Silvelandio Martins Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Pessoal, medi a temperatura do café logo após a extração na minha Mondial C-08. Ela chegou, no máximo a 75ºC. Gostaria de saber qual a temperatura ideal do café na xícara? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Mas isto depois de quanto tempo ligada? abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvelandio Martins Postado 24 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Mas isto depois de quanto tempo ligada? abs Mas isto depois de quanto tempo ligada? abs aprox. 15 minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Silvelandio, Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente? Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Eu nunca medi a temperatura do café na xícara, mas 75º C não esta bom? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Eu nunca medi a temperatura do café na xícara, mas 75º C não esta bom? Eu também acho que 75 C está bom, pelo menos para minha lingua rsrsrsrs Penso que um flush para aquecer o grupo e a xícara deve aumentar a temperatura em uns 7 C pelo menos. Pessoal, medi a temperatura do café logo após a extração na minha Mondial C-08. Ela chegou, no máximo a 75ºC. Gostaria de saber qual a temperatura ideal do café na xícara? Além de pré-aquecer a xícara você também aqueceu o gupo ? Menino Lima, editei, para evitar multiplos posts! abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Segue matéria: http://www.clubedocafe.net/Clube_do_Cafe/Artigos_files/extracaocafeexpresso.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 O filtro e portafiltro, estam colocados na maquina ? Eu só começo quando o PF esta quente (sem queimar, é claro) ao tacto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvelandio Martins Postado 25 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Silvelandio, Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente? Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria. Abraços Silvelandio, Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente? Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria. Abraços Colega Fogo, eu aqueço a xícara antes (com água quente), o porta filtro (com o filtro) fica aquecendo com o grupo. Também tenho dúvidas quanto a temperatura da água quando sai da máquina, uma vez que o ideal (pelo que já li) é que a água passe pelo café a uns 89 a 91º (não é isso?) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 De 88° a 95°C. Mas haverá troca de calor, então é normal o café sair de 80°C para baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvelandio Martins Postado 25 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 De 88° a 95°C. Mas haverá troca de calor, então é normal o café sair de 80°C para baixo. De 88° a 95°C. Mas haverá troca de calor, então é normal o café sair de 80°C para baixo. Então, algumas vezes medi na xícara 67º, 72º e 69º. Mas como eu sei se a água está na temperatura ideal na máquina. Esperando 15 minutos ligada é o suficiente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Parafraseando o Márcio: "Eu já disse isso aqui outras vezes", mas a temperatura da água depende, dentre outros fatores, da histerese do termostato. Assim, considerando que a máquina já esteja aquecida, se recém tiver acabado um ciclo de caldeira (que corresponde à temperatura em que o termostato abre o circuito e desliga a resistência) a água estará próxima da temperatura máxima da sua máquina, e logo antes de iniciar um novo ciclo de caldeira (que corresponde à temperatura que o termostato fecha o circuito e ativa a resistência) a água deve estar próxima da temperatura mínima para a sua máquina. Mesmo sabendo dessas coisas, pra saber a temperatura que a água sai efetivamente do grupo em condições de extração só com as ferramentas adequadas de medição. Eu já preparei um termofiltro caseiro, e vou fazer uns testes assim que o portafiltro pelado que o Fogo engenhou chegar. Se der certo, posto aqui o invento. