Ir para conteúdo

Gaggia Orione/Tell


Carneiro

Postagens recomendadas

Sim, a caldeira tá jóia. Torneiras provisórias? Putz, agora magoou, mas é tudo original ou cópia, os botões das válvulas são peças novas, cópias do original da Gaggia. Há muitas peças ainda fabricadas pela Ascaso, a qualidade é inferior, mas ao menos tem.

 

Acho que a Velox só ganha por ter a tela normal - a Gaggia tem uma tela presa ao pistão, e o pistão tem 54mm, liso, as vedações ficam fixa por fora. Na Gaggia estou tendo uns 8,5 bar de início e 7 de final se remover a xícara, 6 se não remover (aí o volume é bem grande, talvez um duplo mais na linha dos 50%). Acho que a Velox vai ser parecido, talvez 5 no final mas com volume um pouco menor.

 

Como discuti no HB, pode sempre aparecer problema de ar preso na câmara, aí a pressão inicial é menor já que a alavanca sobre e a mola desce comprimindo ar, para só então conseguir empurrar a água. Na Gaggia acontece da alavanca começar a pressionar a água na faixa de 7 bar, nesse caso o volume é praticamente metade, e sempre sobra ar no final do curso, com o porta-filtro aberto dá para ver o ar saindo e fazendo pisiiiiiii :)

 

Pretendo instalar a Velox nesse final de semana!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As torneiras devem ser provisórias, né ? Esta ficando show!

 

Tsc, tsc, tsc...

 

Eu pensei coisa parecida, mas não tive coragem de falar na hora. Achei até que fossem as torneiras originais, mas que você tivesse utilizado algum processo de branqueamento. De fato, elas se destacam bastante. Dá um tipo de efeito "olho de boi", rsrs.

 

E na xícara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To curtindo! Há uma forte tendência a canalizar nas laterais, pois na pré-infusão a água sai pelos lados (a tela é presa no pistão mas tem um espaço para a válvula de retenção abrir). Pior ainda usando VST que é cilíndrico. Fiz uma extração hoje deixando bastante café na borda antes de compactar, e deu certo, começou a sair café no meio e nas laterais.

 

A temperatura, se medida com o Scace, é na faixa de 93°C, só que extrações subsequentes ficam mais quentes, medi até 96°C. Mas não senti muito problema com cafés como do Moço e hoje Square Mile que chegou (Red Brick e Sweet Shop anterior, que tem 2 etíopes).

 

Talvez uma opção a se usar em extrações seguidas é deixar o porta-filtro fora...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk, também achei as torneiras esquisitas. Acho que um acabamento em madeira encerada seria legal, inclusive no cabo da PF. Tem uma maquina, não sei se é a Slayer, que usa uns acabamentos de madeira muito legais.

 

Mudando de assunto, acho o quê do Sweet Shop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em dívida aqui... Fotos da caldeira montada:

 

SAM_1462.JPG

 

SAM_1463.JPG

 

SAM_1464.JPG

 

E modificação na tela. Usei uma tela da Cimbali, comprada na Espresso Part, dessas que são presas com um anel de retenção. Fiz os 2 furos para os parafusos e coloquei um oring entre a tela e o pistão (há que ter ao menos 1-1,5mm para a válvula de retenção abrir). A vantagem em relação ao original é que agora tenho "chuveiro", ao invés de jatos laterais, e melhorou a extração pela pré-infusão não ser pelos lados:

 

SAM_1470.JPG

 

Videozim:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pressão e posição da alavanca:

 

 

Não fiz vídeo da temperatura, mas em geral, com a máquina parada por um tempo, a extração vai na casa dos 90°C. As subsequentes, se esperar uns 4-5 minutos, ficam em 92°C. Se for um ritmo mais rápido, aí sobe um pouco para 93-94°C. Eu diminui a área de contato do grupo com o vapor no pescoço, com fita PTFE. Se eu tampar totalmente, aí cai bastante, com ela parada as extrações eram na faixa de 87°C, as subsequentes 90-91°C e só num ritmo rápido ou dando um expurgo para aquecer é que se chegava a 94-95°C. Achei exagero. Sem a vedação que fiz, mesmo com ela parada ficavam em 93°C e demorava muito para o grupo esfriar. Num ambiente frio, digamos de 18-20°C, talvez funcione melhor sem modificações, mas com 24-26°C de temperatura ambiente o grupo demora mais para "esfriar".

 

Depois de ligar, dependendo do nível da água, leva de 15 a 30 minutos para começar a pressão na caldeira (coloquei uma válvula purgadora para sair o ar), e mais uns 15 para chegar em 1 bar (~120°C na caldeira). E o grupo ainda leva mais um bom tempo para ficar pronto, ou gasta-se água para acelerar o processo. Não é bem uma máquina para usar em casa e fazer 1-2 cafés e 1-2 cappuccinos... Se alguém toma o dia todo, em umas 2-4 sessões durante o dia, até vale.

 

Eu estou até pensando em vender essa máquina... Será que encontro interessados?

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma hora se você intervir e acelerar, acho que 1h30 sem intervir... Se for usar num escritório, como eu ainda penso (trabalho), ideal é um timer ligar a máquina lá pelas 6h, para 8h estar garantidamente tinindo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 5 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...