Ir para conteúdo

Capsulas reutilizáveis Dolce Gusto


SirBoldo

Postagens recomendadas

Boa tarde

Experimentei um "expresso" de capsulas da "i cafila" na Dolce Gusto, uma cápsula reutilizável.

O café ficou muito bom, mas pode ser chamado de expresso?

A Dolce Gusto tem a pressão adequada e tudo mais?

Junto com a cápsula acompanha um tamper de inox também.

 

Alguém já utilizou? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 25/03/2020 at 18:15, SirBoldo disse:

Boa tarde

Experimentei um "expresso" de capsulas da "i cafila" na Dolce Gusto, uma cápsula reutilizável.

O café ficou muito bom, mas pode ser chamado de expresso?

A Dolce Gusto tem a pressão adequada e tudo mais?

Junto com a cápsula acompanha um tamper de inox também.

Alguém já utilizou?

Olá, tudo bem?!

Já utilizei e tenho cápsulas reutilizáveis, basicamente uso para outras bebidas e usei algum tempo para ter café fresco no escritório, moía e fazia. Nenhuma dessas máquinas faz um espresso, são bebidas 'tipo espresso', nem as superautomáticas, mas são uma boa ajuda! Com essas cápsulas e café moído na hora você vai aumentar a qualidade com toda certeza.

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei no ano passado cápsulas reutilizáveis para Dolce Gusto e Nespresso, para poder escolher o café feito nas máquinas. Em alguns testes, não consegui fazer nem parecido com expresso. E as extrações ficaram mais amargas e piores que as cápsulas originais e os mesmos cafés na minha Delonghi com filtros pressurizados. Ainda não estou convencido, mas é uma alternativa que ainda não descartei completamente e pretendo melhorar o processo até conseguir resultados razoáveis, no mínimo bebíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mesquita disse:

Olá, tudo bem?!

Já utilizei e tenho cápsulas reutilizáveis, basicamente uso para outras bebidas e usei algum tempo para ter café fresco no escritório, moía e fazia. Nenhuma dessas máquinas faz um espresso, são bebidas 'tipo espresso', nem as superautomáticas, mas são uma boa ajuda! Com essas cápsulas e café moído na hora você vai aumentar a qualidade com toda certeza.

Bons cafés!

Uma dúvida: O que torna a bebida um espresso de verdade, e não um 'tipo espresso', como você disse?
Por exemplo, se eu moer um café de excelente qualidade e colocar numa maquina de espresso real com 15-bar e colocar o mesmo café numa capsula reutilizavel numa Dolce Gusto com os mesmos 15-bar, qual será a grande diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabricioz entre outras coisas, faltará crema. Nas minhas experiências, ficou uma bebida que não sei definir. Não tenho muita experiência com diferentes métodos de extração, mas expresso não era. Dependendo do grão, da moagem e da quantidade de pó na cápsula, pode ficar agradável. Ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2020 at 01:10, fabricioz disse:

Uma dúvida: O que torna a bebida um espresso de verdade, e não um 'tipo espresso', como você disse?
Por exemplo, se eu moer um café de excelente qualidade e colocar numa maquina de espresso real com 15-bar e colocar o mesmo café numa capsula reutilizavel numa Dolce Gusto com os mesmos 15-bar, qual será a grande diferença?

Fala Fabrício, então, sem querer ser um 'caféchato' mas um espresso para ser considerado espresso não pode ser tirado a 15 bar, precisa ter controle de temperatura e é extraído por determinado tempo. Coisas que as maquininhas, mesmo as melhores não fazem, embora muitas façam um café gostoso.

Estamos num grupo com muita informação e gente caprichosa pelo cafezinho (especial) de cada dia e querendo aprender sempre mais, veja que os italianos até criaram associação que vela pela qualidade e métodos de seu preparo.

Então é determinante que a água quente (mas abaixo da temperatura de fervura entre 90 e 92, nessa redondeza) e sob determinada pressão, que seria 9 bar, passa pelo café de pó (tipicamente 7 Gr para um simples e 14 para um duplo) em X segundos (variando de 25 a 32 usualmente), e  é nessa pressão que se extrai o melhor do café, suas substâncias e aromas. O controle da quantidade extraída é importante também, embora essa variável você consiga marcar na maquininha da nespresso ou dolce gusto, por exemplo, mas as outras (pressão e temperatura ou quantidade de pó) ... bem, não são administráveis.

