VictorBaraldi Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 Tudo certo pessoal? atualmente possuo um hario skerton e uma french press, sempre que vou fazer meu café eu sinto que os sabores variam tem dias, não sei se erro na moagem ou no processo,gostaria de dicas para melhorar o sabor e se recomendam algum outro método, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Freedom Force Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 Olá! Tente: - Usar sempre a mesma quantidade de café e água (experimente pesar os dois); - Água sempre na mesma temperatura; - Sempre a mesma intensidade de agitação da mistura de café e água (a agitação influencia bastante a extração do café); - Mesmo tempo de infusão. Ainda assim, o sabor pode variar conforme o grão vai ficando mais velho, pode-se precisar moer um pouco mais fino. Tem a questão que o skerton pode não com uma consistência muito boa também... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 Depende amigo...rsrs Vc usa sempre a mesma moagem, o mesmo tempo de preparo, faz bloom, temperatura da água, a água? Existem mtas variáveis, mas na minha humilde opinião, acredito que se vc tiver o controle da proporção de água e café, o tempo de infusão e se é a mesma água, penso que conseguirá replicar os mesmo sabor do café durante a semana. Já experimentou fazer métodos de percolação, o sabor é bem diferente da French Press (infusão). Método mais famoso de percolação é o Melita e a V60 Acho que vc vai curtir mais a Moka ou cafeteira italiana, do que a V60 e o Melita...rsrs Faz a experiência Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VictorBaraldi Postado 31 Julho 2020 Autor Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 17 minutos atrás, Freedom Force disse: Olá! Tente: - Usar sempre a mesma quantidade de café e água (experimente pesar os dois); - Água sempre na mesma temperatura; - Sempre a mesma intensidade de agitação da mistura de café e água (a agitação influencia bastante a extração do café); - Mesmo tempo de infusão. Ainda assim, o sabor pode variar conforme o grão vai ficando mais velho, pode-se precisar moer um pouco mais fino. Tem a questão que o skerton pode não com uma consistência muito boa também... Eu atualmente to experimentando proporções diferentes, gostei bastante do 1:15, a água na mesma temperatura é difícil pra mim, e sempre faço 4 - 5 min de infusão, tava usando a regulagem 6 do skerton, que já vi que deve ser maior, mandei fazer tambem aquele estabilizador do skerton pra melhorar a qualidade da moagem 17 minutos atrás, José Eduardo disse: Depende amigo...rsrs Vc usa sempre a mesma moagem, o mesmo tempo de preparo, faz bloom, temperatura da água, a água? Existem mtas variáveis, mas na minha humilde opinião, acredito que se vc tiver o controle da proporção de água e café, o tempo de infusão e se é a mesma água, penso que conseguirá replicar os mesmo sabor do café durante a semana. Já experimentou fazer métodos de percolação, o sabor é bem diferente da French Press (infusão). Método mais famoso de percolação é o Melita e a V60 Acho que vc vai curtir mais a Moka ou cafeteira italiana, do que a V60 e o Melita...rsrs Faz a experiência Eu tento manter o padrão mas acho que devo errar algumas coisas, eu to pensando em comprar uma moka mesmo pra experimentar, qual a moagem pra ela? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 1 hora atrás, VictorBaraldi disse: Eu atualmente to experimentando proporções diferentes, gostei bastante do 1:15, a água na mesma temperatura é difícil pra mim, e sempre faço 4 - 5 min de infusão, tava usando a regulagem 6 do skerton, que já vi que deve ser maior, mandei fazer tambem aquele estabilizador do skerton pra melhorar a qualidade da moagem Eu tento manter o padrão mas acho que devo errar algumas coisas, eu to pensando em comprar uma moka mesmo pra experimentar, qual a moagem pra ela? Pra Moka a moagem se parece com uma areia fina. Como vc faz pra ajustar a moagem do Skerton, igual vc citou, regulagem 6? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wilian Domingues Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 Usei durante muito tempo o Skerton, depois que coloquei o estabilizador ficou muito melhor as moagens grossas. Eu usava na regulagem 7. @José Eduardo esse número você conta os saltos da catraca de ajuste a partir da posição 0. Quando comprei o moedor, usei esse vídeo como referência. https://www.youtube.com/watch?v=zyCHdG25JFU 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 2 horas atrás, Wilian Domingues disse: Usei durante muito tempo o Skerton, depois que coloquei o estabilizador ficou muito melhor as moagens grossas. Eu usava na regulagem 7. @José Eduardo esse número você conta os saltos da catraca de ajuste a partir da posição 0. Quando comprei o moedor, usei esse vídeo como referência. https://www.youtube.com/watch?v=zyCHdG25JFU Obrigado, vou assistir!!! O meu estabilizador chegou essa semana, não uso muito o Skerton, mas ele é bom pra deixar na mochila!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rluik Postado 31 Julho 2020 Denunciar Share Postado 31 Julho 2020 Não tenho o estabilizador, só que o meu é o Plus que já tem uma estrutura melhorzinha. Eu uso no nível 8 ou 9, com água a 90 ºC deixo 30 segundos na pre-infusão com a tampa, mexo com a colher apenas o café na superfície e deixo mais 3:30. A proporção faço entre 1:15 e 1:16 com alguns ml a mais considerando a retenção (o que o pó absorve e o fato de que não vou virar a prensa demais pra não passar mais sedimentos pra xícara). Mesmo pesando o café e o líquido e com toda essa técnica completamente igual também sinto diferença de sabor de um dia pro outro. Principalmente do primeiro/segundo dia que abri o pacote para os demais, pode ser uma questão de armazenamento mas pote hermético não adiantou muito e já deixo no pacote que é especial pra manter o café retirando todo o ar dele ao fechar... Uma vez fiz uma quantidade maior que 500 ml e ficou mais amargo, será que tem uma explicação lógica pra isso e preciso engrossar a moagem pra quantidade maior? Tem um detalhe, já comprei café especial pré-moído pra prensa e veio com mais fines do que meu moedor produz. Pode até ter a ver com a consistência do moedor mas com os fines eu duvido um pouco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tcmedeiros Postado 1 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2020 16 horas atrás, rluik disse: Uma vez fiz uma quantidade maior que 500 ml e ficou mais amargo, será que tem uma explicação lógica pra isso e preciso engrossar a moagem pra quantidade maior? Comigo acontece a mesma coisa. Percebi que posso repetir a mesma receita para fazer (coado) entre uns 200ml e 400ml. Quantidades diferentes disso exigem que eu mude alguns parâmetros e geralmente, se eu mudo só a moagem o café não fica tão bom quanto o resultado em quantidades menores... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rluik Postado 1 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2020 Eu li que no coado (que permite alterar variáveis como o V60) tem isso, quanto mais pó mais resistência o bolo exerce, a água demora mais pra passar aumentando a extração/tempo, assim pra fazer mais quantidade de café de uma vez é necessário engrossar a moagem. Na prensa estou suspeitando das partículas que ficam boiando ou suspensas (mesmo depois de agitar e deixar o tempo decantando), pois na hora de abaixar o êmbolo mais quantidade de café cria mais resistência bloqueando a passagem de água pelo filtro, acho que pode estar ocorrendo uma leve extração adicional pela "pressão" ao descer o êmbolo com a tela do filtro mais cheia de café moído. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas