Santiago Luz Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Hoje foi lançado o projeto Cafelat Robot do Paul Pratt (Cafelat) no KICKSTARTER. É uma máquina inspirada na Faema Baby Faemina, super simples, robusta e prática. Tem várias vantagens sendo que pra mim, uma das principais é o fato de não necessitar de pré-aquecimento (exceto se a pessoa desejar temperaturas bem altas, ainda assim, é um pré-aquecimento só). Vindo do Paul, dá pra confiar que vai ser bem produzida e não vai deixar os apoiadores na mão. Eu já garanti a minha! https://www.kickstarter.com/projects/cafelat/cafelat-robot-manual-espresso-coffee-maker 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Cara ! Achei interessantíssimo. Ta no preço da ARAM - Só não sei se tenho estomago pra isso :() sou ansioso demais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Apoiei. Gostei muito da facilidade apresentada e de poder fazer dois shots ao mesmo tempo. Agora tenho até o dia 14 de junho para pegar a mão na consciência e desistir. rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Achei interessante, mas a princípio prefiro o estilo da Aram e acho ela um pouco melhor, porém, @Santiago Luz você já tem a Aram e mesmo assim se interessou pela Cafelat Robot. Além de não precisar de um pré-aquecimento e ter um melhor acabamento, o que mais você percebeu que possa indicar a produção de um café superior? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Não tenho nenhuma das duas mas creio que não existe superioridade de bebida em nenhuma delas e sim características diferentes. A cafelat parece ser muuuuuuuito mais prática e robusta. Deve durar uma vida sem reparos. Porém acredito que essa massa de metal do filtro e reservatório da água deve roubar uns 30 graus sem escaldo. Em se tratando de beleza ela é horrorosa perto da Aram 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Pior que quiseram associar o design a um robô humanoide... reparem onde fica a saída do café...rs Brincadeiras a parte, o design até que é bacana... meio retrô. Sobre a temperatura tem um vídeo dedicado sobre isto na página do Kickstarter, mostra o café saindo numa temperatura máxima de 85*C (pico/máx.), porém ele não mostrou a temperatura final média na xícara, seria interessante para comparar com uma máquina tradicional. Se tiver que fazer um pré-aquecimento pode ser complicado, pois você precisa pré-aquecer o porta filtro como um todo, depois secá-lo, carregar café, compactar, montar na máquina, etc, nunca vai pré-aquecer tão bem como na Aram por exemplo. Está faltando alguém lançar uma máquina tipo a Strietman (com aquecimento integrado) porém de baixo custo. Diria que na Aram hoje o maior trabalho está em fazer o ciclos de aquecimento, você precisa ficar com uma caneca embaixo dela, subindo/baixando embolo para carregar/liberar a água, fazer o descarte, etc, até que esteja pronta para o uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 15 Maio 2018 Autor Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 @Murilo Lins me interessei pela Robot por conta da síndrome ruiva, sabe? Hehe Acredito que o resultado na xícara deve ser praticamente o mesmo entre ela e a Aram. Concordo com o @Fogo ruivo que ela deve ser mais prática e robusta. Mas discordo sobre a massa de metal. No caso da Robot, ela tem um filtro 58mm, tamanho dos filtros comerciais. A diferença é a altura do filtro, que é bem grande, porque ele serve de câmara para o pistão. Então toda a parte de alumínio da Robot não entra em contato com a água. Apenas o filtro, o "chuveiro" e o topo do pistão que trocam calor e são todos de inox. A Robot deve ser melhor para preparar cafés em série, já que o pré-aquecimento tem menos influência... Quanto ao design, são propostas totalmente diferentes. Pra mim as duas máquinas são muito bonitas, cada uma no seu estilo. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Tenho que não dá pra derivar diretamente a temperatura de extração da temperatura do café que sai do portafiltro e nem mesmo da temperatura da água utilizada. O que dá pra saber com certeza é que a temperatura de extração é menor que a temperatura da água e maior do que a da bebida na saída do filtro. Acho que foi isso que o Pratt quis demonstrar. Quanto ao visual, é admitidamente chupado da Faemina Baby, um clássico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 @Santiago Luz estimei que seria a mesma perda que despejar 200 ml fervendo de água em um pitcher de 350 ml. Aqui de 97.3 C foi para 90 C. Equivalente a Aram só que de uma vez só e precisando ferver bem menos água. Da mesma forma, os mais exigentes precisam morar ao nível do mar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Maio 2018 Denunciar Share Postado 15 Maio 2018 Para quem for ansioso , kickstarter é um