Augustus Nielsen Postado 20 Julho 2020 Denunciar Share Postado 20 Julho 2020 Não sei se é exatamente uma dúvida de iniciante. Já estou tomando cafés especiais faz pelo menos uns dois meses, sempre na prensa francesa, com moagem certa, já sabendo controlar bem o tempo de extração, tempo do êmbolo etc (o basicão). Aí agora estou tentando entender mais sobre as diferenças entre os grãos, processos de secagem, de torra, métodos de extração e outras coisas mais. Em diversos lugares leio que o café de mercado é, além de muito fino, também excessivamente torrado (queimado). Pela minha experiência, procede mesmo, é sem dúvidas muito mais ácido que um café especial, e é algo que dá pra perceber bem tranquilamente até fazendo experiências com temperatura da água e tempo de infusão na prensa. Agora que estou buscando informação sobre os processos de lavagem/secagem, vi em alguma das fontes que, além disso, os grãos imaturos ou de baixa densidade (boia), também são comercializados. Seriam esses os grãos que depois de secos, torrados e moídos viram o café comercial, da prateleira do mercado? Grato desde já! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jeffersonafarias Postado 20 Julho 2020 Denunciar Share Postado 20 Julho 2020 Tem um vídeo do canal unique cafés falando sobre cafés especiais, ele explica isso.Outro que me lembro é sobre colocação de açúcar em café, também da uniqueEnviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 20 Julho 2020 Denunciar Share Postado 20 Julho 2020 Importante citar que o café tradicional é composto por grãos de café arábica ou conilon e a mistura deles, podendo ter até 20% de grãos com defeitos. Esses defeitos são os grãos pretos, verdes e ardidos, levando em conta, que os grãos boias e imaturos são defeitos, esses grãos faz ou farão parte do café tradicional...rsrs A dica do @jeffersonafarias é mto legal, a Unique disponibiliza vários vídeos educativos e bem divertidos...rsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 20 Julho 2020 Denunciar Share Postado 20 Julho 2020 7 horas atrás, Augustus Nielsen disse: Seriam esses os grãos que depois de secos, torrados e moídos viram o café comercial, da prateleira do mercado? Boa pergunta! Nesses anos visitando fazendas e batendo papo com produtores, a gente aprendeu que o boia pode ser muito ruim ou muito bom! Explico: o café boia é aquele que literalmente boia na água quando passa no lavador antes de ir secar no terreiro. Acontece que ele pode boiar por dois motivos. Um é que pode estar com defeito, ou com problema de maturação ou com degradação interna por fungos ou insetos, e aí espaços vazios internamente deixam o fruto menos denso. Outro motivo é que o fruto secou parcialmente no pé, e já está com menos umidade internamente, ficando menos denso. Esse último caso pode resultar em bebidas muito boas! Mas em geral, o café boia em início de safra tem bastante defeito, enquanto o boia com mais potencial costuma ser o de final de safra que já deu tempo de parte dos frutos secarem no pé. E não confunda acidez (azedinho natural das frutas) com adstringência ou amargor. Acho que o Gabriel fala disso no canal da Unique. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas