. Ai veio a dúvida, compro umbom moedor como o MDF, ou compro um moedor MM e a Gaggia Twin.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

 

Bem vindo ao Clube do Café.

Invista no moinho antes de qualquer outra coisa. Sem ele, não adianta usar o melhor café tirado na melhor máquina. O moinho faz muita diferença.

O MM não proverá a granulometria necessária para espresso simples. Com o uso do filtro pressurizado pode te dar um resultado satisfatório, mas nunca excelente. O MDF é capaz de prover pó para espresso em filtro simples. Mas há a inconveniência do dosador, que é desaconselhável para moagens para apenas poucas doses como se faz em casa.

Leve em consideração o Baratza Encore, que é mais versátil, dotado de mó cônica e já ajustado para café turco/espresso simples e na mesma faixa de preço do MDF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Gilberto.

 

Como o Alex falou, o moinho deverá ser a prioridade de sua lista.

 

Tenha certeza que quando estiver com o moinho em mãos começará a investir em todo o resto com o passar do tempo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

 

Acho sim. Sinceramente.

Mas devo acrescentar que sou o mais suspeito dos membros do nosso Clube do Café para falar sobre os Baratza. E possivelmente também o mais experiente com esses moinhos, pois sou quem os importa oficialmente, os distribui e presta assistência técnica com o endosso da Baratza LLC USA.

 

Para obter informações sobre diferentes avaliações do Encore feitas por usuários e profissionais, clique nos links abaixo.

Se restar qualquer dúvida, não exite em me contatar por MP ou email.

 

Prima Coffee - profissional

http://prima-coffee....spresso-grinder

 

Seattle Coffee Gear - profissional

http://blog.seattlec...encore-grinder/

 

Amazon.com - usuários/proprietários

http://www.amazon.co...nDateDescending

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

O Alexandre é mesmo suspeito para falar. Mas eu não sou.

 

Os moinhos Baratza são muito bons. Amplamente conhecidos e conceituados no mercado. Ademais, a assistência técnica e o serviço de atendimento ao cliente deles é excepcional.

 

Além disso o Graef na Café Fácil está sendo vendido por bem mais do que vale.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, com certeza já fiquei convencido de que é bom. Não fechei ainda pois minha cunhada vai para EUA, e talvez possa me trazer de lá, ai me sobraria algum para acelerar a troca da cafeteira. Alias a Gaggia Baby Twin, consegue soltar o café nos 25 s desejados, com a granulação e compactação corretos, ou só se colocar o sistema de controle de pressão? Quanto ao valor da gaef voce tem razão, eles tem um saldão onde voce leva uma cafeteira Demoka m870, o moedor citado, mais 1 kg de café por R$932,00.

 

Abraços e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

A Gaggia é uma maquina muito competente e excelente compra em sua faixa de preço. Eu tenho uma e alguns outros colegas de forum também.

 

Mas como o Alexandre já falou, ela não servirá de nada sem um BOM moinho.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...