Ir para conteúdo

Moagem diversificada na mesma xícara


Solano

Postagens recomendadas

Pessoal, me passou uma coisa na cabeça hoje e não tenho o conhecimento técnico para julgar, sequer, se faz algum sentido. :lol:

Foi moer no bravo mini para aeropress, esqueci de mudar a regulagem, estava na que uso para o mellita, moí um pouco e percebi, ajustei e terminei.

Ok, a moagem de um moedor ruim, que deixe ela irregular, acho que é consenso que é ruim, ou não?

O que passou pela minha cabeça foi o seguinte. Uma moagem diversificada, com a finalidade de elevar determinadas características sem estragar o café. Isso faz algum sentido pelo menos? Ou até faz, mas seria muito difícil de executar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não tenho muito conhecimento pra falar a respeito, mas acredito que faz sentido sim.

A Melitta mesmo possui um filtro (chamado Gourmet) que possui múltiplas "zonas", com concentrações diferentes de furos em cada uma delas.
A zona mais baixa possui menos furos, fazendo com que a água passe mais lentamente por ali e extraindo mais do café naquela região.
A zona intermediária possui um pouco mais de furos e, por fim, a zona mais alta possui a maior quantidade deles.

Claro que estou falando aqui do filtro (e não da moagem), mas eu acho que a ideia geral é a mesma: manipular o tempo de extração em diferentes pontos do bolo pra tentar se atingir um resultado ótimo.
De toda forma, acho que é algo muito complicado de manipular.
Talvez por isso não seja uma prática muito comum...

Eu me lembro de já ter visto experiências nesse sentido no espresso, mas não tô achando o link...
Se eu achar em algum momento, eu adiciono aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era esse o estudo que eu tinha visto antes, mas ele é bem interessante também (muito embora ele seja voltado pra espresso e tenha a conclusão de que faz pouca diferença manter partículas mais finas concentradas em regiões diferentes do bolo):

http://socraticcoffee.com/2016/06/exploring-the-impact-of-particles-on-espresso-extraction/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Se a intensão é controlar o fluxo, seria necessária uma modificação no tamanho do furo do método, por onde sai o café, e/ou nas ranhuras do método. Ter mais poros na parte superior deve ter o propósito de reter os fines naquela região, para que quando o volume da água abaixar, não acabar levando esses fines pro fundo, entupindo a passagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar duas moagens na mesma extração, sendo proposital ou não, pode ser considerado ruim ou não kkk
Já vi uns reviews de gente dizendo que, quando moeu o café num moedor mais simples, e retirou os fines, o café ficou sub-extraído e quando não retirou os fines o resultado ficou mais equilibrado. E há gente que diga que os fines causam amargor no café, por serem muito menores do que os outros grãos, sendo muito mais fácil de soltar na água os sólidos solúveis que tem no café.
Pode acontecer a mesma coisa com o blend de moagem.
Vi gente usando uma peneira profissional pra separar o café moído (Kruve) conforme o tamanho da sua moagem. E com isso, colocando os grãos maiores no fundo e os menores em cima, a extração não fica com aquele amargor que incomoda o paladar, porque os grãos menores não vão estar correndo o risco de ficarem presos no fundo sendo super-extraídos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...