Ir para conteúdo

Torra com Panificadora e Soprador Térmico


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Nada de novo no front!

 

Mesmo assim, esse método não tem um tópico exclusivo no fórum e acho que merece, por 2 motivos.

O primeiro é o resultado da torra, que me pareceu bem uniforme. O segundo, porém até mais importante, é que se consegue torrar 400g de café em 12min.

 

400g em 12 min!!! :o

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe que o uso da maquina de panificação já tinha me ocorrido! Mas o soprador térmico é exatamente o que eu não estava conseguindo conjecturar para resolver o problema da temperatura e remoção de defeitos e cascas. Muito interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o soprador térmico junto ao forno philco rotisserie. Ainda estou na fase de modificações, mas posso adiantar que o soprador é bem eficiente. Ontem, sem direcionar o ar (hoje já fiz uma gambiarra para que o ar quente saia direto no tambor - ainda não testado), consegui fazer o forno alcançar a temperatura de 220ºC (antes não passava de 200º). Os grãos que tinham caído do tambor (e estavam na direção do ar quente) ficaram inteiramente carbonizados. A torra ficou muito boa. Sabor gostoso e sem cheiro de baked. Amanhã torrarei novo batch. Tenho certeza que será ainda mais rápido.

 

Fogo, outra modificação que estou pensando em fazer é isolar a resistência inferior da programação do forno, ligando-a diretamente em um dimmer (o problema é encontrar um potente o suficiente para aguentá-la). Para isso, usarei, como conector, aqueles conectores de cerâmica que usamos comumente para ligar chuveiro elétrico na rede elétrica.

 

Abraços,

 

Guilherme.

 

Ps: o video da torra de ontem - com soprador (ainda não é o projeto final, deixo bem claro) - é no seguinte link:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
  • 4 weeks later...

Saiu a primeira torra com panificadora e soprador térmico !

 

Material utilizado:

 

Café Fazenda Monte Verde

Carmo de Minas - MG

Produtor José Roberto Canato

Bourbon Amarelo + Mundo Novo - Cereja Descascado

Safra 2012/2013

 

Soprador térmico: Black Decker

thumb_8213_897410_0_9ccb40acb9cfbf71c2c5e8d18af92cb5.jpg

Panificadora Britânia

023305000.jpg

Pirometro Fluke

pirometro-fluke-62-max-30c-a-500c_MPE-O-3198328156_092012.jpg

 

Relato: Bom, como nunca torrei café na minha vida, parece que saiu alguma coisa...Vamos lá ! 1- Comecei pré aquecendo a panificadora até 160°C. 2- Adicionei 250g de café e liguei o ciclo de massa da máquina, mantendo o aquecimento com o soprador no máximo (velocidade 2 e temperatura regulada no máximo). 3- O primeiro minuto a temperatura caiu para 100°C. Recuperou logo para os 160°C ....Como foi a primeira vez, não consegui registrar tudo, mas aos 7min estava perto de 180° aos 8 min 190°C, aos 9 min 200°C começando o primeiro crack em 225°C com 12min e depois de um minuto entrou o segundo crack (230°C) desliguei o soprador neste ponto e logo retirei o café da máquina para resfriar o mesmo...Devo ter terminado com 13 a 14 min. Detalhe: Cheguei a reduzir a temp. do soprador até a metade da regulagem em alguns momentos para evitar a subida muito rápida.

 

Resultado: Achei que ficou escura, mas não ficou oleoso....Está hibernando em um pote hermético. Quanto tempo devo esperar ?

Depois posto a foto da torra

 

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ficou oleoso ainda. Ideal é você tentar do primeiro estalo ao final controlar mais e não subir tanto a temperatura, exceto se quiser mesmo café com muito gosto de torra.

 

Café mais escuro vale a pena esperar uns 15 dias... Mas já prove a partir do 10º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carneiro,

 

Percebi que com este método é possível controlar bem a temperatura durante todo o processo, mas dei uma vacilada... Se alguém tiver uma sugestão para manter uma torra clara de deste café, estou aceitando. Não procurei direito, mas creio que aqui no fórum deva existir curvas de torra.

 

OBS: Acredita que o café deva migrar o óleo para superfície com o passar deste período (15 dias) ? Isto significa que aqueci demais durante a torra ? Como manter a torra escura sem migrar óleo para a superfície ? Xiiiii, fiz muita pergunta :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

 

Muito legal.

