Ir para conteúdo

Moedor Hamilton Beach


maciel

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal.

Sou um amante de café, mas comecei a me aventurar nos assuntos mais técnicos há pouco tempo.

Tenho duas cafeteiras de cápsulas, a Três e a Dolce Gusto, e percebi que a conta ficará muito alta se eu tiver que viver de cápsulas.

Por esse motivo, andei pesquisando um pouco e vi que uma solução pode ser a moagem do próprio café em grão, que além de sair mais barato ainda possibilita escolher grãos melhores.

Nesse sentido, vi que um moedor é essencial para essa finalidade.

Como prezo pela facilidade do cotidiano, achei esse moedor elétrico da Hamilton Beach: 32540314_1GG.jpg]

Gostaria de saber o que o pessoal mais experiente acha dessa aquisição para a finalidade que pretendo, ou seja, moer com rapidez os grãos que comprar, mantendo a qualidade, obviamente. 

Além disso, alguém tem mais dicas para um iniciante quanto a outros acessórios?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, @maciel! Segue um dos muitos tópicos que tratam desse "moedor", que você pode encontrar usando a ferramenta de busca:

O mais importante é que já percebeu como a escolha de bons grãos e moer na hora do preparo são fundamentais pra uma bebida diferenciada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maciel, não desanima. Aqui muitos temos momentos inspirados, caridosos, arrogantes, e outras sutilezas de comportamento humano. 

O importante é o bem estar. Antes de estar muito bem preparado, ninguém deve investir demasiado na "corrida armamentista". É certo que certos equipamentos são piores que outros - mas também são melhores que nada. A gente vai aprendendo, gostando, e seguindo em frente. Decidindo quanto tempo ficar em cada etapa, e quando é o momento para tentar outra coisa, para trocar ou aumentar o repertório.

Eu usei moedor de lâminas por alguns anos. Experimentei por um mês um moedor manual de mós cerâmicas, porém achei-o muito lento e frágil (estragou em menos de 30 dias de uso). Há seis meses uso um Mimoso, pois preferi comprar um manual relativamente rápido, de desempenho razoável, antes de partir para um elétrico que realmente me agradasse. Foi indicação de um dono de cafeteria, e também baseei-me em comentários aqui no fórum. Deixei de gastar mais de mil reais, em um momento da minha vida no qual tenho várias outras necessidades para lidar. Foi uma escolha estratégica, digamos assim. 

Solidarizo-me com as pessoas que, iniciando uma busca por melhores experiências com cafés especiais, no início desejam algo simples e pouco trabalhoso. O estilo de vida de quem trabalha parece levar a pretender ter os momentos de prazer facilitados.

Entretanto, como gaúcho, estou bem acostumado com o ritual do chimarrão. Esquentar a água sem deixar ferver, enquanto isso preparar a cuia com a erva, inchar a erva com água aquecida porém ainda não no ponto, colocar corretamente a bomba, verter a água sem desmanchar o "morro"... E manter essa experiência em andamento, compartilhando ou não o mate. Sair de casa com a térmica debaixo do braço e cuia pronta na mão, ou de mateira e tomando o mate no caminho.

Acaba ficando natural ligar a máquina de expresso para aquecer, dosar, pesando ou não, a quantidade de grãos para moer na hora, moer, ajeitar no filtro, compactar o pó, acompanhar a extração, etc. antes de desfrutar de uma xícara deliciosa.

A busca pela xícara perfeita dá trabalho, mas traz satisfação e uma sensação de realização.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra comecar ta otimo! Não vejo necessidade de investir em coisa manual se vc quer praticidade. Com o tempo vc verá necessidade de ir melhorando seu equipamento e tambem seu cafe, ai é hora de troca-lo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fui arrogante me desculpe, nao foi a intenção, quis dizer exatamente o que penso sem me preocupar, mas, caso queira ir por este caminho, sinceramente nao vejo diferença em usar um liquidificador que provavelmente voce já tem e pelo menos nao gasta nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora o liquidificador da pra usar também um mini processador daqueles que vem com o mixer. Pra espresso não recomendo usar moedor de lâminas pq não vai garantir padronização na moagem.



Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que a transição de café de cápsulas para café moído em casa e expresso não é o caso de aprender tudo de repente. Uma mudança de comportamento radical. No mínimo, pelo tempo e trabalho envolvidos na extração da xícara.

Eu sei que nunca fiz um expresso de verdade. Mas meus cafés são melhores que antigamente. Quando eu puder investir em equipamento sério poderei me exibir. Enquanto isso, tento não afugentar quem eu posso atrair.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, mateusict disse:

O cara sumiu kkkk, o Maciel....

