Ir para conteúdo

Paixão pelo Expresso


ffneri

Postagens recomendadas

Boa noite Colegas,

 

Primeiramente, agradeço a todos que contribuem de alguma forma nesse forum que, como todo bom forum que já me ingressei são muito acolhedores e educados.

Como oficialmente, faz pouco tempo que embarquei nesse mundo do café (antes um mero apreciador da bebida em quantidade e não qualidade) e, como iniciante, tem uma coisa que me deixou curioso já faz algum tempo.

É impressão minha ou existe uma paixão gigante por expresso em nossa sociedade? Digo, seria cultural pois parece que parece que outros métodos de extração igualmente maravilhosos não tem tanto destaque quanto ele. Seria ele o "queridinho" em função da sua versatilidade em combinações?

 

Abraço a todos da comunidade!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja Bem-vindo

o expresso sempre será um desafio e vem ganhando espaço, porém o café coado ainda é o mais consumido em nosso país.

Eu mesmo já fui fã do expresso e hoje prefiro um ótimo café coado em qualquer método, não invisto mais em expresso e olha que quando começamos o CdC foi justamente para discutir sobre o expresso e hoje temos muitas opções.

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socialmente o espresso une pessoas, ele faz parte de um ritual, quase um happy hour, está presente socialmente, reuniões, etc...
O café coado acolhe as pessoas, geralmente tem um âmbito familiar envolvido. O espresso tem a facilidade que em qualquer esquina que vc for consegue um, já o coado fica mais dificil !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se falarmos de um nível social acima, sim, expresso tá na moda, e acho que nesse ponto a Nespresso também tem seu mérito. Acho que é uma parcela pequena da população, mas parte expressiva do PIB etc.

Nacionalmente e popularmente, o coado concentradão (com algumas exceções por aí, mas sempre criticadas por parecerem "chafé") é a regra. Mesmo nas padocas: pode até ter uma máquina de expresso, mas o coado, pingado, média etc fazem mais sucesso (principalmente pelo preço?).

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MaLeandrini disse:

Socialmente o espresso une pessoas, ele faz parte de um ritual, quase um happy hour, está presente socialmente, reuniões, etc...
O café coado acolhe as pessoas, geralmente tem um âmbito familiar envolvido. O espresso tem a facilidade que em qualquer esquina que vc for consegue um, já o coado fica mais dificil !

Pra mim seria ao contrário. Coado tem em tudo que lugar, basta chegar em qualquer cidade pequena e vera que nem maquina super automatica tera pra expresso, mas o velho coado sim hehe

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah legal! Obrigado @Ruston Louback, @Carneiro e @MaLeandrini por compartilhar.

 

Observação: Acabei não sendo muito específico quando disse "sociedade" deveria ter dito "comunidade" (não só deste forum) do café. Mas talvez o fato deste método estar mais em alta do que outros seja justamente por sua demanda, afinal, temos aqui tanto amadores quanto pessoas que trabalham de fato com a bebida.

 

Realmente @Ruston Louback, parece ser um grande desafio a busca pelo expresso perfeito. Eu também sou dos coados, mas estou admirando cada vez mais o expresso. Antes de embarcar neste mundo, acabava indo mais pela quantidade do que a qualidade e o expresso não parecia um atrativo até então. 

 

@Carneiro, sim o famoso "extra-forte" (leia-se, extra-torrado) ainda é a bebida de grande parte da população que já associou o café ao amargor. 

 

@MaLeandrini, realmente o expresso é uma bebida super prática, se comparada a outros métodos de extração (extração na hora), juntando isso a sua versatilidade para montar outras bebidas talvez explique sua popularidade em cafeterias.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2019 at 12:46, ffneri disse:

Boa noite Colegas,

 

Primeiramente, agradeço a todos que contribuem de alguma forma nesse forum que, como todo bom forum que já me ingressei são muito acolhedores e educados.

Como oficialmente, faz pouco tempo que embarquei nesse mundo do café (antes um mero apreciador da bebida em quantidade e não qualidade) e, como iniciante, tem uma coisa que me deixou curioso já faz algum tempo.

É impressão minha ou existe uma paixão gigante por expresso em nossa sociedade? Digo, seria cultural pois parece que parece que outros métodos de extração igualmente maravilhosos não tem tanto destaque quanto ele. Seria ele o "queridinho" em função da sua versatilidade em combinações?

 

Abraço a todos da comunidade!

 

Amigo, a paixao pelo cafe expresso se da porque essa e a melhora forma de extracao. Nao quero desmerecer as outras, obviamente e possivel obter resultados excelentes com qualquer forma de extracao desde que seja respeitada a ciencia do cafe! no entanto somente na extracao expressa voce consegue trabalhar com todas as variaveis e consegue extrair do mesmo grao inumeros sabores diferentes! alem disso voce consegue unir o leite vaporizado ao expresso, com isso o ceu e o limite para a criacao de novas receitas! O expresso e a evolucao de todas as outras formas ja criadas. Abracos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...