 

Tenho a panificadora e já pensei em fazer essa experiência porque sei que fica muito próximo de métodos mais avançados por convecção.

 

Só não o fiz de preguiça de comprar o soprador.

 

Queria te pedir para torrar 500 gramas de uma vez para ver como se comporta o conjunto. Poderia fazer isso pra nós?

 

Outra coisa ---- Se a torra ficou muito escura, provavelmente brotará óleo nos próximos dias. Para que isso não aconteça será necessário parar a torra de full city pra baixo... antes do segundo estalo.

 

Cadê as fotos da torra. Precisamos delas pra ter uma idéia...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe que esqueci de relatar: Após a torra, pesei novamente o café, passando de 250g para 210g.

Fogo, irei tentar a torra de 500g, mas tenho que esperar o consumo do café torrado que tenho aqui em casa... Retornando ao assunto da torra: Creio que ficou Full City Roast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Como foi a minha primeira torra, não consegui identificar com certeza(fiz a torra embaixo de uma capela com exaustão lá no meu serviço), mas pelo visto conseguirei tirar um espresso bacana.

Alexandre, pode ser que esteja com a razão ! Uma coisa é fato: Até agora não consegui perceber oleosidade na superfície do grão.

 

Vamos aguardar a hibernação dentro do pote hermético, mas já estou sentindo o aroma do café pelas bordas do vidro. Difícil vai ser controlar a vontade :)

 

 

Quem tiver alguma sugestão para os patamares de temperatura vs tempo para a próxima torra, passe pra mim, pois o soprador é bem flexível pra controlar a temperatura com o monitoramento do pirometro (sempre apontado para a superfície do grão de café).

 

Até

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando,

Ao invés de aguardar os 15 dias passarem, sugiro que experimentes à cada 2 dias, em porções e método identicos. Assim poderás avaliar as mudanças ocorridas em relação ao sabor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visualmente gostei bastante de sua torra Fernando e dá a impressão que não chegou a queimar o café não, se bem que foto também engana muito pelo fato da iluminação utilizada, mas carbonizado é certeza que não ficou rsss, quais grãos utilizados para a torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

Com 16% de perda de massa, dificilmente chegou ao 2° estalo.

 

Foi no ponto.

 

Dificil uma perda dessas no segundo estalo. No visual também não me parece ter passado de uma City+.

 

Como o Márcio falou, o segundo estalo é mais fraquinho. Normalmente quando ele chega a fumaça fica bem densa rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei o café ... Na minha opinião ficou exótico ( uma crema maravilhosa, doçura mesmo com a torra mais escura, complexidade que eu não consegui definir, acidez moderada para mais, zerado de amargor, corpo médio ) Resumo: Como sou novato, vou dizer que foi o melhor café que já tomei na minha vida !!!

 

Márcio, você tem que conseguir mais uns 20Kg pra mim ! Ótimo ! Nota 10 ! A primeira torra já foi para o espaço ( servi lá no serviço....o pessoal ficou doido !) Obrigado a todos deste fórum ...Realmente estou muito grato....

 

Sem palavras....Faço questão que faça elogios ao Produtor :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café é muito bom. Fiz um espresso ontem que os aromas me lembravam muito as amêndoas, nozes, macadâmias e castanhas torradas que um quiosque do shopping perto da minha casa vende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando dá gosto de ver isso, a empolgação de alguém que experimenta um bom café ainda mais por fazer parte do processo dele (sabe a origem, fez a torra, extração) e todos que experimentaram no seu trabalho e gostaram... muito bacana o seu relato.

No meu moedor coloquei este grão com a torra mais escura e passou um pouco do ponto, ficou bem encorpado e amargor muito aparente porém o espresso e a crema está saindo numa cor linda :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, como já disse Marcio: torras escuras pedem bem mais tempo de repouso.

Ainda, o sabor amargo diminui muito extraindo com água mais fria.

Se a tua maquina tiver como regular temperatura - por exemplo com PID, ou reostato, Flush, desligar e aguardar um pouco até resfriar e ligar e extrair logo ou extrair antes de esquentar ao máximo, etc. - podes experimentar como fica.

Também podes experimentar um coado, com água um pouco menos quente, como 90C.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera do café,

 

Voltemos ao tópico da panificadora com soprador e demais posts relacionados ao café em questão continuar no tópico do mesmo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...