problema , apesar de parecer simples , esses projetos não são. Eu comprei o ROK no final de 2014. Ele foi lançado antes de 2005 e apesar de parecer simples deu tanto problemas e reclamações que foi retirado e relançado em 2010 com o nome de Presso. https://www.home-barista.com/levers/all-clad-presso-minimalist-pour-over-espresso-machine-t210.html Deu tantos problemas de novo que foi retirado e voltou com o nome de ROK . http://mybrokenpresso.blogspot.com.br/p/home.html comprei no final de 2014 , nunca tive problemas , mas para chegar a esse ponto , levou 10 anos de sofrimento para os compradores anteriores. As ligas de alumínio eram erradas , a fundição na China tinha baixa qualidade , os polímeros da camara quebravam , os parafusos tiveram corrosão galvanica. Tudo que podia dar errado deu , levou tempo . Eu considero o Aram um projeto bem sucedido , os atrasos e defeitos são normais. Isso aqui é um hobby , longe de mim querer dizer o que cada deve comprar , mas se vc é ansioso , minha experiência diz que vc deve ter duas certezas , vai atrasar e os primeiros podem ter problemas. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 Eu chuto que muito pouco disso vai acontecer com o projeto da Cafelat. Eles têm uma reputação a zelar, é esse é um projeto já praticamente pronto. Mas o risco sempre existe, e é pra isso que existe o desconto, à exceção obviamente da Aram, que está vendendo muito mais barato do que disse que faria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 16 Maio 2018 Autor Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 O projeto é bastante maduro, nada amador. Se quiserem ver mais detalhes, tem informações no Home-Barista: https://www.home-barista.com/marketplace/cafelat-robot-manual-espresso-maker-t47817.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 gostaria de fazer um alerta, que pode soar bem “catastrófico”, mas é mera preocupação, genuína, com o pessoal do grupo:é absolutamente inconcebível um projeto que lida com alimento ter falhas que possam contaminar (de forma aparente ou não) a bebida final. você pode ter problemas a curto/medio/longo prazo incalculáveis em qualquer parte do sistema digestório. não vale colocar a saúde (e a vida) em risco por causa de uma ansiedade irresponsável, somos adultos e inteligentes, vamos agir como tal. liguem para o médico de confiança de vocês e questionem, por exemplo, o que pode acontecer se você ingerir uma limalha de ferro.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 Hein? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 Projeto interessante mas esse filtro comprido e o design são bem esquisitos. Continuo preferindo girar uma manivela do que ter que de fato exercer pressão usando 2 braços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 4 horas atrás, Jonas Felipe disse: liguem para o médico de confiança de vocês e questionem, por exemplo, o que pode acontecer se você ingerir uma limalha de ferro. Hein [2], a limalha nunca passaria pelo café e pelo filtro pra estar na bebida. E contato com ferro e os outros metais usados na aram não acho que seja um problema, mesmo em pequenos pedaços. Não acho que isso seja catastrófico, acho que é uma preocupação genuína. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 A inspiração parece de fato na Faemina Baby. Imaginem, anos 50 - só o café que devia ser bem ruim à época! Ruim de achar uma hoje, mesmo em boas condições, é a vedação do pistão, sempre ressecada e difícil de substituir. Tem um cara que faz pedidos de poucas numa fábrica na Europa mas custa 50 euros cada. Vantagem que é de silicone e cobre a base do pistão, deve ajudar na temperatura. Acho que para quem quer muito quente, ferver o filtro ajuda. Não será difícil enxugar com um pano e preparar o bolo. De qualquer maneira é bem pouco metal, não é uma câmara pesada pra ser aquecida e reter o calor, acho que essa é uma diferença da Aram, Flair etc. O filtro é baseado nos profissionais e 58mm. Outra vantagem pra quem gosta. Só não deve dar pra fazer cafe com menos de 15g... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