Soh restou os insistentes msm

não sumi, não. Estive ausente, mas cá estou! kkk

 

Em 30/06/2019 at 11:05, Luis Paulo disse:

Bem vindo ao CdC, @maciel! Segue um dos muitos tópicos que tratam desse "moedor", que você pode encontrar usando a ferramenta de busca:

O mais importante é que já percebeu como a escolha de bons grãos e moer na hora do preparo são fundamentais pra uma bebida diferenciada!

já vi esse tópico e os vários outros a respeito. Apesar de não haver uma opinião uniforme, penso que um Hario Skerton seja a melhor opção, pelo menos pelo que pude concluir. O problema é que queria algo automático, mais rápido...

 

Em 01/07/2019 at 08:22, mateusict disse:

Qual seria o orçamento?

Na verdade eu gostaria de gastar até uns 300 reais, mas creio que para algo bom e automático isso seria impossível, não??

 

Em 01/07/2019 at 10:17, ivoesazevedo disse:

@maciel, não desanima. Aqui muitos temos momentos inspirados, caridosos, arrogantes, e outras sutilezas de comportamento humano. 

O importante é o bem estar. Antes de estar muito bem preparado, ninguém deve investir demasiado na "corrida armamentista". É certo que certos equipamentos são piores que outros - mas também são melhores que nada. A gente vai aprendendo, gostando, e seguindo em frente. Decidindo quanto tempo ficar em cada etapa, e quando é o momento para tentar outra coisa, para trocar ou aumentar o repertório.

Eu usei moedor de lâminas por alguns anos. Experimentei por um mês um moedor manual de mós cerâmicas, porém achei-o muito lento e frágil (estragou em menos de 30 dias de uso). Há seis meses uso um Mimoso, pois preferi comprar um manual relativamente rápido, de desempenho razoável, antes de partir para um elétrico que realmente me agradasse. Foi indicação de um dono de cafeteria, e também baseei-me em comentários aqui no fórum. Deixei de gastar mais de mil reais, em um momento da minha vida no qual tenho várias outras necessidades para lidar. Foi uma escolha estratégica, digamos assim. 

Solidarizo-me com as pessoas que, iniciando uma busca por melhores experiências com cafés especiais, no início desejam algo simples e pouco trabalhoso. O estilo de vida de quem trabalha parece levar a pretender ter os momentos de prazer facilitados.

Entretanto, como gaúcho, estou bem acostumado com o ritual do chimarrão. Esquentar a água sem deixar ferver, enquanto isso preparar a cuia com a erva, inchar a erva com água aquecida porém ainda não no ponto, colocar corretamente a bomba, verter a água sem desmanchar o "morro"... E manter essa experiência em andamento, compartilhando ou não o mate. Sair de casa com a térmica debaixo do braço e cuia pronta na mão, ou de mateira e tomando o mate no caminho.

Acaba ficando natural ligar a máquina de expresso para aquecer, dosar, pesando ou não, a quantidade de grãos para moer na hora, moer, ajeitar no filtro, compactar o pó, acompanhar a extração, etc. antes de desfrutar de uma xícara deliciosa.

A busca pela xícara perfeita dá trabalho, mas traz satisfação e uma sensação de realização.

Obrigado pelo acolhimento. Eu nem me importo se tiver que gastar alguns minutos a mais para moer e fazer o café, mas em determinadas situações isso fica um pouco difícil, por isso a ideia de ter algo mais automático... 

 

Em 01/07/2019 at 21:23, felipe magaldi disse:

Se fui arrogante me desculpe, nao foi a intenção, quis dizer exatamente o que penso sem me preocupar, mas, caso queira ir por este caminho, sinceramente nao vejo diferença em usar um liquidificador que provavelmente voce já tem e pelo menos nao gasta nada.

Agradeço pela sinceridade e concordo, se a realidade dos moedores elétricos for a mesma dos liquidificadores e mixers... é que são tantos dispositivos diferentes que, em tese, deveria ser possível concluir que cada um possui uma finalidade específica...

Em 01/07/2019 at 13:36, MaLeandrini disse:

Pra comecar ta otimo! Não vejo necessidade de investir em coisa manual se vc quer praticidade. Com o tempo vc verá necessidade de ir melhorando seu equipamento e tambem seu cafe, ai é hora de troca-lo

mas essa diferença é tão relevante assim?? Desculpe-me pela inocência, eu não sei diferenciar porque não tive a oportunidade de experimentar um café moído em algo automático e outro de forma manual. Na verdade, a minha experiência com café é o coado (de mercado mesmo), o de máquinas de café espresso (essas que são alugadas) e os de cápsula. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, maciel disse:

não sumi, não. Estive ausente, mas cá estou! kkk

 

já vi esse tópico e os vários outros a respeito. Apesar de não haver uma opinião uniforme, penso que um Hario Skerton seja a melhor opção, pelo menos pelo que pude concluir. O problema é que queria algo automático, mais rápido...

 

Na verdade eu gostaria de gastar até uns 300 reais, mas creio que para algo bom e automático isso seria impossível, não??

 

Obrigado pelo acolhimento. Eu nem me importo se tiver que gastar alguns minutos a mais para moer e fazer o café, mas em determinadas situações isso fica um pouco difícil, por isso a ideia de ter algo mais automático... 

 

Agradeço pela sinceridade e concordo, se a realidade dos moedores elétricos for a mesma dos liquidificadores e mixers... é que são tantos dispositivos diferentes que, em tese, deveria ser possível concluir que cada um possui uma finalidade específica...

mas essa diferença é tão relevante assim?? Desculpe-me pela inocência, eu não sei diferenciar porque não tive a oportunidade de experimentar um café moído em algo automático e outro de forma manual. Na verdade, a minha experiência com café é o coado (de mercado mesmo), o de máquinas de café espresso (essas que são alugadas) e os de cápsula. 

Não existe certo ou errado no café!
Se pra voce é mais pratico um moedor eletrico de laminas da Hamilton Beach que um moedor manual da Hario vai fundo! Se voce está na transição aos cafés de capsula/mercado nao acho que va sentir tão cedo! E como disse, quando sentir com o tempo, comprará algo que lhe agradará mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá! Estou iniciando no mundo de cafés especiais. Neste primeiro momento, estou buscando praticidade e custo-benefício. Pesquisei e, entre moedores elétricos portáteis, escolhi o Hamilton Beach. Por hora, estou satisfeito, porque ele é bem fácil de limpar e as regulagens auxiliam quem está iniciando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Comprei um HB na Amazon. Chegou nessa primeira semana de junho/2020.

Faço coado e outros métodos. Fiz alguns coados com o HB, estou acertando a moagem ainda. Nestes dias, tenho usado o método Koar. Método brasileiro.

O café utilizado foi torrado por mim em um Stratto. Catuaí de Piatã do Sandro.

Na marcação "tradicional", o café ficou agradável porém perdeu totalmente os complexos aromas. Complexidade típica do café desse terroir incrível!

Na marcação "prensa" ficou melhor. A granulometria apresentou desuniformidade visível e o sensorial foi  prejudicado por pequeno amargor aftertaste (residual).

Em uma terceira vez, coloquei a marcação entre "prensa" e "tradicional". Existe um ponto de parada entre os dois. Moí como de costume 25g, para posteriormente passar no Koar com 350g de água em 93°C. Uso chaleira gossneck elétrica. Deixei a marcação de xícaras em 4/11. Não satisfeito com a moagem, executei a moagem novamente sem mudança de parâmetros. O resultado na xícara foi mais agradável, o aroma voltou. O amargo residual foi menor.

Antes da chegada do HB eu executava o mesmo ritual de preparo matinal com o moedor Bravo Mini.

Seguirei com os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu tenho esse faz alguns meses já.

 

Para chegar na moagem que quero eu fico ligando e desligando o aparelho repetidamente e chacoalhando o grão para que fique mais uniforme.

Pq se deixar parado, você acaba com ele parte finíssimo/espresso e parte prensa francesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2020 at 16:24, yueum disse:

Eu tenho esse faz alguns meses já.

 

Para chegar na moagem que quero eu fico ligando e desligando o aparelho repetidamente e chacoalhando o grão para que fique mais uniforme.

Pq se deixar parado, você acaba com ele parte finíssimo/espresso e parte prensa francesa.

Amigo tudo bem ? teria como gravar um vídeo por favor de como você faz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 22/06/2020 at 16:24, yueum disse:

Eu tenho esse faz alguns meses já.

 

Para chegar na moagem que quero eu fico ligando e desligando o aparelho repetidamente e chacoalhando o grão para que fique mais uniforme.

Pq se deixar parado, você acaba com ele parte finíssimo/espresso e parte prensa francesa.

Tb faço isso mas parece que nunca tenho moagens semelhantes aí fica difícil medir os resultados, aí quando vejo na borra as diferenças de granulometria dá um desânimo. To pensando seriamente em partir pra outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...