Ir para conteúdo

Gaggia Orione/Tell


Carneiro

Postagens recomendadas

Sim! Mas é chato ter que correr atrás disso também. Se fosse fácil não tinha graça, né?

 

Também descobri que a rosca pra válvula de segurança é diferente da válvula nova (que já tava junto com a máquina). Vou ter que adaptar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é gostar de fazer isso, senão não adianta.

 

Hoje verifiquei que o rasgo só vaza na faixa de 2 bar. Bem capaz de na pressão de trabalho, entre 0,9 e 1,2 bar, não vazar, talvez muito levemente um chiado? De qualquer maneira, já que encontrei antes esse ponto, melhor manda ver um reforço na solda ali.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solda refeita. O cara refez a solda toda com a peça no lugar mas fiquei na dúvida se o cobre não entortou um pouco para dentro ou se só estou vendo melhor esse abaulado...

 

SAM_1307.JPG

 

SAM_1308.JPG

 

O calor forte para a solda detona a aparência do metal, não sei se ácido cítrico vai resolver. Também não me importo muito com a parte de fora pois penso em colocar um isolante térmico. Também ainda penso no revestimento de níquel químico.

 

Já testei com pressão de água em 3,5 bar. Agora esquentei (deve estar em uns 60-70°C) e voltei a colocar pressão na faixa de 2 bar. O teste final mesmo seria com o vapor, mas ideal é montar ao menos o visor, acertar o nível de água e ter o pressostato para controlar. E aí deixar um tempo na micro-oficina (quarto de empregada) com a porta fechada... :D

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esse "fan boy" tem potencial.

 

É a primeira coisa que penso. Tô caçando - até achei uma nos EUA dando sopa, mas o foda é trazer.

 

Mas... De repente é viável fazer uma de inox, se eu convencer uma pessoa a soldar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, tem um conhecido da época de loja que trabalha com inox, é bem fera, se quiser consultar:

 

Magraoinox@yahoo.com.br

 

99724193, o apelido é Magrão, se ligar diga que o Gilberto da Age indicou.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho é 22cm de diâmetro, a parte do cilindro tem uns 22cm de comprimento e a tampa soldada uns 5cm (mas é oval). O volume total deve ser uns 8L. Peso não sei... Uns 4 kg? Com a tampa que é parafusada e é de latão, aumenta bastante, ela deve ter mais de 1kg.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Encontrei esta Orione restaurada no Orphan Espresso. Está linda. E dá bem a ideia de valor para uma máquina como a sua há de valer quando pronta.

http://www.orphanespresso.com/Vintage-Restored-Gaggia-OrioneItalcrem-Espresso-Machine_p_4843.html

 

 

gaggia15.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer puxar sardinha, mas o valor está abaixo por ser uma adaptação do grupo da Italcrem. Nada contra o grupo, pelo contrário. Mas se fosse uma Tell original (na verdade não é Orione), com o grupo antigo da Gaggia, acho que o Orphan estaria vendendo por uns 2800-3000. Como agora ele vende bosco por 3750 também fica meio complicado vender outra máquina semelhante se não for uma raridade excepcional.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Justo arrazoamento.

Uma máquina restaurada com todos os componentes originais será mais valiosa que uma que utilizou peças ou sistemas não originais, ainda que sejam instalados para melhorias do funcionamento. Neste caso, creio ser mais correto chamar de "recondicionada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Semana passada foi enviada a vedação da caldeira (Espresso Parts) bem como o pistão e uma ou outra peça pelo Orphan Espresso que tava de luto (as peças chegaram da Ascaso pouco antes do luto).

 

Com a vedação da caldeira vou montar tudo e testar bem com pressão da rede (4 bar) depois com vapor (1 bar). Ainda falta também 2 anéis de latão que o Ton (barista que trabalhava na Isabela) ficou de fazer no torno a partir do que eu tinha, mas pior que o cara nem me responde mais... Ainda bem que tenho outro aqui, vou procurar um torneiro responsável para fazer 3 cópias. Esses anéis servem de suporte para as 4 vedações empilhadas, diferente da solução original da máquina que são as vedações com arruelas de papel e fibra, que depois de uns anos devem virar uma meleca só.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Oba, chegou a vedação da Espresso Parts, 22 dias, até que rápido para First Class! E ela serve! Ufa!

