r.lima Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Olá pessoal acabei de realizar uma comparação destes dois coadores lado a lado e analizei seus resultados na chávena . Realizei o teste do seguinte modo : . Ambos os coadores utilizados foram tamanho 02 . Ambos os coadores foram pré-aquecidos . Ambos os filtros foram pré-molhados . O café utilizado foi o "ghini gourmet / 100% arábica " ( torrado e moído ) . A proporção foi de 20g de café para 240g de água . O tempo de extração foi de 4 mim. . O tempo de pré-infusão foi de 45s. (12g) . Ambas as canecas foram pré-aquecidas Resultado : Melitta : Ofereceu uma xícara de qualidade assim como o hario, porém seu sabor parecia mais encorpado e levemente mais ácido . Seu aftertaste era mais pronunciado e um pouco mais duradouro mas ao mesmo tempo era mais amargo. Hario : Em geral ofereceu uma xícara mais clara , leve e suave ( foi o meu preferido ) , levemente menos ácido, e parecia ter mais equilíbrio entre acidez e amargor . Seu aftertaste foi um pouco menos pronunciado e duradouro que o Melitta , porém mais agradável . E vocês aí qual preferem ? Obs : Não estou fazendo propaganda do hario , tanto que posso dizer que meu pai preferiu o Melitta já eu e minha mãe o V60 . Também quero deixar claro que tentei ser o mais preciso o possível, se vocês acham que eu pudesse fazer algo para tornar o teste ainda mais preciso deixem uma sugestão para um futuro teste de confirmação ( e ver se os resultados se repetem ) . Hario V60 recomendado 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Você conseguiu os mesmos quatro minutos de extração com a mesma moagem? Sempre achei mais difícil. Outra dica é tentar comparar algum café melhor! ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 28 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Você conseguiu os mesmos quatro minutos de extração com a mesma moagem? Sempre achei mais difícil. Outra dica é tentar comparar algum café melhor! ;-) Eu sei esse café não é muito bom, mas quando vi no mercado ... sua embalagem me comprou rsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Menino Lima, vc ja comprou os cafes da unique e nuance?? acho que vale a pena... esses de supermercado.. hehe.. nao rola.. grande abraço 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 28 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Mas também este café ghini não é tão ruim assim . Eu sei que torrado e moído de supermercado não rola mas era o único que tinha e não iria utilizar os meus grãos que utilizo em espresso para fazer um simples coado . Mas prometo que da próxima irei utilizar algo melhor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Menino Lima, Menino ? R.Lima me mata a curiosidade, qual sua idade ? E R.Lima economizando café, rsrsrs justo você que faz 15 capuccinos seguidos, rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Julio Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 "...simples coado"? Mas que desconsideração para com o coado. Abs Julio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 "...simples coado"? Mas que desconsideração para com o coado. Abs Julio Kkkkkkkk, pois é, pensei a mesma coisa! Eu uso cafe de mercado no coado do dia a dia, aquele que faço no cafe da manha para tomar com leite. Mas o coado que faço para tomar puro eu uso os mesmos grãos do Espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Botando pimenta na discussão... Eu fiz um mod no filtro Melitta 102 que ficou excelente. Simplesmente "arrombei" o furo por onde sai o café! O furo ficou com cerca de 2,5x o diâmetro do original e com isso o fluxo ficou bem mais rápido, permitindo que a extração se dê mais rapidamente. Diria que a velocidade de escoamento para a mesma moagem ficou bem próxima à do Hario. Com isso consigo usar uma dose em torno de 7% em massa e a mesma moagem do Hario, obtendo uma xícara sem amargor e mais rapidamente. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Esse tipo de teste, o legal é fazer cego: Antes de servir, colocar em dois recipientes iguais, quantidades iguais, e pedir pra alguém embaralhar e marcar tipo: 1 e 2, apenas a pessoa sabendo qual é qual. Se a pessoa for participar do teste, você não deixa ela ver o número da jarra que está sendo servida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Heresia !!! :-) Alguns dos melhores cafés do mundo são exclusivamente para coados ou infusões. Normalmente são de torra clara e não conseguem se "mostrar" em espressos ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 28 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Não estou fazendo pouco caso do café coado, tanto que é um dos meus métodos de preparo favorito ! Mas não vou moer meu Orfeu de 55 reais o kilo em um moedor KRUPS para utilizar em um teste em que depois o café vai ser jogado fora ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2012 Então o teste não vale muito. Não que o Orfeu seja adequado, considerando que eles torram para espresso. Mas para comparar os métodos de extração, melhor mesmo um café de referência, algo de muito bom para cima... E concordo que também precisa fazer o teste com um moedor ótimo. O que terá de resultado a usar um café ruim com moedor ruim, é só descobrir a diferença entre Hario ou Melitta com tudo ruim... Abre a mão aí e manda ver com algum café muito bom e moído no Jolly. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2012 Pôôôô...tem um Jolly em casa e fez o teste no Krups??? Tsk, tsk, que maldade... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 29 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2012 Salve Aqui vai a dica de 2 centavos de um velho apreciador de bons cafés. Use o melhor grão possível para fazer café coado. A receita de 60 a 75 gramas para 1 litro de água fria. Duração da extração por volta de 5 minutos com água inicialmente entre 96° e 97° C (CNTP) ou deixe ferver e aguarde 2 a 3 minutos para começar a extração. Pó em granulometria média. Paciência e devoção. O resultado surpreende e permite perceber aromas e sabores que outros métodos escondem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 29 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2012 Menino Lima, vc ja comprou os cafes da unique e nuance?? acho que vale a pena... esses de supermercado.. hehe.. nao rola.. grande abraço A Nuance parece legal, pena que ela nunca me mandou os cafés.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 30 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2012 Então o teste não vale muito. Não que o Orfeu seja adequado, considerando que eles torram para espresso. Mas para comparar os métodos de extração, melhor mesmo um café de referência, algo de muito bom para cima... E concordo que também precisa fazer o teste com um moedor ótimo. O que terá de resultado a usar um café ruim com moedor ruim, é só descobrir a diferença entre Hario ou Melitta com tudo ruim... Abre a mão aí e manda ver com algum café muito bom e moído no Jolly. Márcio, Por falar em "cafés de referencia" indique uns três, em sua opinião. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2012 Quem me dera ter três... Ou um! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 7 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Fico até com vergonha agora relendo meu post por ter usado um café tão vagabundo LOL =P mais acredito que todos alguma vez na vida acabaram ficando sem café ( esperando os bons chegarem do correio ) e na abstinência acabam tendo que apelar ao super mercado rsrsrsrs Vou qualquer hora refazer um teste destes ( aproveitar que estou com café bom em casa ) e estou com tempo de sobra . Legal seria eu com ajuda de alguém fazer o teste "cego" e colocar na comparação o CCD também Valeu ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Não reli o tópico todo mas no Melitta eu geralmente uso uma moagem mais grossa que no V60, se quiser café bom, pega no sábado . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Sabado ? Não é domingo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jrsloboda Postado 8 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Eu não tenho hario, mais eu gosto do coado no melitta!Café de mercado uso apenas o Melitta, e agora estou moendo os que tenho e coando. Me surpreendeu o sabor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 8 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Sabado ? Não é domingo ? Verdade Gilberto, é domingo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas