Ir para conteúdo

Moagem diversificada na mesma xícara


Solano

Postagens recomendadas

Pessoal, me passou uma coisa na cabeça hoje e não tenho o conhecimento técnico para julgar, sequer, se faz algum sentido. :lol:

Foi moer no bravo mini para aeropress, esqueci de mudar a regulagem, estava na que uso para o mellita, moí um pouco e percebi, ajustei e terminei.

Ok, a moagem de um moedor ruim, que deixe ela irregular, acho que é consenso que é ruim, ou não?

O que passou pela minha cabeça foi o seguinte. Uma moagem diversificada, com a finalidade de elevar determinadas características sem estragar o café. Isso faz algum sentido pelo menos? Ou até faz, mas seria muito difícil de executar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não tenho muito conhecimento pra falar a respeito, mas acredito que faz sentido sim.

A Melitta mesmo possui um filtro (chamado Gourmet) que possui múltiplas "zonas", com concentrações diferentes de furos em cada uma delas.
A zona mais baixa possui menos furos, fazendo com que a água passe mais lentamente por ali e extraindo mais do café naquela região.
A zona intermediária possui um pouco mais de furos e, por fim, a zona mais alta possui a maior quantidade deles.

Claro que estou falando aqui do filtro (e não da moagem), mas eu acho que a ideia geral é a mesma: manipular o tempo de extração em diferentes pontos do bolo pra tentar se atingir um resultado ótimo.
De toda forma, acho que é algo muito complicado de manipular.
Talvez por isso não seja uma prática muito comum...

Eu me lembro de já ter visto experiências nesse sentido no espresso, mas não tô achando o link...
Se eu achar em algum momento, eu adiciono aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era esse o estudo que eu tinha visto antes, mas ele é bem interessante também (muito embora ele seja voltado pra espresso e tenha a conclusão de que faz pouca diferença manter partículas mais finas concentradas em regiões diferentes do bolo):