Parece frescura e é por isso que se bebe tanto espresso ruim na rua. Se tomar um espresso bem tirado ao lado de um dolce gusto/nespresso dá pra chorar ... digo, dá pra ver a diferença.

Capricha aí na cápsula com café bom e novo, depois conta pra gente! 

Abraços e bons cafés!

PS: as cápsulas se 'assemelham' (não me matem por dizer isso) a um portafiltros pressurizado e não a um porta filtros de máquinas de espresso. Ela obtem a crema pela pressurização.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2020 at 10:45, Mesquita disse:

Fala Fabrício, então, sem querer ser um 'caféchato' mas um espresso para ser considerado espresso não pode ser tirado a 15 bar, precisa ter controle de temperatura e é extraído por determinado tempo. Coisas que as maquininhas, mesmo as melhores não fazem, embora muitas façam um café gostoso.

Estamos num grupo com muita informação e gente caprichosa pelo cafezinho (especial) de cada dia e querendo aprender sempre mais, veja que os italianos até criaram associação que vela pela qualidade e métodos de seu preparo.

Então é determinante que a água quente (mas abaixo da temperatura de fervura entre 90 e 92, nessa redondeza) e sob determinada pressão, que seria 9 bar, passa pelo café de pó (tipicamente 7 Gr para um simples e 14 para um duplo) em X segundos (variando de 25 a 32 usualmente), e  é nessa pressão que se extrai o melhor do café, suas substâncias e aromas. O controle da quantidade extraída é importante também, embora essa variável você consiga marcar na maquininha da nespresso ou dolce gusto, por exemplo, mas as outras (pressão e temperatura ou quantidade de pó) ... bem, não são administráveis.

Parece frescura e é por isso que se bebe tanto espresso ruim na rua. Se tomar um espresso bem tirado ao lado de um dolce gusto/nespresso dá pra chorar ... digo, dá pra ver a diferença.

Capricha aí na cápsula com café bom e novo, depois conta pra gente! 

Abraços e bons cafés!

PS: as cápsulas se 'assemelham' (não me matem por dizer isso) a um portafiltros pressurizado e não a um porta filtros de máquinas de espresso. Ela obtem a crema pela pressurização.

Obrigado pela aula, Mesquita!
Realmente, não fazia ideia desses fatores. Enfim, eu comprei as cápsulas reutilizáveis da iCafilas e estou testando elas. Usando o café da Baggio, tem saído um café bem gostoso e com crema. Estou curtindo! Não faço a menor ideia se isso pode ou não ser considerado espresso "de verdade", mas vira mais uma opção para mim, que não tem uma máquina de espresso real.
Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabricioz disse:

Obrigado pela aula, Mesquita!
Realmente, não fazia ideia desses fatores. Enfim, eu comprei as cápsulas reutilizáveis da iCafilas e estou testando elas. Usando o café da Baggio, tem saído um café bem gostoso e com crema. Estou curtindo! Não faço a menor ideia se isso pode ou não ser considerado espresso "de verdade", mas vira mais uma opção para mim, que não tem uma máquina de espresso real.
Valeu!

Aula nada, só uma mãozinha, no máximo.

E o importante é tomar café bom, café especial, que não vai te fazer mal (azia, problemas digestivos, etc.) e que ainda é fresco! De quebra gerar menos lixo!

Aproveite suas bebidas!!! Eu particularmente gosto muito das com leite! B) heheheh

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Olá a todos, finalmente estou com moedor e icafilas (de alumínio), achei que o café ficou frio, o alumínio rouba bastante calor. Então tenho escaldado a cápsula antes de encher com o pó, o que perde um pouco na praticidade, mas melhora o sabor. 

A cápsula parece mesmo um filtro pressurizado, quando passa só água nela até a água fica pressurizada rsrsrs

Talvez em dias mais quentes essa diferença de temperatura não incomode, mas nesses dias frios achei bem significativa, mesmo escaldando dá para tomar assim que tira da máquina, com a cápsula original de plástico sempre preciso esperar o café dar uma esfriada. Não tenho termômetro para saber a diferença real ou se é só impressão minha rsrsrs

Agora é ajustar a moagem, na torra escura fiquei no 23, já na torra média clara no 22 achei que ainda não deu o sabor. Fiz um blend das duas e ficou bom rsrsrs, aproveitando as sobrinhas das moagens e sem desperdício de café bom. Pena que ainda tenho café moído para gastar (pedi para moer porque achei que o moedor iria demorar mais a chegar). Agora é usar o moído para depois retornar ao grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...