 

Agora vou montar a máquina toda e principalmente testar a pressão... Só o grupo ficará sem o pistão até chegarem as peças do OE e eu conseguir fazer os anéis. Mas tem uma válvula agulha (rosqueada mesmo, na ponte do grupo que o conecta à caldeira) para fechar o grupo justamente para manutenção com a máquina ligada, então dá para deixar tudo pronto e testar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive que colocar no forno as resistências para remover alguma umidade que ficou do processo de níquel químico... Quando eu estava removendo os conectores dos terminais (são rosqueados no terminal que é uma rosca 3mm) um deles se quebrou...

 

SAM_1455.JPG

 

Já faz um tempo isso, e eu já havia arranjado uma luva na loja de parafusos, é para rosca fina mas funcionou:

 

SAM_1457.JPG

 

SAM_1458.JPG

 

Já coloquei epóxi para sobrir os buracos, e nessa do terminal fiz uma capinha:

 

SAM_1460.JPG

 

Agora falta isolar, só que o material que eu tinha, que era só um vidrinho de amostra do Glyptal que o Orphan Espresso vende, ficou seco e grosso, não dá para usar. Talvez usar o que vendem aqui no Brasil com o fita isolante líquida que é algo parecido, um esmalte que isola eletricamente bem como impermeabiliza. O que precisa é o material fluir para os buraquinhos e espaços que ainda existam para que não entre umidade.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Temo pelo uso do epoxi.

Há pouco mais de 2 meses fiz luvas moldadas em epoxi para o encaixe do eixo nas 2 tampas de alumínio do tambor.para o forno elétrico Titã. Após umas 5 horas de uso as peças moldadas ressecaram ao ponto de se tornarem quebradiças e após o colapso de uma das luvas resolvi retirar também a outra e substituí-las por uma solução em metal.

No forno estas peças moldadas estiveram sujeitas a temperaturas de até 230°C, ainda que por pouco tempo a cada sessão de torra.

Na máquina de espresso não se aproximarão destas temperaturas, mas ainda assim, seria seguro submeter o material ao calor para conhecer os limites suportados, antes da adoção definitiva.

 

Utilizei o isolante líquido diversas vezes em veleiros, mormente em áreas mais sujeitas a umidade e alagamentos como fiações em paneiros de escoamento. É excelente em termos de isolamento e durabilidade, inclusive em aplicações submersas em água do mar. Infinitamente melhor que as fitas, mesmo as de boas marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o epóxi sozinho vai ressecar. O problema é que o isolante líquido que se encontra fácil, da Quimatic, segundo eles trabalha até 50°C. Não achei nada mais específico, o que tem bastante por aí é verniz que se usa em fios de bobina, mas não é bem isso que quero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Uma solução com o uso de cerâmica seria viável?

Talvez seja possível moldar a peça no local definitivo e levar todo o conjunto ao forno para cura do material, em um ateliê de cerâmica ou uma olaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O João (JC Tamper) fez as cópias dos anéis que apoiam as vedações pra mim, ficou muito bom! Como é bom contar com quem faz o serviço, não?

 

Agora só falta chegar o pistão que vem do OE, já faz 20 dias, talvez até semana que vem chegue. Fotos em breve!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

As peças do OE chegaram exatamente dois dias seguintes que escrevi acima, na quinta-feira. Foram 23 dias de First-Class, tá bom...

 

A máquina tá em 98%:

 

602095_597455853617925_1935738787_n.jpg

 

Quero colocar uma válvula para o ar sair (válvula purgadora, deslizante, ou em inglês vacuum breaker) e fechar o assunto. Fico pensando se vale a pena, mesmo deixando o pressostato, colocar PID. A idéia seria o pressostato ficar como backup, só fecharia lá pelos 1,2 bar, e no PID deixaria temperaturas que dessem 0,9-1 bar. E por último, se tudo falhasse, entraria a válvula de segurança.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...