Ir para conteúdo

Iniciando


Postagens recomendadas

Olá, acompanho esse fórum já faz um bom tempo (desde o htforum), já li praticamente todos os tópicos, e agora decidi sair do anonimato e me juntar ao clube.

 

Sou iniciante nesse mundo do café (iniciante no sentido de buscar um café de qualidade). Após muito ler e muito pesquisar aqui no fórum, tomei a decisão de comprar minha primeira máquina/moedor. Na verdade tenho uma Dolce Gusto, mas sinceramente, acho que o custo do café é muito alto, e a qualidade muito baixa.

 

Optei por iniciar gastando pouco, porém, com qualidade. Minha compra foi:

Máquina: Mypressi Twist v2

Moedor: Hario Mini

Balança: uma chinesa no DealExtreme

 

Meu interesse é por espressos. Os itens ainda não chegaram, mas já li muitos depoimentos de que vou conseguir uma qualidade equivalente a máquinas bem mais caras com esse kit. Eu sei que por serem máquinas manuais, vou gastar um certo tempo pra preparar cada café, mas sinceramente, eu gosto desses rituais, e como é a minha primeira compra, acredito que será válido até mesmo pelo aprendizado.

 

Feitas as apresentações, tenho uma dúvida que não consegui sanar nos tópicos, e creio que ajudará bastante os iniciantes.

 

Já li vocês falando muito sobre filtros comerciais e filtros pressurizados. Vi também que a Mypressi acompanha ambos. Mas afinal, qual é a diferença entre os dois? Quais as características de cada um, tanto no processo de extração quanto na qualidade final do café?

 

Desculpem o texto longo! Como é meu primeiro tópico, eu tinha bastante coisa pra falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Joe. Seja bem vindo.

 

Quanto à escolha dos equipamentos, tudo indica que você fez a escolha de melhor custo/benefício, disparado. É como eu começaria hoje, se não tivessse nada.

Muitos do forum te dirão o mesmo, e não só do forum:

http://www.frcndigital.com/coffee/coffee115.html

 

É o que eu sempre digo: escolhas bem estudadas são sempre melhores.

 

Boa sorte e bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro certo para obter o melhor espresso é o não pressurizado, acompanhado por um bom moedor.

O pressurizado e colocado pelos fabricantes como opção de compromisso para quem opta por uma bebida de boa qualidade - se bem que menos elaborada que o espresso tradicional - com maior facilidade, utilizando cafe já moído e produzindo uma espuma fina que imita a verdadeira crema do espresso.

Alguns ficam plenamente satisfeitos com esta opção, outros partem para os filtros não pressurizados em busca de uma bebida superior.

 

Corrigido, obrigado Rodrigo. Segundo erro corrigido, desculpem hoje estou um pouco gripado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem o Steve Vai aqui no forum também. Tá ficando chique isso daqui. B)

Daqui a pouco vão aparecer Eric Johnson, John Petrucci, Steve Morse...

 

 

Bernardo, acho que no seu post anterior a partir da segunda frase você trocou filtro "pressurizado" por "não-pressurizado"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido! O ideal então é o não-pressurizado para melhor qualidade. Legal saber que vocês também conhece bons guitarristas!

 

Assim que chegarem minhas encomendas, vou relatando (e fotografando) minhas experiências!

 

Obrigado pelas boas vindas!! Agora estou mais certo de que fiz uma boa compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem o Steve Vai aqui no forum também. Tá ficando chique isso daqui. B)

Daqui a pouco vão aparecer Eric Johnson, John Petrucci, Steve Morse...

 

Tambem tem um não menos importante, eu Rafa Rocks!!!

 

Voltando ao assunto, é uma boa maneira de começar. Eu particularmente tive problema com um Hario manual que trincou todinho na sua superfície...hoje uso um porlex mini, achei melhor construído mas igualmente difícil de regular como todos os manuais que eu usei.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Joe, saiu do anonimato para o estrelato com este nick hein! Com certeza você encontrara nos amantes do bom café aqui do fórum, amantes da da boa musica também. Alguns (como eu, o João Crispin entre outros), pretensos músicos ou torturadores de alguns instrumento (meu caso). Se for comprar um tamper, recomendo aguardar um pouquinho mais e pegar um aqui da lojinha do fórum que deve estar quase saindo, recomendo inclusive esperar para compra-lo depois que tiver adquirido sua maquina, assim a galera do fórum te ajuda a escolher a medida mais apropriada e talvez ate o tipo de base. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joe,

 

Seja muito bem vindo. O tamper da Mypressi é 53mm, embora eu desconfie que é possível usar um de 54mm. Na duvida é mais seguro ficar com o de 53 mesmo.

 

Você fez excelentes escolhas. Eu já usei a dupla Mypressi com Hario por cerca de dois meses e tirei Espressos fantásticos. Alias eu só deixei a Mypressi de lado porque comprei uma maquina nova para minha esposa e tenho brincado muito com ela. De qualquer forma eu te digo com segurança que a Myressi é superior às 3 maquinas que tenho em casa em termos de qualidade de bebida.

 

Abraços,

 

Léo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente à todos pelas boas vindas. Com certeza quando for comprar o tamber, vou procurar na lojinha do fórum sim, mas vou esperar chegar as encomendas primeiro, pra aprender a "brincar" com tudo antes. Por ser minha primeira máquina, estou bem ansioso esperando chegar. Pra ser sincero, já queria até comprar pipoqueira e já começar torrando em casa, mas vou deixar a afobação de lado e primeiro aprender tudo direito, antes de colocar a carroça na frente dos bois.

 

Desconfio que vou acabar viciando nesse negócio de café... e quanto aos músicos do fórum, apesar do nick, eu também me enquadro na categoria dos "torturadores de instrumento". Gosto de tocar, mas longe de ser um Joe Satriani. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...