Ir para conteúdo

Trajeto da água na Gaggia Baby Twin


Gilberto

Postagens recomendadas

Segue, detalhes internos da Gaggia Baby Twin,

 

Acredito ter acertado, mas caso os mais entendidos encontrem algum erro, por favor....

 

Podemos ver que a Twin, tem sua caldeira atualmente regulada apenas pelo termostato do café de 107 *C, como a caldeira não tem momentos de alta temperatura como se tem com a Baby Class quando se quer o vapor, contibua sendo necessário um flash mais longo, ou apenas um curto para limpeza. Nestes menos de 1 mês que venho usando a minha nunca aconteceu de sair vapor pelo PF.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que logo após um ciclo de caldeira não sai água fervendo pelo portafiltro? O pessoal que tem Twin costuma dizer o contrário. Inclusive na minha (ok, a caldeira é diferente), que tem o termostato centrado em 95C, sai água fervendo pelo PF após um ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho ótima a iniciativa também. Falta (ainda) um pouco esse tipo de informação no forum, é legal que alguém disponibilize esquemas de máquinas, especialmente quando adaptados pra língua portuguesa. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como citei no inicio, eu não tenho problemas de altas temperaturas no Porta Filtro ( posso até ter de baixa temperatura , mas só medindo). Quando olhei o catalogo de peças da Twin tinha um termostato de 145 *C para o vapor na parte superior da caldeira, onde ficava o termostato na Baby Class, mas em um esquema elétrico da Twin que encontrei depois este Termostato já não constava mais, o que confere com o que o Léo disse que não tinha este termostato na Twin dele, ai ficou a dúvida se inicialmente eles soltaram com este termostato e eliminaram posteriormente, daí seria uma explicação para que algumas máquinas ficarem mais instáveis, vou pesquisar melhor.

 

Consultei a fabrica na Italia, também para ver se eles fizeram algum experimento com PID, mas ainda não tive resposta.

 

Agora, em colocando o PID, eu acredito que o sensor no lugar do termostato de 107 *C ( o de baixo) é uma excelente posição, pois esta próximo ao ponto de entrada de água fria, e em outros desenhos que encontrei a parede da caldeira na posição do sensor é fina.

 

Mas antes de instalar vou procurar fazer algumas medições no Porta filtro como fez o Léo. ( foi o Léo ?? ).

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábrica na Itália responder sobre PID? Esquece...

 

Procurem informações em inglês, muita gente já fez. A diferença da Twin só é a fiação, mas a caldeira de café é a mesma da Classic e Class.

 

Como já muitos perceberam, a caldeira de alumínio da Gaggia é mais pensada para imitar um trocador de calor. Ao colocar PID, acho que a posição melhor seria no grupo ou na água, para deixar o sistema todo mais estável próximo a temperatura desejada. No alumínio o sistema vai estabilizar rapidamente mas a água e grupo demorarão mais. Já falei disso mais de uma vez...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Trabalhei anos com empresas Italianas e acho que vôce tem razão, vou ficar esperando, enfim perguntar é de graça, rsrs.

 

De fato vôce já falou várias vezes, eu tenho certeza que vôce tem razão, mas já viu um cara teimoso, rsrs sou eu, eu quero que o raciocinio entre na minha cabeça, e para eu, os novatos demora para entrar na cabeça os termos tipo flush, tempertura surf, e haja videos para as coisas indo se esclarecendo, e graças a paciência dos mais experientes nos vamos indo.

 

PID, inicialmente achei que com o controle da Baby Twin do vapor fora da caldeira principal, as coisas na caldeira ficaria mais tranquilo, bem mais tranquilo até fica, mas só mais tranquilo, não tranquilo.

 

Achei o video abaixo, testes feitos em um Silvia, o cara fez 4 experimentos:

3 deles com o sensor de temperatura do PID instalado, mas sem o PID estar funcionando, só para avaliar :

A faixa de trabalho do termostato.

Tirando um shot com a caldeira se aproximando do ponto inferior de temperatura.

Tirando um shot quando a caldeira acabou de chegar no ciclo maximo.

E assim vai.

 

E ai por ultimo um shot com o PID ATIVADO. E de fato dá para ver a importancia do PID.

 

http://coffeemachineman.com.au/

 

Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Gilberto, Rodrigo e CIA, primeiramente, preciso dizer que não consigo ver nenhum esquema postado na página. Talvez tenha ocorrido algum problema.

 

Em segundo lugar gostaria de uma ajuda de vocês, por entenderem o funcionamento da Twin.Estou com um exemplar em casa, de um amigo. Não tava funcionando. Achei que fosse apenas o flat cable. Eu troquei, mas não é apenas isso.

 

O fato é que a máquina liga (acende os leds), mas nem sequer liga a bomba para puxar água do reservatório. Eu acredito que não seja bomba falhando. Tenho ponta da esperença que seja termopar ou algo do tipo que acaba interferindo no funcionamento da caldeira e bomba.

 

Vocês acreditam que a falha de um componente como termostato ou fusivel termico interrompe o funcionamento da bomba?

 

Eu baixei um data-sheet em italiano. Pretendo olhar com mais calma no fds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das melhores fontes de informação da Twin é essa página da WLL , é bem completa , com os diagramas , inclusive o chamado "hidraulic diagram" o caminho da água.

 

https://wiki.wholelattelove.com/Gaggia_Baby_Twin

 

Na twin diferente da outras baby as funções de controle estão concentradas na placa eletrônica.

 

https://www.wholelattelove.com/products/electronic-card-baby-twin-120v

 

Se a Imeltron tiver para vender será bem mais barato que na WLL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...