Ir para conteúdo

Os grãos "boia" são os grãos que depois se tornam café de mercado?


Postagens recomendadas

Não sei se é exatamente uma dúvida de iniciante. Já estou tomando cafés especiais faz pelo menos uns dois meses, sempre na prensa francesa, com moagem certa, já sabendo controlar bem o tempo de extração, tempo do êmbolo etc (o basicão). Aí agora estou tentando entender mais sobre as diferenças entre os grãos, processos de secagem, de torra, métodos de extração e outras coisas mais. 

Em diversos lugares leio que o café de mercado é, além de muito fino, também excessivamente torrado (queimado). Pela minha experiência, procede mesmo, é sem dúvidas muito mais ácido que um café especial, e é algo que dá pra perceber bem tranquilamente até fazendo experiências com temperatura da água e tempo de infusão na prensa. Agora que estou buscando informação sobre os processos de lavagem/secagem, vi em alguma das fontes que, além disso, os grãos imaturos ou de baixa densidade (boia), também são comercializados. Seriam esses os grãos que depois de secos, torrados e moídos viram o café comercial, da prateleira do mercado?

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante citar que o café tradicional é composto por grãos de café arábica ou conilon e a mistura deles, podendo ter até 20% de grãos com defeitos.

Esses defeitos são os grãos pretos, verdes e ardidos, levando em conta, que os grãos boias e imaturos são defeitos, esses grãos faz ou farão parte do café tradicional...rsrs

A dica do @jeffersonafarias é mto legal, a Unique disponibiliza vários vídeos educativos e bem divertidos...rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Augustus Nielsen disse:

Seriam esses os grãos que depois de secos, torrados e moídos viram o café comercial, da prateleira do mercado?

Boa pergunta! Nesses anos visitando fazendas e batendo papo com produtores, a gente aprendeu que o boia pode ser muito ruim ou muito bom! :P

Explico: o café boia é aquele que literalmente boia na água quando passa no lavador antes de ir secar no terreiro. Acontece que ele pode boiar por dois motivos. Um é que pode estar com defeito, ou com problema de maturação ou com degradação interna por fungos ou insetos, e aí espaços vazios internamente deixam o fruto menos denso. Outro motivo é que o fruto secou parcialmente no pé, e já está com menos umidade internamente, ficando menos denso. Esse último caso pode resultar em bebidas muito boas!

Mas em geral, o café boia em início de safra tem bastante defeito, enquanto o boia com mais potencial costuma ser o de final de safra que já deu tempo de parte dos frutos secarem no pé.

E não confunda acidez (azedinho natural das frutas) com adstringência ou amargor. Acho que o Gabriel fala disso no canal da Unique.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...