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvelandio Martins Postado 25 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Corrigindo: Como eu sei se a água está na temperatura ideal? Esperando 15 minutos ligada já é o suficiente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Não sabe, kkkkk! Sem um instrumento, só indo pelo gosto. Geralmente se a temperatura da água está muito alta para um dado café (isso varia conforme o tipo de grão e conforme a torra) ele tende a ficar amargo, se está muito fria tende a ficar azedo. Observar como os ciclos de sua caldeira funcionam ajuda a ter uma idéia de como a sua máquina se comporta termicamente. Mas isso é só um pouco melhor que extrair aleatoriamente, em qualquer momento. Por isso que 15 minutos de aquecimento, isoladamente, sem correspondência com outras informações da máquina, não te dão idéia se a temperatura da água está adequada. Fria não deverá estar, mas saber em que ponto está orbitando ao redor da temperatura central do termostato é difícil saber. O certo é que os termostatos das máquinas de entrada muito comumente chegam a variar até próximo de 10 graus para mais e para menos da temperatura central, o que não é pouca coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Mas como as maquinas domesticas tem caldeira pequena, em pouco tempo estara quente, creio que 15 min é bastante suficiente para maquinas domesticas. no mais so ir brincando com a temperatura, surfando e percebendo as diferencas de extracoes conforme a temperatura. So uma observacao: muitas vezes no manual vem dizendo que apos a luz acender ou apagar, como era o caso da ascaso, ja esta bom para fazer o cafe. Creio que nao seja a melhor opcao. é sempre bom esperar um bom tempo, pra maquina aquecer bem, ou seja por volta desses 15 min ou um pouco mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Exatamente isso que o Ruston falou. A maioria dos manuais é pífio e pouco confiável nesse quesito de temperatura de extração. Vá experimentando. E tente pesquisar sobre temperature surfing. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 A temperatura para beber o café tem de ser como máximo 60º, do contrario queimas a boca, agora se a temperatura de extração não for suficiente o café sairá ácido. Então: 1. Quando tocas o portafiltro, aquecido no grupo, esta quente ? 2. Quando bebes o café, queimas a boca ou sai muito frio ? 3. O café fica ácido, amargo ou sai no ponto ? 4. Se esperas 30 minutos em vez de 15, qual a temperatura ? 5. Neste caso: fica mais de teu gosto ? Com as informações de Marcio e Rodrigo tens todas as informações técnicas adicionais para fazer teu diagnóstico. Somente você pode responder sobre o desempenho que esta tendo tua maquina, achas que esperando 15 minutos ligada já é suficiente ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Na minha C-08 eu espero 5 minutos após a luz verde acender, pra mim sai na temperatura ideal, mas nunca medi a temp na xícara não. Farei isto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvelandio Martins Postado 25 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Agradeço aos colegas. As informações aqui postadas já me tiraram dúvidas. Creio que a minha cafeteira está atendendo a contento. Valeu Ruston, Bernardo, Fabrício, Carneiro, Gilberto, R.Lima. E ao Rodrigoks (que achou muito engraçada as perguntas) também obrigado. As perguntas que fiz foi para confirmar as minhas impressões sobre a minha cafeteira. Apresento abaixo as minha conclusões/impressões. Lembrando também que recentemente despressurizei os filtros: 1- Após despressurizar os filtros tive que me esforçar bastante para conseguir um bom café para o meu gosto; 2- Seguindo os procedimentos recomendados pelos nobres colegas aqui deste forum a C-08 entrega um bom café espresso, desde o café tenha torra recente e a moagem seja adequada. Inclusive, o que eu faço fica superior aos cafés servidos nas cafeterias aqui de São Luis; 3- A temperatura em todo o processo está sendo satisfatória para extrair o café; 4- O moinho é o maior responsável pela qualidade do café extraído. Por isso, já encomendei o meu Rancilio Rocky; 5- A minha C-08 já está com 2 anos de uso e resiste bem ao tranco diário de 2 a 4 cafés (incluindo os capuccinos); 6- Uma deficiência da C-08 é que não vaporiza o leite de forma satisfatória. Mesmo seguindo as recomendações dos mais experientes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Opa ai sim com o Rocky vai fazer miseria. Lembre-se de calibrar o moinho. Grande abraço 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2012 Ô Silvelândio, não achei engraçada a pergunta não, e nem estava ironizando. Era uma risada de quem já constatou que a vida de quem faz espresso não é tão fácil (pelo menos com máquinas de entrada), para o bem e para o mal. Boa sorte nos teus experimentos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas