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[Restauracao] Astoria Divina SAE


cabeca

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Pessoal,

Encontrei essa máquina nos fundos de uma garagem na Z/N de São Paulo.
O dono morou alguns anos nos EUA e gostava de café, por isso tinha essa máquina em casa.
Ele acabou sendo deportado, a máquina veio de container para o Brasil junto com as coisas dele. Passou 4 anos no porto de Santos para ser liberada junto com o restante da mudança.
Nesse meio tempo, refez a vida no Brasil, algumas coisas perderam o sentido na vida dele e ao ter a mercadoria liberada, deu um monte de coisas para o irmão de presente, essa máquina passou mais 2 anos nos fundos da garagem até ele anunciar.
A máquina está com tudo funcionando, porém com o chassis bastante danificado com ferrugem, a maior parte superficial sem podres. As laterais estão avariadas, tanto de pintura como com grandes trincas, parte de inox está bem bacana. Todos os parafusos das carenagens foram "substituídos" por parafusos em polegada, ou seja, as roscas métricas estão danificadas.
E para completar o desafio.... a máquina é 110V! Uma raridade.

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Cromos, ok. Botoeira da torneira de água e grupo está danificada.

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110v com 20A aproximadamente.

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Laterais danificadas, a esquerda está completamente rachada.

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E este é o objetivo, gostei muito da combinação de cores aplicada, o branco deixa ela mais suave.

Novidades em breve!

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  • 5 months later...

Update:

Máquina teve a carcaça removida, o chassis tem sinaia de oxidação leve, nada de grave.
Sinais de vazamento em conexões.
Eletrônica testada, funciona tudo exceto a botoeira de extração manual e dispenser de água quente que veio avariada.

Próximo passo é remover toda a parte mecânica e eletrônica para tratar o chassis.

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Atualização do projeto:
Toda a eletrônica foi removida, em seguida a parte hidráulica, permanecendo pequenos acessórios apenas.
Próximo passo é desmontar as chapas do chassis e enviar para a pintura eletrostática. Enquanto isso tem muito trabalho pra descalcificar e limpar toda a parte hidráulica além de trocar os reparos e vedações de torneiras e válvulas.

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Hoje foi dia de terminar o desmonte do chassis, amanhã parte pro tratamento e pintura eletrostática.
Abri a caldeira para checar a situação, o revestimento interno soltou boa parte, havia muito depósito de minerais, água muito dura foi utilizada, e a máquina teve um longo tempo desligada com água dentro.

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2 horas atrás, Carneiro disse:

Tava assim quando abriu ou já removeu calcificações? 

Quando abri saiu aquele bolo verde-turquesa, não estava duro, bati um jato de água e a camada de proteção foi saindo, provavelmente é níquel ou cromo, não sei o que aplicam no mercado americano. Nessa foto só está a película, já sem crostas. Incrível como sobreviveu bem com uma água "dura" dentro da caldeira, mas todas as tubulações estão 90% entupidas com calcificação, por isso vaza em todas as conexões.

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24 minutos atrás, Carneiro disse:

Acho que não tem nada por dentro. Mesmo que tenha de um processo de niquelação, sai bem rápido com o uso, já que internamente não "pega" direito. Considerando galvanoplastia.

Tb acho... e a maioria das caldeiras é cobre puro, mas as destinadas ao mercado dos EUA eu percebo que tem essa cobertura, um exemplo são as Vivaldis que já reformei, duas que peguei eram importação "não oficial", ou seja, americanas, e ambas tinham um processo de galvanoplastia interno e externo, essa também é americana, saiu em forma de folhas, vou ver se tiro foto melhor hoje com calma, fora que tem selo de NSF e ETL em todo lugar kkkkk

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Noite curta mas eficiente...
Painéis tinham trincas, rachaduras e faltava um pedaço.
Reparos feitos com resina de poliamida e manta de fibra de vidro, agora é acabamento e pintura!

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Criando coragem pra apertar os 74 parafusos do chassis que chegou hoje. Rosca por rosca temos que limpar com um macho pra não correr o risco de parafusos travarem ou quebrarem no aperto.

Chassis tratado e pintado com eletrostática.

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Reparo da caldeira

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Dia de montar o chassis, 50% das roscas precisaram ser limpas, acumulou tinta...

Base com “sapatos” novos.

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Todos os suportes no lugar, nenhuma rosca ruim.

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#partiucaldeira


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Hoje foi dia de deixar a resistência e tampa da caldeira prontos, precisava checar se a junta de teflon estava correta.

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Caldeira montada provisoriamente com as válvulas antigas, aguardando as peças chegarem da Brooks Parts for Vintage Espresso Machines.
Atendimento fora do comum com o dono Thijs!


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  • 3 months later...

Após 3 meses parada, aguardando válvulas da caldeira e algumas vedações, finalmente a máquina voltou para a bancada. Foram quase 11 meses de trabalho nela, e finalmente... Café!

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Grupo e hidráulica completamente instalados, reparos da válvula de enchimento manual trocados, válvula de segurança e quebra vácuo novas, sensor de nível novo. Reparos da torneira de vapor e OPv novos.

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Bomba original da procon foi trocada por uma fluid o tech que permite regulagem direta na bomba ao invés de depender apenas da OPV.

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Painel, manômetro e manípulo instalados!

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Máquina montada!

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E temos Espresso!

Em tempo... A máquina está disponível para venda!


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Parabéns, irmão! Baita trampo e a máquina ficou linda! Uma sugestão, se ainda tiver o contato, mande fotos para o antigo dono, ele vai tomar um susto, já que a máquina nunca esteve tão bonita.

Galera, quem quiser a máquina, pode ir sem medo. Tenho uma Pavoni que garimpei e o Alexandre "Cabeça", restaurou. Máquina roda 100% , e com essa Astoria não vai ser diferente. O cara presta atenção em todos os mínimos detalhes.

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  • 10 months later...

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