Ir para conteúdo

Anel de ajuste travado - Moedor VFA AN1464 (Italian Coffee)


misaellago

Postagens recomendadas

Olá, Pessoal - como vão?

Acompanho o fórum 'na surdina' há algum tempo - e, mais recentemente, fiz a inscrição. Sem dúvidas, o melhor conteúdo sobre cafés/equipamentos/métodos em português está aqui. Feita essa introdução, divido com vocês um pedaço da minha epopeia. 

Depois de adquirir uma belíssima máquina de espresso do colega Fogo Ruivo - e perder a paciência com o moinho manual (o Fogo bem que me avisou...) -, parti na minha jornada em busca de um moedor elétrico que (i) me atendesse para espressos; e (ii) estivesse dentro do (baixo) orçamento pré-aprovado com a CFO (a esposa).

Inevitavelmente, tive que ir pro mercado de usados. Eis que me aparece o anúncio de um belo (mas maltratado) exemplar de um moedor "Italian Coffee" - que, posteriormente, descobri se tratar de um VFA AN1464. Já no local, fiz uma inspeção rápida: motor funcionando perfeitamente, alguns resíduos de café velho (que sairiam com facilidade) e o anel de ajuste bem travado. Já tinha lido algo sobre essa 'trava' e decidi pagar pra ver - fechei negócio.

A limpeza superficial realmente não foi difícil, mas não há decreto que afrouxe esse anel de ajuste (onde fica presa a mó superior). Tudo indica que é o resultado de anos de acúmulo dos óleos do café, que 'petrificaram'. Com base no que li no Home Barista e em outros fóruns gringos, já tentei:

  1. Aquecer a peça com um secador de cabelo (alguns até falam sobre o uso de sopradores térmicos, mas eu não tenho um à disposição);
  2. Usar um torno profissional de 5 toneladas (que trouxe como único resultado a destruição dos encaixes do parafuso no anel de ajuste);
  3. Usar um martelo acompanhado de uma barra de ferro para tentar movimentar a peça;
  4. Dar um banho de WD-40 (não recomendado por não ser 'food-safe', mas o desespero falou mais alto);
  5. Buscar a assistência da Italian Coffee, mas o valor proibitivo de orçamento não aprovado me fez mudar de ideia rapidamente;

Aqui estão alguns esquemas que encontrei na internet;

https://www.cafeparts.com/Espresso-Coffee-Grinder-Parts/VFA/N1464-An1464-New?itemid=15060

http://www.repuestos-hosteleria.com/pagina/es/molinos+de+cafÉ/vfa+expres/n_1464|an_1084|an_0784/ODUyMQ%3D%3D.pdf

Aqui estão fotos do moedor:

5f0e0c8a96301_WhatsAppImage2020-07-14at16_12_48.thumb.jpeg.75b1f052ce006d7d9b9785a12ed95da2.jpeg5f0e0c88dbe3f_WhatsAppImage2020-07-14at16_12_49.thumb.jpeg.1eff2a20188c358ee33a4ad093e41b88.jpeg5f0e0c87309d3_WhatsAppImage2020-07-14at16_12.49(1).thumb.jpeg.a6e161c6e3896d6a16a3bf86a87556fc.jpeg5f0e0c856a7e2_WhatsAppImage2020-07-14at16_12_50.thumb.jpeg.e1e8473db2a4e4cec1f2ed0cfe62f0ea.jpeg5f0e0c83df482_WhatsAppImage2020-07-14at16_12_52.thumb.jpeg.a7ab24647300a9b9c986bae59bc98d97.jpeg

Alguma alma caridosa do fórum já passou por experiência semelhante? Como o motor está em perfeito estado (e o preço foi realmente muito convidativo), não pretendo desistir tão cedo, hehe! 

Desde já, agradeço pela ajuda. 

Abraços,

Misael. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra possibilidade é uma bolsa de gelo no carreador da mó superior e esquentar o corpo do moinho, pra ver se com a dilatação da rosca externa algo cede e você consegue desrosquear. Meu Fiorenzato veio bastante duro com café engomado na rosca mas nada que eu não conseguisse girar com ajuda do pino que vai no colar.

Você não consegue uma alavanca melhor pra tentar girar o carreador?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta com um ou dois alicates de pressão preso na borda, coloca uma alavanca nele e tenta forçar no sentido de apertar e de soltar, pra ver se dá uma destravada...

Se não, como vc tem acesso a torno, tentar tornear uma peça com os sulcos dos parafusos, para encaixar no suporte da mó, e uma alavanca soldada nessa peça... Da bastante trabalho, mas se tiver as ferramentas, provavelmente sai barato

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas várias sugestões (e pela torcida), pessoal!

 

16 horas atrás, Luke S disse:

Outra possibilidade é uma bolsa de gelo no carreador da mó superior e esquentar o corpo do moinho, pra ver se com a dilatação da rosca externa algo cede e você consegue desrosquear. Meu Fiorenzato veio bastante duro com café engomado na rosca mas nada que eu não conseguisse girar com ajuda do pino que vai no colar.

Você não consegue uma alavanca melhor pra tentar girar o carreador?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
 

Até vi sugestões de uso daqueles 'saca-filtros' que o pessoal usa em troca de óleo, mas eu não cheguei a tentar. Talvez seja uma próxima medida. Mas a ideia da bolsa de gelo é realmente muito boa - não tinha pensado no caminho inverso... Vou tentar em conjunto com outras técnicas sugeridas aqui.

 

11 horas atrás, Carneiro disse:

calor tem que ser de verdade, normalmente pessoal usa maçarico. 

Fabricar uma peça pra travar bem e ter torque também ajuda.

 

Eu cheguei a usar aqueles maçaricos de cozinha (que, claro, não entregam o calor de um maçarico de solda, mas talvez precise seguir pra medidas mais drásticas. 

Vamos pra mais um round de tentativas. Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, para dar um desfecho à novela: infelizmente, não consegui, por conta própria, sucesso com nenhum dos métodos sugeridos.

Encontrei um técnico que faz manutenção de máquinas de café aqui na cidade e ele operou o milagre: soldou uma peça em cruz que foi o suficiente para destravar. Aproveitou para dar uma revisada e uma bela limpeza na máquina, que agora está nova!

As mós estão em perfeito estado - aparentemente, foram muito pouco usadas. Agora já estou pesquisando ideias para um mod doserless, já que (como é normal em moedores comerciais) a retenção no setup padrão é enorme. 

Abraços,

Misael.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

@misaellago cara pra te dizer que esse post salvou a limpeza do meu Simonelli MDX. Hahahah o anel com a mó superior não saía por naaaada. Não tendo acesso ao torno e qualquer equipamento de solda pra fabricar alguma peça, usei o secador e gelo e o negócio soltou mais fácil do que eu imaginava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12196]misaellago[/mention] cara pra te dizer que esse post salvou a limpeza do meu Simonelli MDX. Hahahah o anel com a mó superior não saía por naaaada. Não tendo acesso ao torno e qualquer equipamento de solda pra fabricar alguma peça, usei o secador e gelo e o negócio soltou mais fácil do que eu imaginava.

Hahahaha! Fico feliz que a técnica tenha funcionado pra você. Eu tive que recorrer à ajuda profissional mesmo, mas agora meu moedor está uma beleza! Espero que você consiga deixar o seu no jeito também! Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...