altrunox Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 já que o filtro é todo de metal, não dá pra simplesmente colocar ele em cima do fogo por alguns segundos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 Melhor agua quente que o limite é 100C ao nível do mar. No fogo pode passar fácil temperaturas (mais) perigosas pra mãozinha ou temperatura que manchará o inox... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Maio 2018 Denunciar Share Postado 16 Maio 2018 O chato seria secar o filtro para por o pó. Um "pitcher" como o abaixo, de uma vez, esquentaria a água e o filtro sem molhá-lo. =) (falta a alça, claro) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Acho que a perda calorífica é mínima, fora que, se for o caso, dá para pôr o PF com o pó já compactado sobre uma superfície quente que esquenta o suficiente. Cazzo, estou muito tentado . Se o @Gilberto prometer fazer um TBD que sirva ali vai ficar difícil resistir. O único porém que vejo é que talvez seja difícil fazer caber uma balança entre as hastes verticais. PS: Como médico, digo: ingerir uma limalha de ferro não mata nem causa crise convulsiva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Fiz as contas aqui e o modelo Barista (com relógio de pressão) sai por US$ 399,00 com o frete incluso, o que traduz para R$ 1471,00. CONTUDO, vem por FedEx ou EMS (mais provavelmente), portanto pode colocar mais R$ 883,00 de II em cima. Aí a vaca se encaminhou ao banhado... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Gostei dela do ponto de vista técnico. Mas o bicho é feio. E essa mangueira saindo do manômetro tb não ajuda. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2018 Denunciar Share Postado 6 Junho 2018 Nesse último vídeo a temperatura de extração fica legal, perto dos 92 C. Pena ele não ter mostrado a temperatura de fervura. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 6 Junho 2018 Denunciar Share Postado 6 Junho 2018 Assisti ao vídeo com pressa, mas me parece um resultado muito bom considerando que nada foi preaquecido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 14 Junho 2018 Autor Denunciar Share Postado 14 Junho 2018 Restam apenas 9 horas para o encerramento da campanha no Kickstarter! Chegou à 85 mil dólares. Pelas minhas contas, 267 unidades. Bora lá galera!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2018 A minha chegou ontem: Tem o mesmo problema da Aram, não conseguindo extrair quente na minha altitude. Enchendo o filtro com água 2x a extração vai com uns 90 C. Para quem mora ao nível do mar é melhor. Funciona bem. Só que faz muita lambança para se extrair um segundo espresso seguido. A única vantagem em relação a Aram é que se perde menos tempo e água nos pré aquecimentos. De resto a Aram é bem mais interessante. Fica na coleção, mantendo a Mini para os cafés diários. 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2018 Experimente ferver o filtro enquanto esquenta a água. Claro que deverá tomar mais cuidado pra preparar o bolo. Ainda assim, 90C é excelente. Tenho deixado nessa faixa no trabalho, mais tolerante e tem trazido boas características dos cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2018 Não compensa @Carneiro. Depois fica ruim preparar/compactar com o filtro quente. O mais fácil e prático é, com pó preparado e a tela de proteção colocada, encher com água fervente até transbordar, esperar um pouco, descartar a água (torcendo para a telinha não cair), e encher novamente com água fervendo. Com o BR perto dos 50% prefiro extrair mais quente. A mini fica nos 94 C. Outro detalhe é que o pistão da Robot está em temperatura ambiente no início da extração. Não sei o quanto, mas garanto que rouba uns bons graus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2018 Recebi minha Robot hoje. Já que esse é o tópico do Kickstarter da Robot e não propriamente de review da Robot, que entendo que por questão de organização devia ser separado, quero fazer algumas considerações sobre a experiência do financiamento coletivo. Primeiramente, acho que a Cafelat e o Paul Pratt estão de parabéns por esse ter sido, fácil, o projeto de financiamento coletivo mais bem sucedido que eu participei em todos os aspectos: desde a fase de financiamento, passando pela fase de desenvolvimento e produção até o processo de entrega. Tudo muito bem documentado, organizado, publicado, programado e, principalmente, cumprido. A primeira impressão do produto é excelente. Mesmo a embalagem já demonstra cuidado, com tudo bem protegido e organizado, com papelão de ótima qualidade. Já sobre a máquina, passa uma impressão sólida, produzida com materiais de primeira, sem economia de matéria-prima ou de acabamentos. A impressão é de um produto muito mais caro do que o que foi efetivamente pago. Além dos acessórios que acompanham, o Paul teve o cuidado de mandar o-ring e gaxeta sobressalentes. Acho que muita gente devia estudar esse case pra ver se aprende alguma coisa sobre financiamentos coletivos e como ser sério e respeitoso com os backers. Naturalmente que a Cafelat vinha desenvolvendo esse projeto há alguns anos e que o financiamento coletivo teve mais a ver com a viabilização da linha de produção, mas na realidade isso é o que menos importa. Eu não me importaria com eventuais atrasos ou contratempos, desde que eu fosse mantido justificadamente atualizado, o que felizmente não foi necessário. Por enquanto era isso. 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas