Ir para conteúdo

Hario V60 X Melitta


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal acabei de realizar uma comparação destes dois coadores lado a lado e analizei seus resultados na chávena . Realizei o teste do seguinte modo :

 

. Ambos os coadores utilizados foram tamanho 02

 

. Ambos os coadores foram pré-aquecidos

 

. Ambos os filtros foram pré-molhados

 

. O café utilizado foi o "ghini gourmet / 100% arábica " ( torrado e moído )

 

. A proporção foi de 20g de café para 240g de água

 

. O tempo de extração foi de 4 mim.

 

. O tempo de pré-infusão foi de 45s. (12g)

 

. Ambas as canecas foram pré-aquecidas

 

 

 

Resultado :

 

Melitta : Ofereceu uma xícara de qualidade assim como o hario, porém seu sabor parecia mais encorpado e levemente mais ácido . Seu aftertaste era mais pronunciado e um pouco mais duradouro mas ao mesmo tempo era mais amargo.

 

 

Hario : Em geral ofereceu uma xícara mais clara , leve e suave ( foi o meu preferido ) , levemente menos ácido, e parecia ter mais equilíbrio entre acidez e amargor . Seu aftertaste foi um pouco menos pronunciado e duradouro que o Melitta , porém mais agradável .

 

E vocês aí qual preferem ?

 

Obs : Não estou fazendo propaganda do hario , tanto que posso dizer que meu pai preferiu o Melitta já eu e minha mãe o V60 . Também quero deixar claro que tentei ser o mais preciso o possível, se vocês acham que eu pudesse fazer algo para tornar o teste ainda mais preciso deixem uma sugestão para um futuro teste de confirmação ( e ver se os resultados se repetem ) .

 

Hario V60 recomendado ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você conseguiu os mesmos quatro minutos de extração com a mesma moagem? Sempre achei mais difícil.

 

Outra dica é tentar comparar algum café melhor! ;-)

 

Eu sei esse café não é muito bom, mas quando vi no mercado ... sua embalagem me comprou rsrsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas também este café ghini não é tão ruim assim . Eu sei que torrado e moído de supermercado não rola mas era o único que tinha e não iria utilizar os meus grãos que utilizo em espresso para fazer um simples coado .

Mas prometo que da próxima irei utilizar algo melhor :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...simples coado"? Mas que desconsideração para com o coado.

 

Abs

Julio

 

Kkkkkkkk, pois é, pensei a mesma coisa!

 

Eu uso cafe de mercado no coado do dia a dia, aquele que faço no cafe da manha para tomar com leite. Mas o coado que faço para tomar puro eu uso os mesmos grãos do Espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Botando pimenta na discussão...

 

Eu fiz um mod no filtro Melitta 102 que ficou excelente. Simplesmente "arrombei" o furo por onde sai o café!

 

O furo ficou com cerca de 2,5x o diâmetro do original e com isso o fluxo ficou bem mais rápido, permitindo que a extração se dê mais rapidamente. Diria que a velocidade de escoamento para a mesma moagem ficou bem próxima à do Hario.

 

Com isso consigo usar uma dose em torno de 7% em massa e a mesma moagem do Hario, obtendo uma xícara sem amargor e mais rapidamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de teste, o legal é fazer cego: Antes de servir, colocar em dois recipientes iguais, quantidades iguais, e pedir pra alguém embaralhar e marcar tipo: 1 e 2, apenas a pessoa sabendo qual é qual. Se a pessoa for participar do teste, você não deixa ela ver o número da jarra que está sendo servida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou fazendo pouco caso do café coado, tanto que é um dos meus métodos de preparo favorito ! Mas não vou moer meu Orfeu de 55 reais o kilo em um moedor KRUPS para utilizar em um teste em que depois o café vai ser jogado fora !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o teste não vale muito. Não que o Orfeu seja adequado, considerando que eles torram para espresso. Mas para comparar os métodos de extração, melhor mesmo um café de referência, algo de muito bom para cima... E concordo que também precisa fazer o teste com um moedor ótimo.

 

O que terá de resultado a usar um café ruim com moedor ruim, é só descobrir a diferença entre Hario ou Melitta com tudo ruim... :) Abre a mão aí e manda ver com algum café muito bom e moído no Jolly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Aqui vai a dica de 2 centavos de um velho apreciador de bons cafés.

Use o melhor grão possível para fazer café coado. A receita de 60 a 75 gramas para 1 litro de água fria. Duração da extração por volta de 5 minutos com água inicialmente entre 96° e 97° C (CNTP) ou deixe ferver e aguarde 2 a 3 minutos para começar a extração. Pó em granulometria média.

Paciência e devoção.

O resultado surpreende e permite perceber aromas e sabores que outros métodos escondem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o teste não vale muito. Não que o Orfeu seja adequado, considerando que eles torram para espresso. Mas para comparar os métodos de extração, melhor mesmo um café de referência, algo de muito bom para cima... E concordo que também precisa fazer o teste com um moedor ótimo.

 

O que terá de resultado a usar um café ruim com moedor ruim, é só descobrir a diferença entre Hario ou Melitta com tudo ruim... :) Abre a mão aí e manda ver com algum café muito bom e moído no Jolly.

 

Márcio,

 

Por falar em "cafés de referencia" indique uns três, em sua opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Fico até com vergonha agora relendo meu post por ter usado um café tão vagabundo LOL =P mais acredito que todos alguma vez na vida acabaram ficando sem café ( esperando os bons chegarem do correio ) e na abstinência acabam tendo que apelar ao super mercado rsrsrsrs

 

Vou qualquer hora refazer um teste destes ( aproveitar que estou com café bom em casa :) ) e estou com tempo de sobra .

 

Legal seria eu com ajuda de alguém fazer o teste "cego" e colocar na comparação o CCD também

 

Valeu ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...