Ir para conteúdo

Dicas de preparo


VictorBaraldi

Postagens recomendadas

Tudo certo pessoal?

 atualmente possuo um hario skerton e uma french press, sempre que vou fazer meu café eu sinto que os sabores variam tem dias, não sei se erro na moagem ou no processo,gostaria de dicas para melhorar o sabor e se recomendam algum outro método, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Tente:

- Usar sempre a mesma quantidade de café e água (experimente pesar os dois);

- Água sempre na mesma temperatura;

- Sempre a mesma intensidade de agitação da mistura de café e água (a agitação influencia bastante a extração do café);

- Mesmo tempo de infusão.

Ainda assim, o sabor pode variar conforme o grão vai ficando mais velho, pode-se precisar moer um pouco mais fino.

Tem a questão que o skerton pode não com uma consistência muito boa também...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende amigo...rsrs

Vc usa sempre a mesma moagem, o mesmo tempo de preparo, faz bloom, temperatura da água, a água?

Existem mtas variáveis, mas na minha humilde opinião, acredito que se vc tiver o controle da proporção de água e café, o tempo de infusão e se é a mesma água, penso que conseguirá replicar os mesmo sabor do café durante a semana.

Já experimentou fazer métodos de percolação, o sabor é bem diferente da French Press (infusão). Método mais famoso de percolação é o Melita e a V60

Acho que vc vai curtir mais a Moka ou cafeteira italiana, do que a V60 e o Melita...rsrs

Faz a experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Freedom Force disse:

Olá!

Tente:

- Usar sempre a mesma quantidade de café e água (experimente pesar os dois);

- Água sempre na mesma temperatura;

- Sempre a mesma intensidade de agitação da mistura de café e água (a agitação influencia bastante a extração do café);

- Mesmo tempo de infusão.

Ainda assim, o sabor pode variar conforme o grão vai ficando mais velho, pode-se precisar moer um pouco mais fino.

Tem a questão que o skerton pode não com uma consistência muito boa também...

Eu atualmente to experimentando proporções diferentes, gostei bastante do 1:15, a água na mesma temperatura é difícil pra mim, e sempre faço 4 - 5 min de infusão, tava usando a regulagem 6 do skerton, que já vi que deve ser maior, mandei fazer tambem aquele estabilizador do skerton pra melhorar a qualidade da moagem

17 minutos atrás, José Eduardo disse:

Depende amigo...rsrs

Vc usa sempre a mesma moagem, o mesmo tempo de preparo, faz bloom, temperatura da água, a água?

Existem mtas variáveis, mas na minha humilde opinião, acredito que se vc tiver o controle da proporção de água e café, o tempo de infusão e se é a mesma água, penso que conseguirá replicar os mesmo sabor do café durante a semana.

Já experimentou fazer métodos de percolação, o sabor é bem diferente da French Press (infusão). Método mais famoso de percolação é o Melita e a V60

Acho que vc vai curtir mais a Moka ou cafeteira italiana, do que a V60 e o Melita...rsrs

Faz a experiência

Eu tento manter o padrão mas acho que devo errar algumas coisas, eu to pensando em comprar uma moka mesmo pra experimentar, qual a moagem pra ela?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, VictorBaraldi disse:

Eu atualmente to experimentando proporções diferentes, gostei bastante do 1:15, a água na mesma temperatura é difícil pra mim, e sempre faço 4 - 5 min de infusão, tava usando a regulagem 6 do skerton, que já vi que deve ser maior, mandei fazer tambem aquele estabilizador do skerton pra melhorar a qualidade da moagem

Eu tento manter o padrão mas acho que devo errar algumas coisas, eu to pensando em comprar uma moka mesmo pra experimentar, qual a moagem pra ela?

 

Pra Moka a moagem se parece com uma areia fina.

Como vc faz pra ajustar a moagem do Skerton, igual vc citou, regulagem 6?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei durante muito tempo o Skerton, depois que coloquei o estabilizador ficou muito melhor as moagens grossas.

Eu usava na regulagem 7. @José Eduardo esse número você conta os saltos da catraca de ajuste a partir da posição 0.

Quando comprei o moedor, usei esse vídeo como referência.

https://www.youtube.com/watch?v=zyCHdG25JFU

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wilian Domingues disse:

Usei durante muito tempo o Skerton, depois que coloquei o estabilizador ficou muito melhor as moagens grossas.

Eu usava na regulagem 7. @José Eduardo esse número você conta os saltos da catraca de ajuste a partir da posição 0.

Quando comprei o moedor, usei esse vídeo como referência.

https://www.youtube.com/watch?v=zyCHdG25JFU

Obrigado, vou assistir!!!

O meu estabilizador chegou essa semana, não uso muito o Skerton, mas ele é bom pra deixar na mochila!!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o estabilizador, só que o meu é o Plus que já tem uma estrutura melhorzinha. Eu uso no nível 8 ou 9, com água a 90 ºC deixo 30 segundos na pre-infusão com a tampa, mexo com a colher apenas o café na superfície e deixo mais 3:30. A proporção faço entre 1:15 e 1:16 com alguns ml a mais considerando a retenção (o que o pó absorve e o fato de que não vou virar a prensa demais pra não passar mais sedimentos pra xícara).

Mesmo pesando o café e o líquido e com toda essa técnica completamente igual também sinto diferença de sabor de um dia pro outro. Principalmente do primeiro/segundo dia que abri o pacote para os demais, pode ser uma questão de armazenamento mas pote hermético não adiantou muito e já deixo no pacote que é especial pra manter o café retirando todo o ar dele ao fechar...

Uma vez fiz uma quantidade maior que 500 ml e ficou mais amargo, será que tem uma explicação lógica pra isso e preciso engrossar a moagem pra quantidade maior?

Tem um detalhe, já comprei café especial pré-moído pra prensa e veio com mais fines do que meu moedor produz. Pode até ter a ver com a consistência do moedor mas com os fines eu duvido um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, rluik disse:

Uma vez fiz uma quantidade maior que 500 ml e ficou mais amargo, será que tem uma explicação lógica pra isso e preciso engrossar a moagem pra quantidade maior?

Comigo acontece a mesma coisa. Percebi que posso repetir a mesma receita para fazer (coado) entre uns 200ml e 400ml. Quantidades diferentes disso exigem que eu mude alguns parâmetros e geralmente, se eu mudo só a moagem o café não fica tão bom quanto o resultado em quantidades menores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li que no coado (que permite alterar variáveis como o V60) tem isso, quanto mais pó mais resistência o bolo exerce, a água demora mais pra passar aumentando a extração/tempo, assim pra fazer mais quantidade de café de uma vez é necessário engrossar a moagem.

Na prensa estou suspeitando das partículas que ficam boiando ou suspensas (mesmo depois de agitar e deixar o tempo decantando), pois na hora de abaixar o êmbolo mais quantidade de café cria mais resistência bloqueando a passagem de água pelo filtro, acho que pode estar ocorrendo uma leve extração adicional pela "pressão" ao descer o êmbolo com a tela do filtro mais cheia de café moído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...